TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pro Funcionario

Ensaios: Pro Funcionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente estudo é um projeto da disciplina Prática Profissional I, elaborado para atender ao requisito do curso de formação profissional de funcionários da educação. O estudo tem por objetivo desenvolver nos cursistas/funcionários o perfil de profissional do Técnico em Infraestrutura Escolar que é constituído de saberes, valores e habilidades que os credenciam como gestor do meio ambiente e da manutenção da infraestrutura escolar.

A finalidade principal deste projeto é proporcionar aos cursistas vivenciarem na prática os estudos teóricos realizados durante o curso, por meio dos cadernos pedagógicos, de formação técnica geral e específica, bem como as aulas presenciais e a distância com o auxílio da tutoria.

Sabemos da importância dos conhecimentos científicos adquiridos e da prática profissional vivenciada nas escolas e a partir delas podemos exercer novas práticas embasadas no conhecimento científico de modo a promover uma educação de qualidade, mais eficaz e humana. Para tanto, faz-se necessário contextualizar o que aprendemos e colocar em prática todo esse aprendizado, aplicando diariamente em nosso local de trabalho – escola.

Para desenvolver esse projeto foi preciso realizar o estudo do Caderno: Orientações da Prática Profissional – I, Caderno de Orientações Gerais, bem como auxílio dos coordenadores e tutores do curso Profuncionário.

Durante todo o curso teremos que cumprir uma carga horária de 300h da Prática Profissional Supervisionada como parte integrante do currículo. As ações deverão ser planejadas, registradas e acompanhadas pelo tutor com a finalidade de se constatar uma aprendizagem significativa que somada à experiência e vivência profissional possa preparar os funcionários das escolas para assumirem seu papel de educador, capaz de enfrentar os desafios que a profissão nos impõe, com autonomia na gestão da nossa função dentro da escola, de forma colaborativa, proativa, emancipatória e mais humana, características essas que trarão maior valorização para a nossa profissão.

Diante disso, torna-se indissociável a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, a realização do curso em pleno exercício das atividades profissionais, cumprindo o que reza a Lei 12.014 de 06 de agosto de 2009, Art. 61:

Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

I – garantir a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, a contextualização e o diálogo dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso e a sua aplicação na prática do dia a dia no trabalho.

II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;

III – ampliar os conhecimentos sobre a estrutura e a operação da educação escolar básica no Brasil, nas redes federais, estaduais e municipais, para desenvolver seu novo papel como cidadão e profissional;

Conquistando assim, ao final do curso o perfil profissional para a sua habilitação citados no Caderno de Orientações Gerais. Não buscamos o conhecimento apenas para termos uma atividade com melhor rendimento, mas principalmente pelo prazer de aprendermos algo novo que nos abre novos horizontes até então desconhecidos, acredito. Reconheço que “Quem sabe mais ganha mais e quem sabe menos ganha menos”. Essa verdade rege o mundo humano e isso nos faz procurar desesperadamente nos formar em alguma profissão e também procuramos formar nossos familiares em alguma profissão que seja rentável. Mas, acredito que o prazer de sabermos cada vez mais sobre as coisas que nos rodeiam é melhor do que apenas termos uma renda maior.

JUSTIFICATIVA

A Prática Profissional Supervisionada oportuniza ao cursista compreender sua profissão e a necessidade dela para o contexto onde está inserido: aplicar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos no curso; Avaliar possibilidade de sugerir mudanças no desenvolvimento escolar; Testar suas habilidades: Experimentar a resolução de problemas assistidamente e com uma responsabilidade limitada; Refletir para perceber como é sua prática e como será a partir de uma nova visão teórica e prática de trabalho; Desenvolver com eficácia suas atividades dentro do que orienta o Projeto Político Pedagógico da escola em relação à comunidade escolar e os demais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com