TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Morbidade por Decorrência Diabetes Mellitus no Município de Porto Alegre

Por:   •  1/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

Júlia Graziela da Cunha [pic 1]

A morbidade por decorrência Diabetes Mellitus no Município de Porto Alegre

Introdução

A Síndrome metabólica é um conjunto de doenças, ou seja, fatores de risco que vão contribuir para a manifestações de cardiopatias, Acidente Vascular Cerebral(AVC) e Diabetes.A base desta Síndrome é a resistência à ação da insulina, por isso também é conhecida como síndrome de resistência à insulina.

O diabetes Mellitus é uma patologia, cuja sua característica são os níveis elevados de glicose no sangue(hiperglicemia), isto é, defeito no hormônio da Insulina. Podendo vários tipos, porém o tipo 1 e tipo 2 são mais comuns aos nossos cotidianos, sendo o primeiro um processo imunológico e o segundo maus hábitos de vidas e alimentação inadequada.

Como a Educação Física pode contribuir na promoção de saúde no indivíduo diagnosticado com Diabetes Mellitus do Tipo 2?

Esse trabalho visa apresentar as informações tabuladas no Datasus-tabnet por decorrência do diabetes mellitus queresidem no município de Porto Alegre-RS sugestionandomelhoras nos valores glicêmico a partir da prática de exercícios físicos regularmente.

Justificativa

Devido a Diabetes Mellitus tipo 2 está relacionado diretamente com idade, peso e hábitos de vida, sendo esse o motivo seus índices glicêmicos sofrerem alterações, optei por colocar como parte da resolubilidade do problema minha graduação: Educação Física Bacharelado, já reconhecida pela Organização Mundial de Saúde na área de saúde, como reabilitação no tratamento da patologia em questão.

Diabetes Mellitus Tipo 2

É um defeito na ação e secreção da insulina, pois não regula a produção hepática de glicose. Uma resistência à insulina, o defeito na função das células beta estão presentes antes do diagnóstico da doença.

Quadro 1 Valores de glicose plasmática (em mg/dλ) para diagnóstico de diabetes mellitus e seus estágios pré-clínicos

Categoria

Jejum

* 2 h após 75 g de glicose

Casual**

Glicemia normal

< 100

< 140

Tolerância à glicose diminuída

≥ 100 a < 126

≥ 140 a < 200

Diabetes mellitus

≥ 126

≥ 200

 (Com sintomas clássicos) ***

Fonte:DIRETRIZES SBD | 2015-2016

Metodologia

Pesquisa qualitativa através das tabulações de dados no tabnet do Datasus-departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. A Partir das

variáveis apresentadas pelo sistema foi possível filtrar e detalhar a pesquisa de acordo com o interesse citado para este projeto.

Resultados

As tabelas abaixo foram os resultados das tabulações do Datasus:

[pic 2]

Tabela 1: Apresenta o número de visitação maior no Verão das famílias acompanhadas com cadastro de diabetes mellitus, porém não há o detalhamento de qual o tipo de Diabetes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (279.7 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com