TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  14/6/2023  •  Monografia  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Nome da Aluna responsável pela digitação destas informações:

Gabriela Rodrigues dos Santos

  1. Nome dos alunos que efetivamente colaboraram com o projeto:

Alexandre Cunha Rocha

Bianca Estefany Silva Almeida

Gabriela Rodrigues dos Santos

Stella Macedo De Souza Serpejante

  1. Nome do professor mediador online responsável pelo grupo:

Eber José dos Santos

  1. Explique sinteticamente, com as palavras do grupo, a temática norteadora da PI, conforme o grupo entende até esta etapa do projeto:

As "novas economias" e "novos modelos de organizações" se referem às tendências emergentes na economia global, que vão de encontro aos modelos mais ortodoxos passados. No campo das "novas economias" inclui-se por exemplo o conceito de economia criativa, que atua como resposta alternativa frente aos limites produtivos pós século XX. Os novos modelos organizacionais estão intimamente relacionados as mudanças nas formatações organizacionais, seja em relação a um downsizing mais constante e a um centro virtual que liga toda a produção em um ambiente globalizado. Todas essas características podem ser conectadas via um APL, pois apresentam oportunidades que estimulam um desenvolvimento econômico local dotado de muita inovação e de práticas sustentáveis.

  1. Indique textos norteadores utilizados.

1. Artigo - A nova economia no setor de hospedagem: Influências do AirBnb sobre o mercado:

http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/5667/3139

2. Artigo - “Economia compartilhada e consumo colaborativo: o que estamos pesquisando?”:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1809227616306063?via%3Dihub

3. Artigo – Mapeamento da Industria Criativa:

https://casafirjan.com.br/pensamento/ambientes-de-inovacao/mapeamento-da-industria-criativa-2022

4. Artigo – Arranjos Produtivos Locais – APLs:

https://mooc.campusvirtual.fiocruz.br/rea/medicamentos-da-biodiversidade/arranjos_produtivos_locais_apl.html

5. Artigo - Adjetivação da economia: compartilhada, criativa, circular e verde – Publicado por FOLHA SANTISTA:

https://folhasantista.com.br/colunas/adjetivacao-da-economia-compartilhada-criativa-circular-e-verde-para-que/

6. Artigo - Economia criativa: uma visão global. Latitude: https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/880/pdf

7. Vídeo - Desenvolvimento sustentável ou consumo consciente:

8. Vídeo - Carl Honore homenageia a lentidão:

https://www.ted.com/talks/carl_honore_in_praise_of_slowness?language=pt-br

  1. Indique as citações utilizadas no texto.
  1. “A nova economia, é um termo que ainda carece de contornos bem definidos, já que se trata de um tema em construção [...] O novo modelo é baseado em inovações tecnológicas, sustentabilidade[...]” (TUCCI et al., 2019).
  2. “É considerado um sistema socioeconômico construído em torno do compartilhamento de recursos humanos e físicos[...]” (SILVEIRA et al., 2016).
  3. “Mais especificamente, a categoria classes criativas inclui as pessoas nas áreas de ciência, engenharia, arquitetura e design, educação, artes, música e entretenimento, cuja função é econômica para criar novas ideias, novas tecnologias ou de conteúdo criativo novo.” (OLIVEIRA et al., 2013).
  4. “Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.” (BRASIL - Ministério da Economia, 2017).
  5. “Localizado no Recife, sua atuação se dá nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo, animação, música, fotografia e design.” (PORTO MÍDIA, s. d.).
  6. “[...] empresários, membros da academia e representantes do setor público decidiram levar ao governo estadual a ideia de criar uma política pública para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que interligasse atores, empresas e organizações que até então agiam de forma independente e isolada.” (PORTO MÍDIA, s. d.).
  7. “O Porto Digital do Recife, até o ano de 2017, continha 32 empresas da área das Indústrias Criativas. [...]” (LIMA et al., 2019).
  8. “[...] as Indústrias Criativas ali instaladas se dividiam entre os quatro grandes grupos das Indústrias Criativas.” (FIRJAN, 2016 apud LIMA et al., 2019).
  9. “[...] comprovando assim o que Hall (1999) afirma, que a identidade nunca está completa, é algo sempre em processo.” (HALL, 1999 apud SILVA et al., 2014).
  10. “O parque tecnológico também revitaliza esferas não tangíveis tal como o espírito empreendedor que esmoreceu com o tempo no Recife e fomentou o empreendedorismo [...]”
  11. “Um dos principais projetos do Porto Digital é seu braço de Economia Criativa, o Portomídia [...] abriga diversos programas de qualificação, exibição e desenvolvimento nas áreas de design, cine-vídeo-animação, games, mídias digitais, fotografia e música.” (PORTO DIGITAL, 2022)
  12. “[...] práticas colaborativas e outras trocas intangíveis, muitas vezes incalculáveis em ganhos sociais, ambientais, urbanos, culturais ou éticos” (MESSIAS et al, 2020, p.7)
  13. “[...] foi realizada um diagnóstico de confronto entre o ano de surgimento das empresas classificadas na área das Indústrias Criativas em relação ao Patrimônio Social do Porto Digital.” (Lima et al., 2019).
  14. “O Porto Digital fechou o ano de 2022 com um faturamento de R$ 4,75 bilhões, um valor 29,08% maior do que foi apurado em 2021, que foi de R$ 3,67 bilhões [...]. Quanto aos colaboradores, o parque tecnológico encerrou o ano com mais de 17 mil colaboradores, representando um aumento de 16%.” (Folha de Pernambuco, 2023).
  15. “O Porto Digital lançou, em parceria com instituições de referência no ensino superior, cursos de formação e capacitação na área de desenvolvimento de software. [...] tem como objetivo formar estudantes em situação de vulnerabilidade social na área de tecnologia, a fim de fortalecer o setor tecnológico na Cidade do Recife.” (PORTO MÍDIA, s. d.)
  16. TED (2005), procura realizar uma discussão necessária em relação ao ritmo de trabalho socialmente imposto, questão essa que afeta diretamente a qualidade de vida da sociedade como um todo, expondo a necessidade de desaceleração de atividades.
  17. Hunty (2019), o modo de produção capitalista, principalmente em seu seio produtivo, gera danos ambientais severos.
  1. A temática norteadora é pertinente ao curso? Por quê?

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com