TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Massagem Relaxante

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO _ PROTOCOLO DA MASSAGEM ANTESTRESSE        4

2.1        POSTURAS ADEQUADAS PARA A MASSAGEM ANTIESTRESSE        4

2.1.1        TECNICAS UTILIZADAS        6

2.1.1.1        DESENVOLVIMENTO DA MASSAGEM        6

2.2        EFEITOS DA MASSAGEM RELAXANTE        7

2.3        CONTRIBUIÇÂO DOS ATIVOS PRESENTES EM CREMES E OLEOS DE MASSAGEM        8

4        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Na atualidade, o estilo da vida urbana trás seus benefícios, mas também alguns malefícios. A busca pelo aperfeiçoamento profissional, crescimento pessoal e profissional, a cobrança e grande carga de trabalho trás consigo respostas físicas, mentais e emocionais, onde o individuo acaba somatizando sintomas. O corpo por sua vez busca sinalizar esses excessos por meio de sintomas como: Tensões musculares, dores de cabeça, irritabilidade, queda de cabelo, dificuldade para dormir, úlceras, gastrites, tonturas, imunidade baixa, entre outros sintomas típicos do estresse. Quando você se sente ameaçado, ocorre uma reação química em seu corpo que lhe permite agir de maneira a evitar ferimentos. Essa reação é conhecida como “luta ou fuga”, ou a resposta ao estresse. Durante a resposta ao estresse, a frequência cardíaca aumenta, a respiração acelera, os músculos se contraem e a pressão arterial aumenta. (Amanda Cruz, Redação Minha Vida, em 11/9/2018).

1.1POSTURAS ADEQUADAS PARA A MASSAGEM ANTIESTRESSE

Sabendo que a massagem dura por volta de 50 minutos, o cliente que se queixa de dores devido à postura podem sentir incômodos em ficar por muito tempo em uma determinada posição. Visando melhorar a qualidade do atendimento faz se necessários alguns ajustes a posturas.

Levando em consideração as queixas de dores lombares, na região do pescoço e ombros, apresentadas pela Alice a auxiliaremos da seguinte forma:

Em decúbito dorsal será necessário um apoio no pescoço, este precisa preencher o espaço entre os ombros e a cabeça, podemos usar um rolo específico ou uma toalha. Assim permitimos um melhor alinhamento da coluna cervical. Relaxando os músculos da região do pescoço. Utilizaremos também um apoio na região dos poplíteos, também com o intuito de manter a coluna mais alinhada, principalmente a lombar.

Em decúbito ventral utilizaremos um apoio no abdome, buscando um perfeito alinhamento da coluna, importante que este apoio seja na espessura adequada e que fique confortável ao cliente. Importante sempre ter este contato e certificar de  que o cliente está confortável, pois caso o cliente sinta incômodos ele automaticamente irá enrijecer a musculatura dificultando o relaxamento.

  1. TÉCNICAS UTILIZADAS

Massagem Sueca:

A massagem sueca, como o próprio nome indica surgiu na Suécia. Baseada em cinco manobras básicas a massagem sueca tem por objetivo aumentar a circulação linfática e sanguínea, realizar a liberação miofascial, aumentar o alongamento e combate a tensão muscular geral. Essa massagem é muito indicada para enxaquecas, dores nas costas, pescoço e cabeça, torcicolo, lombalgia e dores no nervo ciático. A massagem sueca alivia também a tensão e ajuda a tratar tendinite e lesões musculares. A massagem sueca é um ótimo tratamento complementar para lesões e fadiga muscular. O tratamento também inclui alongamentos terapêuticos e liberação miofascial. A técnica trata músculos, com a finalidade de influenciar fatores corporais e emocionais. Ela aumenta a circulação sanguínea e linfática, ajuda no combate de dores, libera hormônios de bem estar e deixa a pessoa mais elástica.    

Massagem cefálica:

A massagem cefálica teve sua origem na índia, é aplicada nos ombros, couro cabeludo e coluna cervical. Essas áreas onde costuma acumular tensões e estresse. Essa técnica visa melhorar a circulação sanguínea, pois esta estando adequada é capaz de revigorar todo o organismo. Quando a circulação é lenta ou está comprometida, o nível de energia diminui, os músculos começam a enrijecer e o cérebro sofre lapsos de concentração e de memória. A Massagem Cefálica melhora o fluxo sanguíneo, ajudando a manter a mente alerta e o corpo ativo. Essa técnica trás como beneficio Alívio de dores e rigidez nos músculos da face, couro cabeludo, pescoço, coluna cervical ombro e dores nas costas.

  1. DESENVOLVIMENTO DA MASSAGEM

Após acomodar a cliente de forma adequada a massagem será iniciada em decúbito dorsal com a finalidade de iniciar o contato e estabelecer a confiança com o cliente utilizando das manobras citadas abaixo.

Cabeça: Iniciar a massagem com o posicionamento de ambas as mãos no topo da cabeça, realizando movimentos circulares com as polpas dos dedos, movimentos sincronizados, por um minuto.

Na região occipital realizar movimentos circulares com os polegares e demais dedos apoiados na cabeça, por um minuto.

Realizar movimentos de deslizamento na região da testa, segundo a fibra muscular e utilizando os polegares, ao aproximar das têmporas realizar movimentos circulares por cinco vexes e retornar a testa levemente. Realizar cinco repetições.

Deslizamento nos ombros, iniciando no peito, seguindo para ombros em sentido de contorno e termino no pescoço.

Amassadura em toda a extensão do pescoço.

Movimentos circulares com a polpa dos dedos polegares na região occipital.

Movimentos circulares em toda a extensão do couro cabeludo, usando uma mão de apoio e a outra realiza os movimentos circulares, depois reversar de lado e mão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com