TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivação

Por:   •  13/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão de Liderança e Motivação em Projetos

Módulo:

Aluno: Felipe Zaiter Costa

Turma: 0521_1-1

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

Neste trabalho iremos abordar e desenvolver a análise sobre o filme Coach Carter: O Treino Para A Vida. Após alguns anos de temporadas com resultados ruins nos campeonatos escolares de basquete, Ken Carter, retorna a sua escola, Richmond, California, para buscar uma melhor perspectiva esportiva. Com um trabalho rígido, regras nada convencionais para o esporte e em uma comunidade com baixa expectativa de futuro, Coach Carter, enfrenta diferentes ideologias para buscar resultados dentro de quadra e não deixando de lado o futuro de seus atletas.

Ken Carter tem como diferentes obstáculos à vida cheia de influencias presentes numa comunidade carente americana, enfrentando a presença da violência, drogas e paternidade precoce de seus atletas.

O trabalho apresenta e analisa as metologias e perfil de liderança de Ken Carter e a forma que seus atletas atuam no projeto em si, resultados no esporte junto à busca de um futuro promissor.

Desenvolvimento

Para analisar o conceito de liderança apresentado junto ao filme Coach Carter: O Treino Para A Vida temos que entender o significado de líder e liderança. Como apresentado por Bortolin (2018, p.08) liderança é o conjunto de ações e comportamentos que influenciam atitudes e desempenhos em prol de um resultado. Já o líder é o indivíduo, alguém, que influencia, motiva e engaja pessoas, idependente do cargo ocupado.

Ao se apresentar em um ambiente hostil, na qual regras comportamentais e locais foram deixadas de lado, sendo substituído pela insoburdinação e inversão de valores, Ken Carter apresenta um comportamento rígido, podendo ser confundido como autoritário pelo liderado. Como apresentado por Cavalcanti (2009) e apontado por Bortolin (2018, p. 13), a Teoria dos Estilos de Liderança apresenta o Estilo Autoritário, que consiste em um líder centralizador, com decisões uniliaterais, tarefas e metodologias indicadas pelo líder e sem participação do liderado. Porém a imparcialidade da relação líder e liderado não se sustenta com o perfil de liderança traça pelo personagem Ken Carter (Samuel L. Jackson), uma vez que aponta entre seus principais objetivos, o desenvolvimento do seu liderado como pessoa, estudante e profissional.

Desta forma, podemos indicar como a abordagem de liderança do filme, como uma Teoria Situacional apresentada por Robbins (2005), a Teoria da Meta e Caminho.  Coach Carter busca atráves de regras rígidas, desde educacionais com um contrato de metas relacionadas a notas, presenças em aulas e comportamentos o meio necessário para viabilizar a presença de seus atletas junto ao time em treinos e jogos. Já no aspecto esportivo, Carter desenvolve um rígido plano de treino na qual o desenvolvimento físico anda lado a lado com táticas e planos de jogo.

Devido ao baixo grau de maturidade de seus liderados, a postura rígida é apresentada, em que muitas vezes pode ser considerada como autoritária Carter mantem o foco principal o desenvolvimento de seus liderados. Como podemos observar na relação do personagem de Samuel L. Jackson com o personagem de Rick Gonzalez (Timo Cruz). Timo apresenta atitudes insubordinadas, consideradas normais no meio de convivência local, porém em duas oportunidades foi recebido de volta ao time, uma dela com altas metas apontadas, a fim de demonstrar a relação de líder e liderado.

Com o desenvolvimento das metas estabelecidas e alcance de resultados parciais, Carter conquista a relação de influencia sobre seus liderados, indicado quanto toma a decisão de cancelar jogos e treinos a fim de buscar as metas previamente estabelecidas em contrato como média de notas e presença constante em aulas. Apesar de a comunidade local ser contra e iniciar um movimento contra as decisões do treinador, todos os atletas mantêm a convicção conquistada pelo técnico, para manter o acordo inicial.

Carter consegue conquistar todos seus objetivos, tanto como resultados esportivos quanto a aprovação de seus liderados veteranos junto a faculdades com bolsas esportivas. Desta forma, conquista junto aos familiares e seus atletas a satisfação geral, sempre tratanto seus liderados sem nenhuma distinção.

1 – Apresentação do Líder e as principais pessoas ou grupos que ele influencia e impacta com seu comportamento:

O Líder apresentado é o personagem Ken Carter, ou Coach Carter, e seus liderados são adolescentes entre 15 a 17 anos, estudantes / atletas do time de basquete Richmond Oilers, Richmond, California.

2 - identificação do perfil pessoal do líder, com a descrição dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem ou não para a efetiva liderança;

Ken Carter possui uma liderança por ritmo, na qual pressiona seus liderados na busca por resultados e metas indicadas. Carter mantem a cobrança por resultados também nas metas indicadas para vida acadêmica e comportamental, demonstrando sempre que os resultados conquistados são fruto de trabalho em equipe, tanto resultados positivos e negativos. A rigidez na cobrança e imposição de metodologia é eficiente num primeiro momento em que a equipe demonstra alta imaturidade, não possuindo discernimento para a escolha das atitudes e caminhos a se construir.

A mesma rigidez poderia ser prejudicial ao longo da conquista das metas apontadas.  Uma vez que a maturidade da equipe é alcançada, é inversamente proporcional a postura autoritária em relação aos liderados, dando demonstração que a postura inicial era somente um meio de construção.

3 - Identificação dos estilos ou modelos de liderança e descrição dos aspectos identificados;

Como apontado anteriormente, o estilo de liderança segue a Teoria de Metas e Caminhos, o personagem principal segue sempre no papel de orientar e apoiar o liderado, de uma forma rígida, como a passagem que demonstra o apoio do técnico para conseguir acesso de seus liderados a universidade. Coach Carter mantem-se sempre considerando os fatores ambientais e características de seus liderados. Motivando e facilitando o caminho para que seus liderados atinjam os objetivos estipulados.

4 - Avaliação dos tipos de poder e papéis de atuação do líder;

O poder identificado e demonstrado por Ken Carter segue como Poder de Referência. Durante o filme, Carter demonstra ampla aptidão e conhecimento sobre tácticas de jogo, desenvolvimento físico e possuir amplo histórico de resultados como atleta em sua época de competições colegiais. O líder emprega o papel de atuação facilitador, no qual busca em forma de facilitar os esforços de seus liderados e mediar conflitos interpessoais, colocando sempre além de seu objetivo principal, o seu liderado.

5 - Apreciação dos aspectos positivos do perfil de atuação do líder e sugestões de melhoria;

O perfil de atuação do líder, Ken Carter, busca sempre na apresentação de metologias de execução das atividades bem como incentivar o desenvolvimento pessoal e moral dos seus liderados. Na forma apontada, Carter identifica a metodologia necessária balizando-se pela atitudes e meio de convivência dos seu liderados, buscando sempre o equilíbrio entre a rigidez e a preocupação com seus subordinados.

6 - Estabelecimento de um paralelo com as suas experiências profissionais.

Na Construção Civil, pricipamente em pequenos projetos, obras de curto período de duração como tipologias de varejo e corporativas, a Teoria de Metas e Caminho são aplicadas com êxito, uma vez que o líder tenha o entendimento dos fatores ambientais e características dos liderados. A criação de maturidade do time, auxilia no desenvolvimento da atividade com maior qualidade e agilidade.

Conclusão

Podemos concluir que além da habilidade natural do personagem principal, o desenvolvimento do papel de líder e entendimento do ambiente no qual vai ser aplicada vem do desenvolvimento pessoal e profissional. O papel de liderança segue como peça fundamental em um mundo de trabalho em equipe e demonstrada que o papel do time supera o resultado individual.

A linha tênua entre autoritarismo, rigidez, saber ouvir e excesso de liberdade se contrapõe durante a contrução do vinculo entre líder e liderado. Coach Carter: O Treino Para a Vida demonstra que apesar dos resultados esportivos, ou corporativos (no meio empresarial), dever sempre levar em conta o desenvolvimento do time como caracter pessoal, moral e profissional.

Refefências bibliográficas

BORTOLIN, ADRIANA. Liderança e Motivação. 2018

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). A guide to the project management body of knowledge: PMBOK Guide. 6. ed. USA: PMI Inc., 2017a.

MELO, Luísa. 5 Estilos de Liderança e Quando Eles Funcionam Melhor: Lista foi elaborada pelo professor George Kohlrieser, da escola de negócios suíça IMD, uma das mais importantes do mundo

.2016. https://exame.com/negocios/5-estilos-de-lideranca-e-quando-eles-funcionam-melhor/. Acesso em 12 de Junho de 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com