TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA FINANCEIRA

Por:   •  13/4/2018  •  Monografia  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

MATEMÁTICA FINANCEIRA

“Incompreendida por muitos e amada por poucos”, assim define ROVINA (2009,p.s) a Matemática Financeira. Um ramo da matemática que necessitamos a todo momento usar, principalmente quando se trata de dinheiro no tempo.

A comercialização da produção da Fazenda Tropical se dá através das cooperativas da região como Ambev e BRF em regime de troca de insumos por grãos da produção futura. A vantagem aparente, está em saber a equivalência preço-produto para cobrir o custeio, permitindo com certa precisão que se estime a margem, caso se atinja um determinado rendimento por hectare.

A fazenda é familiar e dividi seu faturamento em pró-labore entre os membros da família que trabalham na empresa e o restante e sempre reinvestido na fazenda. Onde investi cerca de 10% do faturamento para pagamento de dívidas adquiridas durante a quebra na safra de 2016, segundo Erick, gerente e proprietário da empresa.

A prefeitura de Rio Verde, em Goiás, decretou situação de emergência na manhã desta quinta-feira, dia 2, devido à seca que atingiu as lavouras da região. Segundo o sindicato rural local, de 220 mil hectares semeados com milho no município, 25 mil nem serão colhidos pois tiveram a perda total.

Além de enfrentar quebra na lavoura, o produtor rural vai ter dificuldade em conseguir os bons preços que o milho vem alcançando no mercado interno. De acordo com o diretor do sindicato e agricultor José Roberto Brucelli, como a produtividade esperada no início da safra era de 120 sacas por hectares, muitos agricultores venderam metade de sua safra no mercado futuro, a um preço entre R$ 22 e R$ 27. No entanto, com a queda de produtividade, o produto deve colher apenas 60 sacas por hectares, ficando, portanto, com 100% da sua safra já comercializada. (BERTOLACINI 2016).

Em consequência da seca na safra de 2016, a Fazenda Tropical adquiriu dividas para reestruturar a empresa e diversos investimentos foram cortados.

De acordo com a gerência, a empresa tem empréstimos através do programa chamado Pro Soja, que financia a safra em conjunto com as cooperativas da região. Além dos empréstimos, há financiamento nos maquinários, alguns direto com as montadoras e/ou fabricantes e outros com bancos, como os veículos e os investimentos em energia elétrica são financiados pelo o banco Caixa Econômica Federal.

As análises de viabilidade da Fazenda Tropical são realizadas através do histórico e previsões futuras de colheita, para prever as necessidades de investimentos tanto na atividade quanto nos maquinários. De acordo com o proprietário Erick, a empresa capta seus recursos geralmente usando linhas de crédito voltadas ao produtor rural. Os investimentos maiores são feitos utilizando linhas do governo via Caixa Econômica Federal. Algumas taxas chegam a 3,9% ao ano.

Considerando o lucro, Erick diz que não interfere diretamente no fluxo de caixa, porém o faturamento bruto precisa seguir sempre subindo ao menos no mesmo ritmo da inflação para não impactar diretamente no lucro e nos investimentos e compromissos financeiros.

Erick, proprietário e gerente, afirma que a maior dificuldade de estar no ramo da Pecuária e Agricultura são as impostas pelo governo como as leis trabalhistas pouco flexíveis, clima imprevisível, altos custos de fertilizantes e outros insumos. Além disso, outra dificuldade encontrada pela empresa é da incerteza da previsão de colheita. Onde em alguns anos dispõe de uma safra baixa e em outros anos de uma entrada financeira maior que a prevista por uma grande safra. Contudo, ainda há situações pouco transparentes das cooperativas que tardam a repassar os pagamentos dos grãos entregues.

De acordo com o proprietário, na Fazenda Tropical os gastos mensais são acompanhados pelo uso do Software ERP ToTvs que é integrado a fazenda, sendo assim com todos os registros no sistema, é possível controlar todas as entradas e saídas por uma equipe no escritório localizado na cidade de Rio Verde, GO que fica a 25km da sede. Com isso, é possível aumentar os lucros e diminuir os prejuízos, algo que já vem surtindo resultado.

A Fazenda Tropical realiza seus investimentos somente em bens imobilizados, como maquinários agrícola, pivôs, construção de silos, segundo o proprietário, não foi possível realizar até o momento investimentos em ações, devido as constantes ampliações na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com