TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciamento Ambiental

Por:   •  23/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

APEC - A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico formado para promover a abertura de mercado entre 20 países e Hong Kong (China), que respondem por cerca de metade do PIB e 40% do comércio mundial. Oficializada em 1993, pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Membros - Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, EUA (1989); China, Hong Kong (China), Taiwan (Formosa) (1991); México, Papua Nova Guiné (1993); Chile (1994); Peru, Federação Russa, Vietnã (1998).

Objetivo

O principal objetivo da APEC é a criação da área de livre comércio entre os países membro e Hong Kong. É a redução das tarifas e outras barreiras comerciais em toda região Ásia-Pacífico proporcionando eficientes economias nacionais e aumentando as exportações. Ajuda no crescimento econômico, gera emprego e oferece maiores oportunidade para o comércio internacional e a realização de novo investimento.        

Justificativa

A APEC é de suma importância no cenário da economia mundial, pois os países participantes tendem a crescer relevantemente, já que seu desenvolvimento está baseado no conhecimento.  Seu crescimento está voltado principalmente nas áreas de informática e tecnologia, setores estes que aceleram o crescimento econômico de países com essas vertentes. Pode- se afirmar que estes países participam de mais da metade do PIB mundial, atingindo cerca de 20 trilhões de dólares.

Vale salientar que a parceria destes países aproxima a economia norte-americana com os países do Pacífico. Sua finalidade é ser o maior bloco econômico do mundo.

Problema

Um dos maiores problemas da APEC é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá. Além disso, o bloco tem pouco valor em relação à Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial.

Globalização/ comentário internacional

 Bloco econômico APEC (cooperação economia Ásia Pacifica)

APEC é um bloco que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania, é muito importante para, porém não funcionar ainda só vai funcionar daqui a 31anos. Porque é uma estratégia entre os blocos, para fazer com que os pais, mas pobre alcancem seu nível de desenvolvimento, e está ideia e fazer com que todos têm o mesmo nível até 2020.

O APEC foi criado em 1989 na Austrália, é um bloco formado por 21 pais do mais pobre até o mais rico. Estados Unidos da América, Japão, China, Rússia, Peru, Formosa (também conhecida como Taiwan), Coreia do Sul,  Hong Kong (região administrativa especial da China), Cingapura, Vietnã,  Malásia, Tailândia, Brunei,  IndonésiaFilipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné,  Canadá, México,  Chile 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (295.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com