TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA FINANCEIRA E SUA APLICAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS.

Por:   •  11/11/2019  •  Artigo  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 14

A MATEMÁTICA FINANCEIRA E SUA APLICAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS.

RESUMO

A Matemática Financeira é uma ferramenta que se encontra presente no cotidiano das atividades realizadas nas empresas. Desde os tempos antigo o homem já dominava a matemática, nos dias de hoje não é diferente, usamos no dia a dia a matemática financeira e as vezes nem percebemos, para o administrador a matemática financeira é essencial, sendo bem aplicada e desenvolvida, podendo trazer rentabilidade. É em função da matemática financeira que o empreendedor pode tomar decisões dentro de uma organização. Nesse contexto a Matemática Financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa e, sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização dos resultados. O objetivo deste estudo foi descrever conceitos introdutórios da Matemática Financeira e sua aplicabilidade no cotidiano das empresas. Na trajetória metodológica este trabalho fundamentou-se por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, classificando-se como bibliográfica e descritiva por oferecer subsídios para compreender a problemática identificada, proporcionando maior conhecimento para o pesquisador sobre o assunto. A pesquisa apresentou os seguintes resultados. Para uma empresa sobreviver no mercado financeiro atual, depende de uma boa gestão financeira, onde a aplicabilidade da matemática financeira é essencial para a tomada de decisão eficiente.

Palavras-chave: Matemática Financeira, Empresa, Tomada de Decisão.

Abstract

Financial Mathematics is a tool that is present in the daily activities of companies. Since ancient times man has mastered mathematics, today is no different, we use financial mathematics day by day and sometimes we do not even realize, for the administrator financial mathematics is essential, being well applied and developed, can bring profitability. It is in function of financial mathematics that the entrepreneur can make decisions within an organization. In this context Financial Mathematics is extremely important for decision making in the company and its application when well developed, brings greater profitability enabling the process of maximizing results. The objective of this study was to describe introductory concepts of Financial Mathematics and its applicability in the daily life of companies. In the methodological trajectory this work was based on a research of a qualitative nature, classified as bibliographic and descriptive for offering subsidies to understand the identified problem, providing greater knowledge for the researcher on the subject. The research presented the following results. For a company to survive in the current financial market, it depends on sound financial management where the applicability of financial mathematics is essential for efficient decision making.

Keywords: Financial Mathematics, Company, Decision Making.

1 Introdução

Desde os tempos antigo o homem já dominava a matemática, nos dias de hoje não é diferente, usamos no dia a dia a matemática financeira e as vezes nem percebe que, para o administrador a matemática financeira é essencial, sendo bem aplicada e desenvolvida, podendo trazer rentabilidade. É em função da matemática financeira que o empreendedor pode tomar decisões dentro de uma organização.

Gerenciar um empreendimento não é fácil, temos de ter conhecimento do negócio, saber planejar e controlar os gastos, o mercado está cada dia mais competitivo. A alta qualidade nos serviços prestados para o cliente e preço bem acessíveis são fatores – chave para o sucesso do empreendedor, saber formular os preços dos produtos isso são preocupações que temos no nosso dia a dia como empreendedor.

O controle gerencial dos números de uma empresa dá embasamento ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta. A organização que não administra sua matemática financeira por meio de uma gestão competente está de certa forma, sendo negligente com seu patrimônio, o que pode acarretar a falta de diretriz nas ações posteriores. Diante desse contexto a matemática apresenta-se como uma ferramenta importante, aumentando a perspectiva do gestor permitindo que este realize, estruturação de técnicas mais arrojadas, assim como planejamentos mais sólidos no uso dos mais variados recursos.

Em uma época de grande concorrência de mercado, melhorar os resultados e diminuir os riscos é a capacidade mais apropriada agrupada, obviamente, à capacidade criadora e versatilidade do profissional. Sabe-se que gerenciar uma organização empresarial não é trabalho fácil, é imperativo que se tenha noção do negócio, saber planejar e controlar os gastos, pois o mercado se torna a cada dia mais competitivo.

Na realização deste estudo o mesmo nos proporcionou uma visão de conhecimentos mútuos, associado às teorias e práticas, que nos permitiu explorar e analisar a realidade da Matemática Financeira aplicada no processo de gestão das empresas.

A relevância desse estudo consiste na análise da gestão empresarial relacionado a Matemática Financeira como ferramenta das atividades financeiras realizadas pela organização empresarial.

2 Matemática Financeira conceitos importantes

Para que ocorra o pleno domínio da matemática financeira, há alguns conceitos básicos que devem ser assimilados, onde temos: Razão, Proporção, Regra de Três (DIAS; TASSOTE; VIANA, 2011). O conhecimento da Matemática Financeira permite o bom uso dos conceitos da Administração Financeira, pois, através desse conhecimento, o indivíduo terá segurança em tomar decisões em relação aos investimentos. Esses conceitos devem ser usados por todos os indivíduos em quaisquer situações em que uma decisão financeira se fizer necessários (VANNUCCI, 2003). Nesse contexto, importante se faz que seja contextualizado sobre a história da matemática, para entendimento da aplicação da Matemática Financeira no âmbito da empresa.

A matemática está presente na vida do homem desde a pré-história, quando ele sentiu necessidade de contar. De lá para cá, ela foi sendo estudada e aprofundada passando por diferente fases e descobertas. Em educação ela passou da matemática tradicional para a que temos hoje. Desse modo, segundo Pianezzer (2016) pode-se concluir que há problemas antigos e novos a serem enfrentados e solucionadas a partir do uso da matemática.

Através da história da matemática entendemos que as teorias existentes são resultadas de inúmeros desafios que os matemáticos ao longo do tempo desenvolveram com grande esforço, muitas vezes não compreendidos e invariavelmente discriminados perante a sociedade da época. Como se percebe a matemática faz parte do cotidiano da sociedade, desde a sua criação até a sua utilização na prática de ensino. Desse modo, o contexto histórico possibilita ver a matemática em sua prática filosófica, cientifica e social e contribui para a compreensão do lugar que ela tem no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com