TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maquiagem Anos 80

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

MAQUIAGEM ANOS 80

A arte de pintar os olhos vem desde o antigo Egito, onde os faraós pintavam os olhos para  evitar que as pessoas olhassem-no diretamente, era um símbolo político de respeito.

O Kama Sutra, escrito no século I e IV, define o padrão de beleza da mulher ideal que seria de pele bem clara, fina e macia. A lendária Cleópatra exemplificou bem esse ideal de beleza no Egito. Usava pó de khol para pintar os olhos, banhava-se em leite e usava argila em seu rosto para manter o viço da pele. Foi no Egito, que se classificou o padrão de beleza: mulher de pele clara e homem de pele escura.

[pic 1]

Diversas sociedades primitivas já usavam pinturas no rosto em diversas situações. Na maioria das vezes, usavam como artifício para diferenciar membros de cada aldeia, para celebração de rituais religiosos, para firmar condição de guerra entre povos e também para simbolizar a passagem de fases da vida.

[pic 2]

Na idade média, o culto à pele clara ainda estava em alta. Os padrões europeus dominavam o padrão de beleza mundial. O rubor nas faces era bem característico para dar aquele aspecto mais saudável. Tudo isso devido a diversos tipos de doenças que surgiram naquela época, para as quais não havia cura, fazendo com que o objetivo da maquiagem se tornasse representar o frescor de uma pele saudável muito característico das crianças.

No Japão, foi inventado o pó-de-arroz que servia para uniformizar o tom da pele e   deixá-la mais clara. O olhar e os lábios bem destacados pela pele uniforme e clara era o ideal para que se criasse e padronizasse um único personagem: a gueixa.

[pic 3]

Porém foi durante a 2ª Guerra Mundial, que em virtude da necessidade em fabricar armamentos e a escassez de matéria-prima, as mulheres começaram a produzir seus próprios produtos de beleza. Em cada década que se passava novas técnicas e formas ia se modificando.

Já nos anos 80, a preocupação com a beleza ao passar dos anos fizeram com que surgissem novos produtosque além de embelezar, cuidava da pele. Nesta época, as divas do cinema desempenharam um papel muito importante quanto à popularização da maquiagem.

Foi a Era do poder e dos exageros visuais. A mulher passou a ocupar áreas antes reservadas aos homens ganhando status e dinheiro. Conhecida também como década Over, a juventude dourada e coberta de lantejoulas tinha lábios muito vermelhos, olhos pintados de azul-elétrico e as maças do rosto realçadas por blushes cor de tijolo.

Os códigos de beleza começavam a mudar de acordo com a estação do ano. A sombra passava do castanho ao violeta e era esfumada, em arco-íris. Os cílios eram alongados com máscaras coloridas.

No topo dos anos 80, triunfava a Madona, que foi um marco da década em que era proibido fraquejar. A beleza virou competição e as mulheres passaram a cuidar do corpo. No final dessa década, às  beiras do novo milênio, finalmente entram em cena fórmulas baseadas em tecnologia de vanguarda, cujo uso garante propriedades bem interessantes para nossa beleza, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento da pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (285.3 Kb)   docx (211.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com