TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - PARA CRIANÇAS BEM PEQUENAS CANTINHO DA LUZ E SOMBRA

Por:   •  24/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - PARA CRIANÇAS BEM PEQUENAS

CANTINHO DA LUZ E SOMBRA

  • Que materiais você proporia?

Lanternas e tecidos escuros para a montagem de cabanas.

  • Como você organizaria o tempo?

De 30 à 40 minutos.

  • Como você organizaria o espaço? (dentro/fora; chão, parede, teto)

Com as luzes apagadas e com as cortinas fechadas, montaríamos duas cabanas com tecidos colocados em cima de mesas garantindo um espaço escuro dentro deixando que os bebês explorem as lanternas e tentem acionar o botão para acendê-las. Com os bebês menores, caso não consigam, acenda e apague a lanterna para que possam ver como é e repitam a ação. Nesse momento, o grupo todo estará envolvido em diferentes explorações. Há um grande interesse por parte dos bebês na existência da luz, sendo importante a exploração da lanterna em diversos ângulos e direções, dentro da cabana, assim como fora dela. É possível que um dos deles ache divertido direcionar a lanterna para outro bebê ou para o professor. Aproveite para destacar essa ação, com a intenção de que outros também realizem mais explorações. Fora das cabanas, deixar disponíveis também outros cantos de atividades, com brinquedos já conhecidos pelas crianças, para que tenham acesso quando necessário, para os bebês circularem. Para os bebês que preferirem não entrar nas cabanas deixar lanternas disponíveis na parte de fora para que façam a exploração por aproximação gradativa, de acordo com a aceitação.

  • Que direitos de aprendizagem?

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

  • Que campos de experiência?

O eu, o nós e o outro; corpo, gestos e movimentos; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

  • Que objetivos de aprendizagem?

As crianças, quando trabalham com luz e sombra, realizam diversos gestos em busca do desejo de tocar, de capturar e de transformar tais fenômenos. O contato com a sombra é uma oportunidade para a criança se conhecer por meio de sua imagem projetada, que, por vezes, é privada de informações figurativas. Também é uma forma de conhecer o outro de maneiras diversas, tais como: sombra maior, menor, desfocada, inclinada, entre outras perspectivas.  

  • Quais linguagens?

Corporal, gestual oral.

CANTINHO DAS MELECAS/GELÉIAS/TINTAS/MASSAS

  • Que materiais você proporia?

Potes com a meleca com amido colorido, potes com as tintas naturais, potes com a massinha caseira, potinhos, utensílios para pintura como rolinho de papel higiênico, brochas, rolinhos de pintura, suportes para deixar marcas (como caixas diversas dispostas vertical e horizontalmente), papel pardo ou outro que tiver disponível que seja grande, para pintura coletiva.

  • Como você organizaria o tempo?

Aproximadamente 40 minutos.

  • Como você organizaria o espaço? (dentro/fora; chão, parede, teto)

O local externo à sala amplo seria o mais propício para a realização desse tipo de atividade. Pode ser no pátio, no jardim ou em algum lugar semelhante, espalhando os suportes para pintura coletiva pelo espaço, deixando-os próximos, a fim de promover a interação entre os pares durante a proposta. Em cima dos suportes coloque os potes com tinta perto dos utensílios para pintura, os potes com a massinha caseira e a meleca com amido colorido.

  • Que direitos de aprendizagem?

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

  • Que campos de experiência?

Corpo, gestos e movimentos, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

  • Que objetivos de aprendizagem?

O uso de tintas pode ser uma maneira de marcar uma idéia ou um desejo por meio do movimento do corpo. Além dos traços e das marcas deixadas pelas tintas, a proposta permite ao bebê experimentar diversos acessórios como rolinhos e pincéis grossos e finos e em especial, descobrir a riqueza do uso das mãos. É possível também oferecer variados tipos de tintas e trabalhar com os bebês percepções sobre consistências, cores e os efeitos delas nas superfícies ofertadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com