TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Micologia Clinica

Por:   •  6/11/2025  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES N1 – MICOLOGIA CLINICA

Questão 1 (ref:100001) Meios de culturas são preparações químicas geralmente usadas para a realização de análises laboratoriais, que possuem na sua fórmula nutrientes essenciais que provém as condições ideias para o desenvolvimento dos microrganismos. Assim assinale a alternativa que ERRADA em relação aos meios de cultura empregados cultivo fúngico.

A) Ágar Mycosel, ágar Sabouraud Dextrose,

B) Ágar Mülher Hilton, ágar MacConkey

C) Ágar batata, ágar Arroz

D) Ágar Sangue, ágar Fubá

E) Ágar Cenoura, ágar Niger, BHI

Questão 2 (ref:100002) Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos. Micose chamada de pano branco, micose de praia e tinea versicolor, é uma micose de pele comum. Durante o verão a infecção é piorada e durante o inverno ela some. Segundo o descrito acima, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Pitiríase versicolor “pano” é caracterizada por máculas finamente descamativas e com bordas bem definidas (hipo e hiperpigmentação) no tronco, membros superiores e face

B) Raramente na região crural, membros inferiores, couro cabeludo, havendo referências de regiões palmar e plantar

C) Malassezia spp. é um gênero de  fungo filamentoso, onde observa-se muitos fragmentos de hifas em formato de “L”, cachos de unidades ovais e/ou esféricas

D) Fatores que predispõem: Sudorese, oleosidade da pele (cremes, óleos, oleosidade natural), imunodepressão e desnutrição, fatores genéticos

E) Esféricas Habitat:  couro cabeludo, região superior do tronco e áreas de flexuras (glândulas sebáceas)

Questão 3 (ref:100003) As Micoses Superficiais (tineas) são infecções causadas por fungos. Podem afetar a pele, cabelos e unhas, que são camadas queratinizadas do organismo. Dá-se o nome de dermatofitose a micoses superficiais causadas por três gêneros de fungos: zoofílicos, geofílicos e antropofílicos. Micose caracterizada por manchas acastanhadas/marrons sem descamação ou descamação discreta. Característica na região palmar, mas podendo localizar-se em qualquer região do tegumento cutâneo. Assintomática, comum em adulto jovem que habitualmente trabalham com solos úmidos - climas tropicais, são características da:

A) Tinea nigra

B) Malassesiose

C) Piedra branca

D) Piedra negra

E) Candiadíase

Questão 4 (ref:100004) Doenças causadas por fungos são de extrema importância médica, podendo ser classificadas como superficiais e cutâneas, subcutâneas e sistêmicas. As micoses superficiais e cutâneas são infecções que atingem a pele, as unhas, cabelos e, em alguns raros casos, podem acometer órgãos internos. Segundo o estudado assinale a alternativa CORRETA que contém as respostas adequadas aos seguintes questionamentos:

a)   Micose superficial caracterizada por nódulos brancos amarelados frouxos que acometem os pelos de todo o organismo humano. Causada por fungos do gênero Trichosporon spp.:_____________________________

b)   O reservatório do agente etiológico de dermatite seborreica:_____________________________

c)   Dois fatores de predisposição para Tinea Unguium: __________________________________________

A) Piedra Nigra, praia, sudorese extrema e psoríase

B) Piedra Branca, praia, genética  e má circulação

C) Pitiríase versicolor, homem, genética e idade

D) Piedra Branca, praia, esportes e diabetes

E) Piedra Branca, homem, constantes traumas e imunossupressão

Questão 5 (ref:100005)As micoses superficiais e cutânea constituem as doenças fúngicas mais comum na humanidade. As micoses superficiais ou tineas podem afetar a pele, cabelos e unhas, que são camadas queratinizadas do organismo. Vários fatores são determinantes para a contaminação por estes fungos, entre eles o clima quente e úmido, contato frequente com pessoas e animais contaminados, uso constante de sapatos fechados e uso de antibióticos por tempo prolongado.

Segundo o estudado assinale a alternativa CORRETA que contém as respostas adequadas aos seguintes questionamentos:

a)   2 sinais clínicos característicos de dermatofitose:_________________________________________

b)   2 sinais clínicos indicativos de Pitiríase versicolor:_________________________________________

A) Lesões com bordas vesiculosas, pruriginosas, máculas finamente descamativas e com bordas bem definidas (hipo e hiperpigmentação) no tronco, membros superiores e face.

B) Lesões com bordas vesiculosas, pruriginosas, máculas finamente declamativas e com bordas bem definidas (hipo e hiperpigmentação) nos pés e mãos.

C) Lesões com o centros vesiculosas, pruriginosas, máculas finamente descamativas e com bordas bem definidas (hipo e hiperpigmentação) nos pés e mãos.

D) Lesões com bordas vesiculosas, pruriginosas, máculas finamente descamativas e com bordas bem definidas (hipo e hiperpigmentação) no tronco, membros superiores e face e principalmente nos pés e mãos.

E) Máculas finamente descamativas e com bordas bem definidas (hipo e hiperpigmentação) no tronco, membros superiores e face,  bordas vesiculosas, pruriginosas.

Questão 6 (ref:100006) T.B.A, 30 anos, sexo feminino, compareceu ao consultório médico com queixa, há aproximadamente 6 meses, de pequenas nodosidades de consistência mucilaginosa, coloração branco-amarelada, aderidas ao longo dos fios de cabelo (aspecto de “farinha” sobre os fios). O médico verificou e requisitou exame micológico direto.  Assinale a alternativa CORRETA para coleta e para processamento do material para realização do exame micológico direto:

A)  técnico deve limpar o couro cabeludo com álcool 70%, raspar o local, recolhendo o material em placa de Petri estéril. No setor de micologia, preparar a lâmina com KOH na concentração de 10 a 40% ou lactofenol azul de algodão

B) O técnico deve fazer o corte dos fios que tiverem nódulos, recolhendo-os em placa de Petri estéril. No setor de micologia, colocar o material entre lâmina e lamínula com KOH na concentração de 10 a 40%.

C) O técnico deve limpar o couro cabeludo e os fios com solução fisiológica estéril, raspar o couro cabeludo e cortar os fios infectados, recolhendo o material em placa de Petri estéril. No setor de micologia, preparar a lâmina com lactofenol azul de algodão.

D) O técnico deve limpar os fios de cabelo com Povidine e cortá-los recolhendo em placa de Petri.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com