TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia na Análise Swift

Por:   •  4/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

TECNÓLOGO EM RECURSOS HUMANOS

SANDNEY ALMEIDA

METODOLOGIA ANÁLISE SWOT

Salvador

2022

INTRODUÇÃO

Toda empresa deve investir em um planejamento adequado, desenvolvendo uma estratégia clara para ter sucesso e atingir os objetivos desejados. O planejamento estratégico é a atividade de indicar a direção a ser tomada para alcançar benefícios específicos. Por meio do programa, a empresa definirá métricas analíticas relevantes para si e para o mercado.

Um plano de marketing funciona com a implantação de uma estratégia baseada nas informações que a empresa possui sobre o mercado. Lançar um produto ou serviço no mercado requer planejamento, organização e controle. Além disso, ainda há concorrência, uma busca constante para superar o que outras empresas criaram.

As empresas devem planejar para definir seus objetivos e para combinar seus produtos e serviços de acordo com seu público-alvo.

O marketing é uma das áreas mais estratégicas de uma organização, principalmente devido à articulação com outros departamentos na busca pelo pleno sucesso operacional e empresarial no mercado.

Ao buscar os processos de conhecimento de uma empresa, pode-se utilizar uma ferramenta de análise SWOT, uma ferramenta de planejamento que auxilia na tomada de decisão.

DESENVOLVIMENTO

Para que o marketing funcione de forma eficaz e eficiente com resultados positivos para a empresa, é necessário desenvolver um plano que construa relacionamentos com os objetivos da organização.

A sigla SWOT é um acrônimo para as palavras "Strenghts", “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”, que significa "força", "fraqueza", "oportunidade" e "ameaça" em português. As palavras forças e fraquezas estão relacionadas à análise interna da empresa, enquanto oportunidades e ameaças estão relacionadas ao ambiente externo. Uma matriz SWOT avalia os pontos fortes e fracos de uma empresa, levando em consideração fatores internos e externos da organização.

A análise do ambiente interno é feita por meio de pontos fortes e fracos, e uma vez que a empresa sabe quais são seus pontos fortes, pode trabalhar para mantê-los e se fortalecer a cada dia. Além de conhecer seus pontos fracos, onde pode trabalhar para evitá-los ou corrigi-los.

A análise do ambiente externo é o monitoramento de oportunidades e ameaças. Uma vez que entendemos essas oportunidades, podemos trabalhar proativamente para aproveitar cada oportunidade e entender as ameaças para que possamos tomar medidas para minimizar os riscos e impedir que eles afetem os resultados organizacionais.

Por meio da análise, é possível fazer um diagnóstico preciso da situação de uma empresa e do ambiente ao seu redor, o que pode ajudar a avaliar e entender o estado atual de uma determinada empresa.

A análise SWOT será uma bússola que você precisará consultar de tempos em tempos para ver se as coisas estão indo na direção certa. Além de auxiliar na tomada de decisão, também auxilia no planejamento mais adequado.

Para isso, primeiro podemos convidar a equipe para a reunião, e ouvir cada um ajuda a gerar mais ideias e envolver todos. Conversas bem conduzidas permitem que as pessoas expressem suas ideias livremente. Assim podendo analisar as informações e pensar em um planos de ação, explore pontos fortes e oportunidades e reduza riscos identificando fraquezas e ameaças para planejar com base em conclusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (158.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com