TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei de OHM

Por:   •  28/9/2023  •  Relatório de pesquisa  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

NTRODUÇÃO:

A Lei de Ohm é fundamental para compreender o comportamento de circuitos elétricos. Ela estabelece a relação entre a tensão, a corrente elétrica e a resistência em um condutor ôhmico. Este experimento visa explorar essa lei e suas implicações em relação à resistividade, resistência, corrente e tensão elétrica.

OBJETIVOS:

O objetivo principal deste experimento é caracterizar a resistência de condutores em função da resistividade, diâmetro e comprimento, além de grandezas relacionais como resistência, corrente e tensões elétricas usando uma Lei de Ohm. Além disso, busca-se familiarizar os estudantes com a utilização de um multímetro para medir resistências elétricas e construir gráficos característicos.

MATERIAL:

Multímetro

Interruptor

Fonte de alimentação

Painel Dias Blanco

METODOLOGIA:

Observação das especificações dos fios condutores.

Posicionamento das pontas de prova nos bornes conforme o roteiro.

Ligação e ajuste do multímetro.

Medição da resistividade de um resistor em função do comprimento.

Cálculo da resistividade usando a fórmula ρ = R* (A/L).

Medição da resistividade de resistores em função da área.

Cálculo da resistividade usando a fórmula ρ = R* (L/A).

Medição da corrente elétrica em função da tensão elétrica.

Criação de uma tabela com os valores medidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Os resultados revelaram que a resistência elétrica de um condutor aumenta linearmente com o aumento do comprimento, mantendo-se constante a área da seção transversal e a resistividade. Os cálculos da resistividade indicaram que o resistor com maior resistividade é aquele com maior valor calculado para ρ. Quanto à corrente elétrica, orientada é diretamente proporcional à tensão elétrica, seguindo a Lei de Ohm. Nem sempre foi possível realizar frequência de corrente elétrica em todos os resistores, dependendo da relação entre a tensão aplicada e a resistência do resistor.

CONCLUSÃO:

O experimento permitiu compreender a Lei de Ohm e sua aplicação na relação entre tensão, corrente e resistência elétrica. A resistividade de um condutor depende do seu material, comprimento e área da seção transversal. O resistor com maior resistividade apresenta maior oposição à passagem da corrente elétrica. A relação linear entre tensão e corrente elétrica foi confirmada, demonstrando a validade da Lei de Ohm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com