TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivação

Por:   •  11/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Estudante:

Disciplina: Liderança e Motivação

Turma:

Introdução

O objetivo é analisar, identificar, e apresentar o líder e seu impacto nas pessoas e grupos que ele atinge, com seu perfil e modelo de liderança, avaliando sua atuação e analisando seu perfil.

O filme nos conta a trajetoria de Steve Jobs onde é dividida entre bastidores do lançamento do computador Macintosh, incio do Steve na faculdade, a insatisfação do formato de sua formação academica, criando amizade com Steve Wozniacke conta tambem sobre a empresa Next e fala tambem do lançamento do Ipod.

Foi analisado a atuação e comportamento de liderança em relação as modernas formas de gestão, com o incio da era tecnologica onde proporcionou evoluções de gestão gracas as tecnologias criadas.

As multinacionais são formadas em sua base por pessoas e as fundações onde grandes corporações se aopiam são em pessoas, onde o trablaho e esforço são movimento das coprorações, por isso o gereciemtneto é fundamental para o sucesso de qualquer organização.

Nas organizações pessoas individualmente não são tanto efetivas, produtivas como um grupo e o grupo não produz com efeciencia como um equipe.

Para se ter uma boa equipe é necessario ter um bom lider, um bom lider faz com que sua equipe produza muito, com alegria de trabalhar e com evolução parq eu a equipe entre num circulo virtuoso, onde uma equipe evolui, produz melhor e em mais quantidade, continua feliz e se aperfeiçoando.

Desenvolvimento

Utilizaremos o filme do Steve Jobs como base de estudo para realizar a atividade AI.

O inico do filme mostra o inicio da faculdade tempos antes de Steve conhecer Wosniak, onde juntos fundaram a Apple, montando um equipe especializada que no caso eram seus “amigos” para assim colocar a as ideais e visões em práticas, onde no inicio com uma visão e capacidade de ouvir todos e garimpando as melhores ideias para tornar o grupo em uma equipe, onde ele ira direcionar a equipe para o objetivo que ele havia desejado transformando em comum ao grupo, unindo a equipe mesmo tendo um método de liderança questionável, unindo a equipe com sua técnica de liderança e o foco no objetivo.

Wosniak teve papel muito importante nos momentos de maior tensão onde com seu estilo de liderança, ajudou a unir a equipe ao redor do Steve Jobs e suas ideias.

Steve Jobs tinha um estilo de liderança composto, utilizando um ponto de intensidade maior para fazer a análise por ser mais didático, onde é difícil pessoas se encaixar em uma única característica, onde podemos classificá-lo como autocritico, marcador de ritmo e com uma liderança técnica.

O estilo de liderança autocrático de Steve é um estilo centralizador, tendo decisões unilaterais, com tarefas e método de trabalho determinado pelo líder nenhuma participação do liderado, onde Steve conseguiu resultado positivo com sua equipe.

Com seu estilo marcador de ritmo, tem foco no micro gerenciamento de tarefas para que tudo seja realizado de acordo com o programado, podendo gerar falta de autonomia na atividade, onde neste modelo você assume a realização ao invés de orientar seu time, onde pode ocasionar descontentamento, acaba não desenvolvendo os integrantes do projeto e acaba causando pressão e controle sobre os colaboradores.

O líder técnico, tem todo conhecimento técnico e contém maior sabedoria que todos os membros da equipe, tendo suas ideais e decisões respeitadas e seguidas pelos seus colaboradores. Os colaboradores trabalham de uma forma mais segura pois entende se caso haja alguma dúvida existe eles têm o supervisor que possui u vasto conhecimento no assunto, seguindo o formato do supervisor.

Tendo desenvolvido suas habilidades técnicas, Steve não tinha habilidades comunicativas, onde a falta do perfil comunicativo no líder, pode ser confundido com o autoritário.

Com a mescla de estilos de liderança, uniu suas características técnicas, o foco no resultado, no método e fazer com que as ideias sejam elaboradas e criadas com êxitos, uniu a equipe junto dele, mesmo com pouco de ódio e amor tendo resultado positivo utilizando esses meios de abordagem.

Com uma equipe super técnica, com vasto conhecimento e perfil aderente a liderança abordada por Steve, onde os resultados se sobrepunham os problemas de características que citamos sobre Steve, fazendo com que o time produza no ritmo e a quantidade necessária para a empresa.

Steve tinha seu amigo, Wosniak tinha um estilo de liderança democrática, onde ele complementava a liderança de Steve, onde sua atitude de apoiar e se preocupar com a necessidade dos liderados, onde esses pontos de Wosniak ajudavam a complementar a liderança nos projetos, pois ele acompanhava toda equipe mais de perto no dia a dia.

A liderança democrática que Wosniak tinha, permitia que as decisões da empresa sejam escolhidas levando em consideração a opinião de grande parte dos funcionários, onde o líder esteja semrpe aberto a a receber críticas, sugestões e realizar atividades de integração da equipe. Fazenod com que o ambiente fique agradável para os colaboradores elaborarem seu melhor trablaho.

Wosniak não pode líder 100% das atividades pois Steve era o responsável por liderar, porém Wosniak conseguiu unir a equipe e reduzir os impactos negativos que a liderança de Steve causava na equipe.

Steve teve sua liderança potencializada, pois teve sua uma ação de líder extintosa por conta de uma equipe correta e auxílio na liderança de Wosniak.

Steve criava muita pressão em sua equipe, porém o trabalho fluía com harmonia dentro da equipe, tendo bons resultados com os produtos gerados.

Steve Jobs continham um poder variado em suas mãos, sendo eles, legitimo, pois ele era dono da empresa, coercitivo onde ele cobrava o andamento dos trabalhos de uma forma enérgica, autoritária e intensa.

O poder da perícia, devido seu vasto conhecimento técnico e com o poder de unir as ideias das pessoas em um novo produto.

Conclusão

[Descreva as suas reflexões, observações e aprendizado acerca da análise do filme com a temática liderança.]

A história contada no filme sobre Steve Jobs com o início da famosa marca Apple, onde o filme nos mostra o estilo de liderança de Steve, onde ele era um líder natural, autoritário, técnico e juntamente com o auxílio ‘do seu grande amigo Wosniak onde sua característica era de um líder democrático e acolhedor.

Essa união entre Steve e Wosniak fez com que as coisas fluíssem bem onde a liderança Jobs guiava a empresa para frente o Wosniak controlava os ânimos, dando equilíbrio e unindo tendo resultado devido a alta capacidade da equipe. Steve tinha uma capacidade de captar as ideias que sua equipe elaborava e transformavas em produtos.

Assim como pudemos ver no filme, o líder pode ter impactos positivos e impactos negativos, onde a necessidade de sua empresa vai definir o perfil necessário que vai ser encaixar melhor no momento que a empresa está vivendo. Como pudemos observar no filme, Steve com seu perfil poderia não ter êxito para liderar naquele momento, porém quando foi acionado na prática devido a necessidade de sua empresa, foi essencial para alcançar o objetivo. Foi nítido a evolução de Steve após retornar para salvar a empresa, aonde volto de uma forma menos autoritária e trabalhando melhor com a união do time que se encontrava na empresa.

Analisando o filme, podemos perceber que com a presença de um líder e ou ausência de um líder nos pode trazer problemas para o local onde trabalhamos especificadamente em nossas equipes, tem líderes que acabam tornando o ambiente de trabalho mais tranquilo e líderes que tornam o ambiente em guerra, fazendo gerar atrito entre seu time, um bom líder deve criar um ambiente no qual o colaborador sinta que pertencem ao grupo ou equipe, com isso tornando o ambiente melhor.

Um líder sempre tem que estar em constante evolução, pois as pessoas acabam evoluindo em busca de conhecimento, com agir no trabalho e como pensar sobre a empresa que trabalham. Uma pessoa que tem o cargo de líder e não busca evolução ela acaba ficando para atrás e acaba fazendo com que a equipe fique descontente. Hoje em dia o líder moderno tem que ter a habilidade de se adaptar com a equipe que tem para extrair o melhor resultado da equipe. O líder tem o papel de fazer com que a equipe produza o máximo para a empresa utilizando as ferramentas necessárias e a capacidade que neles estão destinados e sempre incentivando para que evoluam e um líder precisa criar um ambiente onde a equipe seja saudável, alegre e haja desenvolvimento pessoal de cada membro de sua equipe.

O líder não pode deixar falta segurança para gerir sua equipe, mesmo não tendo conhecimento técnico e não conseguindo unir a equipe, ele tem que ter o poder dar suporte no que for necessário e prestar apoio e proteção para tua equipe. Com esses pontos o líder passa a ter possibilidade de ter resultados com sua equipe com empatia e cumplicidade.

Quando o líder atende todos os pontos citados no texto acima, ele será um líder moderno e para isso acontecer ele deve sempre se manter atualizado e utilizar a abordagem e ferramentas corretas e disponíveis para atingir o melhor resultado possível.

 

Referências bibliográficas

https://vbmc.com.br/estilos-de-lideranca/

Acesso em: 04 jan. 2023.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-207616/

Acesso em: 04 jan. 2023.

BORTOLIN, A. Liderança e Motivação. Brasil. Fundação Gentulio Vargas, 2018. p. 82.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (217.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com