TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Linguagem Da Violencia

Trabalho Escolar: A Linguagem Da Violencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  748 Visualizações

Página 1 de 3

A linguagem da violência

A linguagem, penso, é a maior realização do homem. Através da linguagem é que podemos nos diferenciar de outros animais e com ela conseguimos aprender a pensar, a sentir, a fazer julgamento. É pela linguagem que os mortos continuam educando os vivos ajudando na transformação do homem, e também pela linguagem o homem se constitui como sujeito. Essa mesma linguagem reflete uma personalidade individual que por sua vez vai refletir a cultura na qual esse individua esta inserida formando a personalidade da cultura, ou seja, cada povo desenvolveu sua cultura a partir das diversas formas de linguagem.

E o que foi feita com a linguagem ao longo dos séculos? O homem evoluiu com a linguagem também por um lado negativo, transformando-a em ‘’ arma’’, ou deturpando o seu sentido real para dominação de outros homens. Percebeu com o tempo como dominar o conhecimento de forma a conquistar, manipular, convencer outros usando a linguagem, e quase que necessariamente transformaram a linguagem usando-a de forma violenta. Não falo como um crime, ou algo que possa ser punido fisicamente, embora os resultados desse ‘’mau uso’’ da linguagem pode ter esse tipo de consequência, mas falo de como a linguagem foi e é usada para promover a violência, como em alguns grandes discursos políticos. Michel de Certeau em seu livro A Cultura do Plural nos dá a entender: ‘’Esse discurso funciona como manifestação da violência, se por isso entendermos uma distorção crescente entre aquilo que ele diz e aquilo que uma sociedade faz dele’’(Certeau,p.88),ou seja ,se distorce ou modifica-se o sentido da linguagem em prol de uma ação que resulta em violência e a linguagem fica refém sendo mal usada por uma ‘’classe dominante’’.

Segundo ainda Michel de Certeau, ’’a linguagem literária, cientifica perdeu seu sentido verdadeiro se tornando uma mascara e instrumento da violência ’’, perdendo seu sentido real literário e comunicativo e passa a ser usada de qualquer forma, para esconder, para incitar desejos, para dominar, para modificar uma realidade ou destruí-la.

Com o capitalismo especialmente, essa perda do sentido real do uso da linguagem se faz claro e intenso, usando recursos publicitários, com grande alcance das massas a que se quer atingir com um bombardeio de informações alienantes, para assim o papel da dominação se concretizar mais facilmente, o consumismo é um bom exemplo de dominação da sociedade. As grandes redes de televisão manipulam, assim como o.

rádio, os jornais impressos e também outras formas de mídia. O discurso se torna ao mesmo tempo sem dono e de todos, como se fosse uma regra criada por ninguém e ser obedecida por todos.

Hegel, citado no mesmo texto de Certeau enxerga situação parecida no século XVII e diz: ’O conteúdo do discurso, é nesse caso, perversão de todos os conceitos e de todas as realidades, isto é a fraude universal de si mesmo e dos outros’ ’se referindo a essa alienação e dominação das massas através da linguagem.

Penso que durante na história identificaremos vários momentos em que a linguagem foi usada como instrumento de violência, e que aparecem em destaque pelo alcance dos seus discursos, como as grandes conquistas romanas, ou a colonização da América pela Espanha, ou a colonização exploradora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com