TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Miranda

Ensaios: A Miranda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Trabalho apresentado como requisito parcial para a disciplina de Estagio Curricular Supervisionado do curso Tecnólogo em Gastronomia do Centro Universitário Augusto Motta.

A MIRANDA

Inaugurada em março de 2012, a casa trouxe aos cariocas uma nova proposta de consumo de arte.

Uma programação diversificada e abrangente, com shows de grandes nomes da música nacional e internacional. Além de peças, palestras e exposições, a Miranda foi criada para pessoas que gostam de arte e cultura de qualidade.

Localiza-se no espaço Lagoon – Avenida Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa, RJ.

Gastronomia e Cardápio

Nosso cardápio foi inspirado na cozinha brasileira e suas iguarias deliciosas. Uma ótima variedade de entradas, pratos e sobremesas.

A carta de vinhos inclui mais de 25 rótulos de nove países. O critério de elaboração da carta privilegiou a harmonização com o cardápio e promete proporcionar aos frequentadores da MIRANDA a possibilidade de experimentar rótulos pouco divulgados no Brasil. São basicamente vinhos de pequenos produtores de regiões específicas para que o público vivencie além de uma experiência multicultural oferecida pela casa, novos estilos de vinho.

Já a carta de drinks foi pensada misturando à imensa variedade de frutas e especiarias que temos no Brasil. A proposta foi criar e escolher drinks que traduzem o universo da Pequena Notável para o mundo dos cocktails. E já que Carmem era uma adepta das caipirinhas e “batidas” em sua juventude no Rio de Janeiro, as caipi mirandas são versões de caipi associadas a frutas e especiarias. Um estudo de flavor pairing, harmonizando elementos aromáticos e gustativos, dão um toque especial às nossas caipi mirandas. A escolha de ingredientes brasileiros ou tropicais é o mote para a composição da novíssima carta do Miranda. Drinks cítricos, frutados e florais dão corpo e poesia para o desenvolvimento desse novo conceito em mixologia.

TRABALHO NO MIRANDA

No Miranda eu efetuo o trabalho de Garde-Manger (fazendo a preparação de pratos frios, aperitivos e saladas) e de Pâtissier (preparando as sobremesas). Na cozinha fazemos múltiplas tarefas, fazemos desde pré-preparo a finalização do prato com o supervisionamento do chefe.

Na cozinha temos o chefe, dois 1° cozinheiros, quatro 2° cozinheiros e dois auxiliares, porém como há muitos eventos contamos com ajuda de pessoas que fazem extras (trabalham sós no evento necessário). Nessa disposição sou 2° cozinheira. Com turno da tarde e da noite.

Na cozinha fico responsável pela praça das entradas, sobremesas e aperitivos. Para o pré-preparo conto com a ajuda de um auxiliar, higienizamos as hortaliças e frutas que utilizamos, fazemos os molhos para saladas como a maionese caseira de curry, molho de mostarda dijon, molho pesto, molho de pimenta que preparamos no local, entre outros; preparamos as caldas de frutas e ganache para as sobremesas além de pratos salgados como canoas e pratos de antepastos. Quando necessário ajudo na parte quente da cozinha fazendo a cocção de alguns pratos como risoto de camarão, penne com molho vermelho e queijo bursin e bocados(salgados com quatro sabores diferentes que representa a comida brasileira – arroz, feijão, milho e camarão) e faço também quando necessário a comida para os funcionários da casa.

Como o Miranda é uma casa onde há diversos tipos de eventos a cozinha possui diferentes cardápios, temos cardápios de festa, coquites, brunch, jantas, contudo adquirimos conhecimentos em diversas áreas na cozinha. E com essa programação há também a visita de vários chefes e profissionais da área, como o chefe Roland que participou do lançamento do vinho Frances Beaujolais Nouveau, entre outros.

Além do preparo dos alimentos temos o cuidado com o armazenamento e qualidade dos produtos, etiquetamos e verificamos quando necessário todo o alimentos utilizados. O chefe fez uma escala de limpeza onde cada um tem uma função especifica e onde um verifica o trabalho do outro.

Com isso a experiência de trabalhar nesse ramo está sendo muito interessante e produtiva, com grande possibilidade de crescimento profissional e pessoal.

UTILIZANDO O CONHECIMENTO

O conhecimento adquirido da faculdade facilitou muito o trabalho, além de fazer desde o recebimento do produto ao seu descarte de maneira consciente e técnica de acordo com o que foi passado nas matérias do curso Tecnólogo em Gastronomia da UNISUAM.

Algumas matérias foram essenciais no meu desenvolvimento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com