TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Logística Ética E Responsabilidade Social

Por:   •  22/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LOGÍSTICA - EAD

  LEONARDO SIQUEIRA

MATRICULA: 1230113048

                                           LOGÍSTICA

                                              ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

   AVA – 2

RIO DE JANEIRO

2023

A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável 

A Agenda 2030 idealizada em setembro de 2015 pelos representantes dos 193 Estados-membros da ONU representa um plano de ação para as pessoas, o planeta e o desenvolvimento cujo objetivo é fomentar a paz universal. O plano indica 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para eliminar a pobreza e promover vida digna para todos.   

O site das Nações Unidas Brasil explica cada um destes objetivos: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs Links.

Considerando que cresce a demanda da sociedade por uma atuação socioambiental por parte dos tomadores de decisão e do setor privado, realize uma pesquisa identificando algumas empresas que estejam focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mostrando suas ações.  

Reflita: como as empresas vêm contribuindo individualmente para as ODS? 

Procedimentos para elaboração do TD:

1) Reveja os conteúdos das Unidades 2 e 4. 

2) Avalie com atenção os elementos que envolvem a crise ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

A crise ambiental é um dos desafios mais prementes e complexos que a humanidade enfrenta atualmente, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desempenham um papel fundamental na tentativa de abordar essa crise. Vamos avaliar os principais elementos que envolvem a crise ambiental e sua relação com os ODS:

Conheça Os 17 ODS:

1. Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

7. Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

8. Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9. Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10. Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

11. Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

14. Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

16. Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

3) Realize uma pesquisa identificando como as empresas vêm contribuindo com os ODS. Apresente tais ações das empresas envolvidas. 

Muitas empresas já estão engajadas na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e algumas delas aderiram ao Pacto Global das Nações Unidas. O Pacto Global é uma iniciativa que tem como objetivo orientar a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de uma liderança empresarial determinada e inovadora.

Ao se tornar signatária do Pacto Global, uma empresa assume o compromisso de alinhar sua estratégia de desenvolvimento com os ODS que são mais relevantes para suas atividades. Isso significa que a empresa reconhece a importância de contribuir para metas globais, como a redução da pobreza, a proteção do meio ambiente, a promoção da igualdade de gênero e muitos outros objetivos que visam a melhoria da qualidade de vida no planeta.

Essa adesão ao Pacto Global demonstra o comprometimento das empresas com a responsabilidade social e ambiental, além de refletir a compreensão de que a sustentabilidade não é apenas uma preocupação global, mas também uma oportunidade para o crescimento empresarial em longo prazo. Assim, as empresas estão se tornando agentes ativos na busca por um mundo mais justo, igualitário e ambientalmente consciente.

NATURA

A Natura é outra empresa nacional que compõe o ranking, estando na 30º posição. A organização possui uma linha de produtos não cosméticos, cuja os lucros são destinados à educação pública de qualidade, além de desenvolver programas educacionais para consultores e seus familiares, oferecendo diversas bolsas de estudos. A Natura também investe em consumo e produção responsáveis, promovendo ações de uso sustentável dos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com