TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Missão de Alice

Por:   •  21/11/2018  •  Ensaio  •  5.127 Palavras (21 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

ESCOLA DONA  LUÍZA  MACUCO

Apresenta:

A Missão de Alice

Escrito  e produzido por:  Marize Elaine da  C. Ferreira

Coordenado por: Paula Andrea Zanetti Pece e Camila Cristini Manfio Zuchini

Adaptação do roteiro de Berenice Gehlen Adams e Marina Strachman

Argumento: Alice é uma estudante das séries iniciais que tem uma tarefa escolar envolvendo pesquisa sobre o meio ambiente. Enquanto pesquisa, ela adormece e sonha com uma situação em que Ambiente, Ecologia, Preservação, Reciclagem, Lixo, Consumismo, Desperdício e Poluição se reúnem para discutirem situações emergenciais sobre os problemas do Ambiente. Na História, os conceitos ganham vida. Alice assiste a história adormecida no canto da sala onde estava estudando. Muito é discutido por estes conceitos personagens, e, ao final, Alice entra na discussão, quando sonho e realidade se mesclam, e a menina, então, recebe a missão de ajudar o Sr. Ambiente e todos os personagens, amparada pelos quadrigêmeos Respeito, Tolerância, Amor e Honestidade.

ROTEIRO:

Personagens

Professora de Biologia: Pessoa exigente, muito talentoso, dedicado, mas estressado.

Alice: Menina que vive sonhando de olhos abertos. Muito interessada e estudiosa. Tem MUITA imaginação!

Mãe da Alice:  Pessoa atarefada, porém solicita, age como toda mãe e dona de casa comum nos dias atuais.

Aluna (Amiga de Alice): Menina inteligente, caprichosa, educada, estudiosa, prestativa.

Ambiente: Um velhinho muito cansado, doente, às vezes tem que gritar tanto para que alguém o escute que acaba por ficar afônico. Parece que não se interessam mais pelo que este senhor tem para contar e ensinar sobre os elementos que favorecem a vida na terra.

Ecologia: É uma senhora bonita, cheia de altos e baixos, por vezes está muito feliz, cheia de vida, risonha e alegre, contando sobre toda sua história, mas de repente, seu humor muda e fica extremamente depressiva, pronta para “morrer a qualquer instante”. Alguns dizem que ela fala muito sobre as condições que favorecem a vida e suas ligações entre os seres da natureza, mas quando depressiva, fala da morte de todos, até da morte da planta!

Preservação: É a melhor amiga da Ecologia e do Ambiente e defende seus ideais com unhas e dentes. Um de seus maiores ideais é defender todos os elementos do ambiente, quando prejudicados.

Reciclagem: Uma jovem artista, cheia de ideias. Vive remexendo no lixo de tudo e de todos, de onde tira a matéria prima para seus trabalhos, grandes obras! Ela reaproveita quase tudo e não entende porque essas pessoas vivem dizendo que o lixo é nojento!

Consumismo: Tem um império em fábricas, lojas, carros, iates, jato particular e quer sempre mais, mais, mais...

Desperdício: Um esbanjador, boçal, ignorante, egoísta, caprichoso.

Poluição: Braço direito do Sr. Consumismo. Aonde um está, o outro está também; o que um tem, o outro tem também: não tem a mínima personalidade e seu maior divertimento é fazer o trabalho sujo do patrão.

Lixo: Um garoto triste, abandonado, não tem amigos, nem sequer um cachorro. Quando consegue uma coisa mais interessante, vem logo alguém e tira dele.

Respeito, Tolerância, Amor e Honestidade: Quadrigêmeos sábios, alegres, otimistas e muito pacientes. Procuram sempre compreender a realidade que os cercam.

Saúde: Moça rica, exuberante,  equilibrada, portadora de boa disposição física e psíquica,  bem-estar, pronta para tudo!

Doença: Garota triste, compulsiva, desequilibrada,  cheias de manias, sem disposição, capaz de contagiar negativamente quem estiver ao seu lado.

Economia  Moça inteligente, exuberante,  sedutora, um tanto esnobe,  calculista, porém possui um caráter sinuoso, observa cada um dos elementos e estabelece a discórdia no grupo. Também conhecida como "Falsiane"

- CENA 1 –

  • Na sala de aula:

Professor: Então, galera: não esqueçam do trabalho que devem realizar, discutindo sobre o quanto agredimos nosso meio ambiente e quais atitudes emergenciais devemos tomar em prol da salvação do planeta, entenderam?

Aluna: Professor, pode ser digitado?

Professor: Desde que você pesquise, coloque suas observações, as causas e consequências do mau tratamento do nosso ambiente, sim!

Aluna: O trabalho deve envolver todos os problemas?

Professor: Sim, claro que sim!

Alice: Nossa, nem sei por onde começar... São tantos problemas a relatar... Tantas agressões...

  • Na casa de Alice:

Alice: (Entra cantando, com seu material escolar. Senta no tapete da sala, pega a mochila, abre o caderno e procura a tarefa de casa para fazer) – Mãe, tenho que fazer um trabalho para a escola. Você me ajuda?

Mãe: Claro, minha filha. É sobre o que?

Alice: É uma pesquisa sobre o meio ambiente. Devo procurar informações e notícias sobre desmatamento, poluição... Não sei por onde começar...

Mãe: Filhinha, no jornal da cidade tem uma coluna semanal sobre o meio ambiente, procure lá. Olha Alice, vai procurando o que você precisa, pois gora a mamãe tem que trabalhar, mas quando eu voltar, eu te ajudo com o que você tiver encontrado, está bem?

Alice: (Sai de cena e volta com muitos jornais e vai folheando-os, até que adormece – entra Ecologia e senta-se na cadeira da sala).

- CENA II –

(Ecologia, Carteiro, Preservação, Reciclagem, Economia,  Desperdício e Doença)

Ecologia: (Está sentada, lendo, ao lado de sua amiga, a Economia, quando o carteiro bate a porta e ela o atende.) – Oba, o carteiro! (cantando) Lálálá, aposto que é uma carta para mim. Olá, senhor Carteiro, é uma carta para mim, não é?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (301.1 Kb)   docx (79 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com