TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Meta - Resumo

Monografias: A Meta - Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  3.089 Palavras (13 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO – A META

Vem então a evolução do processo de raciocínio da teoria das restrições, que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, atingindo, assim, a meta, que corresponde ao propósito global da organização

Enfim, veio a comunicação da reunião e a notícia de melhoramentos na produtividade em todos os locais para evitar a falência. A chave era enfocar as restrições (gargalos) – fortalecer os elos fracos da corrente melhorando assim o fluxo de resultados e aumentando o lucro.

Essa era a meta. A meta da empresa com fins lucrativos deve ser a de “ganhar dinheiro” tanto no presente como no futuro. O enfoque principal é a maximização do resultado da empresa, criando mecanismos para avaliar como as decisões de produção afetam o lucro. Nem sempre o lucro é diretamente proporcional à eficiência. “A produtividade é o ato de fazer uma empresa ficar mais próxima de sua meta” (Goldratt, 1997, p.37) “A meta é reduzir a despesa operacional e o inventário aumentando simultaneamente o ganho" (Goldratt, 1997, p.99). “Ganho é o índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas” “Inventário é todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender”. “Despesa Operacional é todo o dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho”.

No decorrer do processo verificaram que o fato de dar aos robôs mais coisas para produzir aumentou sua eficiência, mas, desde então, estavam terminando cada mês com excesso dessas peças. Perceberam que estavam transformando o tempo ocioso em tempo de processo aumentando as pilhas de inventário e a despesa operacional. “Existe uma prova matemática que mostra claramente que, quanto a capacidade é diminuída exatamente até a demanda do mercado, o ganho cai e o inventário aumenta até o teto.” (Goldratt, 1997, p.99) “A grande jogada ocorre quando os eventos dependentes estão combinados com outro fenômeno chamado flutuações estatísticas”. (Goldratt, 1997, p.116). Identificar as restrições do sistema e aprender como administrar a fabrica de acordo com suas restrições era o objetivo. “Seus gargalos não estão mantendo um fluxo suficiente para satisfazer a demanda e ganhar dinheiro” (Goldratt, 1997, p.173). A teoria da fila. “Ron estava determinado o ritmo. Toda vez que alguém andava mais devagar do que Ron, a fila ficava maior. Se um dos garotos desse um passo com um centímetro a menos do que Ron o comprimento da fila inteira poderia ser afetado”. (Goldratt, 1997, p.116).

A capacidade de ir mais rápido do que a média era restrita. Ela dependia de todos os outros que estavam na frente. Extensão da trilha – Inventário. Despesa Operacional – Energia dos garotos para andar (qualquer coisa que transformasse o inventário em ganhos) O que deduz da excursão “é que não devemos olhar para cada área e tentar ajusta-la. Devemos tentar otimizar o sistema inteiro”.(Goldratt, 1997, p.158) Dois tipos de recursos: • Gargalos – é aquele recurso cuja capacidade é igual ou menor do que a demanda colocada nele. • Não gargalos – qualquer outro recurso cuja capacidade é maior que a demanda colocada nele.

O que temos de fazer é encontrar capacidade suficiente para que os gargalos se tornem mais iguais à demanda de mercado. Estamos fazendo nossos gargalos trabalharem em peças que não contribuirão para o ganho. Tempo perdido em um gargalo significa perda de ganho. “Todas as vezes que um gargalo termina uma peça vocês estão tornando possível a expedição de um produto acabado” (Goldratt, 1997, p.180). Façam os gargalos trabalharem apenas no que contribuirá para o ganho hoje, orientou Jonah, esta é uma maneira de aumentar a capacidade dos gargalos, outra é tirar a carga dos gargalos passando-os para os não gargalos. O planejamento do fluxo de produção deve ser desenvolvido tendo como foco as restrições físicas existentes no processo produtivo, o que permite a redução do inventário sem perda do ganho ou aumento de despesas operacionais.

A técnica da combinação da produção denominada tambor-pulmão-corda que forma um ritmo a toda linha de produção. • O tambor – principal recurso restritivo, dita o ritmo da produção. • O pulmão – os estoques temporários colocados estrategicamente para o abastecimento ser contínuo. • A corda – obriga os demais componentes do sistema a manter o ritmo determinado pelo tambor Segundo Goldratt na TOC a palavra chave deixa de ser gargalo e passa a ser restrição, a qual é definida como qualquer coisa que limita o sistema na busca do atingimento de sua meta.

A unidade de Alex Rogo encerrou o prazo com resultados inesperados, o atraso de entrega nos pedidos desapareceu, o serviço ao cliente havia melhorado, o ganho estava alto, conquistou a confiança do mercado e o convite para gerenciar a produtividade em uma divisão da UniCo proporcionou satisfação pessoal ao ser de certa forma reconhecido. Ao atingir a meta da empresa identificou também a restrição no relacionamento familiar e encontrou medidas para viver com tranqüilidade. Esse processo de otimização contínua é à base de todos os aplicativos da teoria das restrições e, os cinco passos válidos a seguir segundo o livro a meta são: 1. IDENTIICAR a restrição do sistema2. EXPLORAR a restrição do sistema3. SUBORDINAR tudo o mais a decisão acima4. ELEVAR a restrição do sistema5. SE num passo anterior a restrição for quebrada, volte ao passo 1. MAS não deixe que a INÉRCIA se torne a restrição do sistema. Usando esse processo podemos enfocar nossos esforços nos poucos pontos de um sistema que determinam seu desempenho (nas suas restrições), e assim podemos melhorar significativamente seu desempenho no curto prazo.

Restrição aqui quer dizer “qualquer coisa que impeça um sistema de atingir um desempenho maior em relação a sua meta”

RESUMO 2

A meta de sua fábrica era o aumento da eficiência e, consequentemente, da produtividade.

Existem três regras operacionais para gerenciamento de uma empresa: ganho, inventário e despesa operacional Ganho,índice pela qual o sistema ganha dinheiro através das vendas. Inventário,investimento de dinheiro na compra de coisas que pretende comprar. Despesa Operacional,dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho.

Pode-se observar que esse conceito equivale ao custeio variável, já que nenhuma parcela de custo fixo é alocada ao produto.InventárioInventário, neste contexto, compreende todo dinheiro que o sistema (organização) investe na compra de coisas que ele pretende vender. Esse conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com