TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Live Foi Dirigida Pro Evelyn Ferreira

Por:   •  15/11/2021  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

A live foi dirigida pro Evelyn Ferreira, que entrevistoua mestra em administração, professora Luciana Neri. O tema abordado tem tudo a ver com momento que enfrentamos nesse momento. Pandemia por covid-19 veio para nos fazer refletir e pensar diferente sobre as diversas questão da sociedade, em especial no que se refere a educação básica, submetida a drátiscas mudanças no jeito de ensinar e aprender. Os alunos e professores foram forçados a sair de suas rotinas de sala de aula, com seus professores, amigos e todo conjunto de fatores que permeiam a vida social escolar.

Passou a existir um novo modelo de educação. Modelo esse que não é tão recente, pois em 1904, foi implantado o instituto universal brasileiro, que ofertava cursos profissionalizantes por correspondência, que futuramente evoluíram para telecursos transmitidos pela televisão, mas que, em 2005 ganha legislação própria, a fim de garantir que todos os professores dos anos iniciais do ensino fundamental tivesse acesso ao nível superior, conforme o determinado pela LDBN.

A partir de 2007, a modalidade ganha fama e passa ter uma grande procura, e estima-se que 26% dos alunos de cursos superiores no brasil estejam matriculados em cursos á distancia no ano de 2020 e que até 2023, esse número possa ser maior que os de alunos presenciais da atualidade.

Mas apesar desse crescimento significativo, no ensino a distância, ou ensino remoto, como passou a ser chamado recentemente, tem seus desafios focados tanto no professor como nos alunos. Os professores não querm ver seus trabalhos sucateados, e temem a baixa demanda de vaga nas instituições, alguns temem a perda do emprego por não possuírem habilidades tecnológicas para manusear os meios digitais que se tornaram as suas ferramentas de trabalho. Outros não gostam de aparece em vídeo e se negam a serem gravados e em alguns casos n dispõem de equipamentos compatíveis com a tecnologias necessárias.

Ao que se refere aos alunos o desafio está na preparação desse aluno habituado a educação a presencial, que carece de características próprias para acompanhar o ensino a distância, além da falta de suporte para realizar as atividades propostas nesse modelo.

Nesse sentido, a pandemia deixa ainda mais evidente os problemas sociais e econômicos que a acomentem a nossa sociedade e afetam diretamente os alunos, principalmente os oriundos de escolas publicas, que não conseguem se adaptarem ao uso de novas tecnologias ou que não dispõem das mesmas.

Apesar dessa realidade, temos de reconhecer que o aprendizado online passou a fazer parte do cotidiano mundial, e que as circunstancias forçaram centros educacionais a adotar medidas, precipitadas, para implantar um ensino que atendesse as necessidades dos alunos. Por se tratar de uma situação inusitada, no inicio ocorreram falhas, mas que ao longo do processo, foram sendo resolvidas dentro das possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com