TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Moda - Erika Palomino Resena

Ensaios: A Moda - Erika Palomino Resena. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 3

ASSUNTO GERAL: Moda

TÍTULO: A Moda

CLASSIFICAÇÃO: Tendências; dicionário de

REFERÊNCIA BIBILOGRÁFICA:Palomino; Erika; A Moda; São Paulo; SP; Publifolha; 2003

RESENHA

O Livro A Moda, de Erika Palomino, aborda a história da indumentária desde os primórdios até a atualidade, e também conceitos como prêt–à-porter, alta costura e streetwear. Relata os principais fatos e pessoas que dela fizeram parte.

Erika mostra como surgiu o conceito de moda, o “made in Brazil” que inicia na década de noventa quando o mundo fashion começa a ser valorizado no Brasil.

A obra explica o que é moda, como ela surgiu e qual a sua importância, mostrando que ela é o reflexo da sociedade.

A palavra moda é originada do latim, modus, que significa maneira, modo. Essa termologia aparece no final da idade média, no século XV, na Borgonha quando os burgueses copiavam as roupas dos nobres para parecer – se com eles, e os nobres para não se igualar à outra classe, modificava novamente suas vestimentas.

A moda é um sistema, no qual, constantes mudanças e aperfeiçoamentos ocorrem acompanhando o vestuário. Mas ela não é somente roupa, e sim uma simbologia, o reflexo da sociedade, que nos permite entender os acontecimentos de determinado período.

A distinção de tecidos nem sempre existiu, homens e mulheres usavam os mesmos materiais. Mas a partir do século XIX que esses dois grupos se diferenciam, onde o setor feminino fica cada vez mais desenvolvido que o masculino.

Muitas pessoas não identificam-se com a moda, mas ao ter essa atitude ignoram a importância que ela tem, e o manifesto diário que fazem ao vestir uma roupa. Esse preconceito dá-se por ela mudar a cada seis meses, mas principalmente por parecer um mundo somente para a elite, o que causa raiva em quem não se encaixa nessa escala social. Mas estes esquecem que existem outros manifestos de moda, como a dos guetos, streetwear, etc.

Dentro do mundo Fashion existem subgrupos que são a alta costura, prêt-à-porter e streetwear.

A Alta costura foi criada em Paris, quando Charles Worth é nomeado pela imperatriz Eugênia para ser estilista imperial.

O Brasil não possui alta costura pois é necessário atender a uma série de exigências, (número de empregados, mão-de-obra apurada, materiais nobres, etc), para enquadrar-se nela.

Os desfiles ocorrem duas vezes ao ano em Paris, e logo após o evento, os clientes podem compra – los nos ateliês.

Acredita- se que existam quinhentos compradores de alta costura em todo o mundo, entre eles estão astros de Hollywood, princesas árabes, socialites, milionárias e rock stars.

O prêt-à-porter do francês, pronto para usar. É caracterizado pela produção em série e direcionado para consumidores de varejo.

Esse estilo surge após a crise de 1929, quando os estados unidos podia importar da França, somente telas e moldes. Com isso passa – se a desenvolver roupas simplificadas para diminuir os custos.

Durante a segunda Guerra Mundial o prêt-à-porter se desenvolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com