TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luz e Sombra

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

MARIA FERNANDA DEMARCHI DE SOUZA

LUZ E SOMBRA

Professor Jailson Melo

Habilidades Técnicas

SÃO PAULO – SP

03/2015

RESUMO

Luz e sombra é uma técnica de pintura que surgiu no século XV com o pintor Leonardo da Vinci que consiste em transmitir um efeito de relevo e profundidade através das várias tonalidades de tinta da obra, não necessitando de contorno, tornando assim suas obras mais reais.

Adaptando sua técnica na maquiagem o efeito de luz e sombra é utilizado como forma corretiva, onde a luz realça o que deve ser mostrado e a sombra ameniza o que deve ser escondido de forma a dar um efeito mais harmonioso e belo.

Chiaroscuro

Chiaroscuro é a palavra italiana para luz e sombra ou literalmente falando “claro escuro”. É uma técnica de pintura inovadora criada por Leonardo da Vinci pintor renascentista do século XV onde ele usa da luz e sombra unidas a técnica do sfumato para criar contrastes na representação de objetos.

A técnica exige conhecimento dos brilhos, do efeito físico que a luz causa sobre as superfícies, da perspectiva, do conhecimento das tintas que estão sendo utilizadas e de sua matização. A técnica não costuma usar linhas definidas como contorno e sim o contraste entre as tonalidades do objeto e o fundo, faz parte de uma idealização que inclui a experiência da pintura.

Os personagens criados por Leonardo primeiro existiam em um espaço definido pela luz, que, opunham uma estrutura definida a partir da perspectiva na qual os corpos e objetos eram distribuídos individualmente.

O Chiaroscuro ou Luz e Sombra é uma tentativa de reproduzir através da pintura a passagem da luz que ocorre nos objetos de forma real, simulando assim o seu volume. A Sombra dá volume e autenticidade, enriquecendo o desenho.

Sombra própria: é a parte do objeto que não recebe a luz diretamente.

Sombra projetada: é a sombra que o objeto projeta sobre uma base, após a incidência da luz.

A sombra quando é refletida pela luz natural do Sol propaga-se em sentido paralelo podendo projetar-se para vários lados, pode ser curta ou longa e até praticamente desaparecer no decorrer do dia. Já na  luz artificial  ela se propaga em linha reta e em sentido radial.

No universo da maquiagem, o efeito de luz e sombra é dado pela aplicação de produtos cosméticos pigmentados sobre a pele, que, assim como nos quadros de Leonardo da Vinci, trazem a impressão de volume ou profundidade, é bastante usado como técnica de correção onde a luz clareia os pontos a serem destacados e a sombra escurece os pontos a serem escondidos.

Luz e Sombra é uma técnica bastante utilizada perante as câmeras sejam elas fotográficas ou filmadoras, para entender melhor como funciona a seguir temos um breve passo a passo:

1. Marcações de base escura: Aplique uma base ou pó de tonalidade mais escura que a pele nas regiões:

Nariz: para afinar e levantar, aplique um traço na lateral, iniciando perto do canto interno dos olhos e desça em linha reta. Feche essa linha na base do nariz formando um triângulo para levantar a ponta.

Testa: para diminuir a largura da testa aplique escuro na lateral da testa próxima a raiz do cabelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com