TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística bem estruturada e integrada

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.351 Palavras (18 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 18

                                         [pic 1]

                                         Projeto Interdisciplinar Aplicado

ao Curso Superior de Tecnologia em Logística

(PROINTER)

Tecnologia em Logística

Rio Claro/SP

2017

EQUIPE:

              Nome do Acadêmico: Aelson Lopes de Araujo, RA: 3095308186

              Nome do Acadêmico: Edevaldo Valério da Silva, RA: 3062164722

               Nome do Acadêmico: Elilson Sena Corocher, RA: 5013426120

               Nome do Acadêmico: Luis Felipe Casturino, RA: 3074227490

                 Nome do Acadêmico: Luiz Rafael das Neves, RA: 3070211746

                                          Relatório Parcial

                                                                                 Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Logística na Faculdade Anhanguera unidade Rio Claro, sob orientação do Tutor Presencial Juliana Alves Cardoso Lopes.


Apresentação

A logística bem estruturada e integrada, nos dias atuais, é uma ferramenta real e necessária para todas as empresas, através disso, elas disponibilizam seus produtos e serviços a um número maior de pessoas com um nível superior de serviço. Nesta situação, o transporte é uma peça fundamental para a eficiência do sistema logístico.                                                      

Neste trabalho serão analisados os detalhes das operações logísticas. No estudo de caso, serão analisadas essas operações em uma rede de supermercado no setor de laticínios, verificando a logística de suprimento físico da mesma.

Diante desse contexto, este trabalho apresenta os conceitos básicos da logística, principalmente do transporte e, através de um estudo de caso, descreve como uma empresa do setor de laticínios vem tentando minimizar os problemas relacionados ao transporte dos insumos.

         A logística na indústria de laticínios é bem complexa devido o cuidado com a temperatura dos baús refrigerados, devido às especificidades dos insumos utilizados, principalmente o leite, que contém alto nível de perecibilidade.

Esse serviço de transporte é um setor dentro da logística fundamental, segundo Ballou (2001), o custo varia de 33 a 66% dos custos logísticos totais, o que justifica o grande interesse das empresas em reduzir ao máximo os custos relacionados a essa atividade. Nesta atividade existem vários problemas relacionados à infraestrutura, tais como as condições péssimas de algumas rodovias e estradas não pavimentadas. Isso gera não somente aumento dos custos, como também não atende o lead time causando insatisfação por parte dos clientes, já que danos, avarias e excesso de manuseio passam a ocorrer com maior frequência.

  1. Gestão de Custos Logísticos

O processo logístico é fundamental para o bom andamento de qualquer negócio, uma vez que é justamente a logística da empresa que garante seu correto funcionamento. Se não há quem compre e controle a matéria-prima necessária para a produção de um item, por exemplo, como serão produzidos os produtos e materiais que a empresa oferta ao mercado? E se não há quem cuide da distribuição e transporte, como o produto poderá chegar à casa do consumidor?

Administração de Materiais e Recursos

Esta etapa consiste na realização de um levantamento preciso e detalhado das necessidades de cada área da empresa, ou seja: tudo o que será necessário para que a produção seja feita e distribuída ao mercado. É fundamental que os estoques estejam devidamente organizados e preenchidos de acordo com as demandas que surgirem, de modo que não faltem ou sobrem produtos.

Armazenamento

Esta etapa se refere aos métodos e técnicas de proteção, conservação e controle de todos os produtos disponíveis em estoque para uma possível distribuição. Depois de prontos os produtos e mercadorias, eles ficam guardados nos chamados centros de distribuição até serem transportados para os compradores e compartilhados no mercado.

Distribuição

Esta etapa não está relacionada apenas ao transporte dos produtos finais, mas aos métodos, sistemas e equipamentos utilizados, além dos prazos de saída e entrega das mercadorias para o consumidor.

Administração de Compras

Esta etapa se refere a tudo o que será preciso comprar para que os materiais sejam produzidos de forma efetiva e no tempo determinado. Isso inclui a escolha dos melhores fornecedores, tipos de matéria-prima, quantidades, orçamentos e preços.

Transportes

Esta fase se refere à escolha do meio de transporte ideal para a distribuição das mercadorias, dos profissionais responsáveis, do controle e prazos de entrega. Tudo deve ser entregue de forma segura e com total qualidade que o consumidor almeja.

Podemos dizer que a logística integrada, como o próprio nome sugere, permite e estimula a união e interatividade de forma dinâmica entre os diversos setores e processos de uma empresa. Em um sentindo ainda mais amplo, ela foi desenvolvida para que os gestores pudessem gerenciar a cadeia de suprimentos de forma mais estratégica.

Ou seja, se a logística era a responsável por processos como gestão de estoques e transporte, por exemplo, hoje ela permite um gerenciamento mais eficaz das atividades de compras, armazenagem, do processo produtivo e todas as etapas do transporte e permite, ainda, o acompanhamento das atividades de seus fornecedores e parceiros, integrando processos que sejam relacionados e que impactem nas etapas seguintes.

Ballou (1995) afirma que o custo total logístico é a soma dos custos de transporte, estoque e processamento de pedido. Sob a perspectiva da Cadeia de Suprimentos, decisões tomadas com base no conceito de custo total logístico não conseguem enxergar os custos existentes fora da empresa. Esse tipo de análise torna-se um tanto quanto restritiva por não conseguir gerenciar os custos gerados pelas atividades desempenhadas por uma cadeia de suprimentos. Pelo fato de estar restrita a aspectos internos da empresa, tal análise não permite uma visão estratégica dos custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (324.2 Kb)   docx (396.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com