TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação e Liderança

Por:   •  10/6/2018  •  Resenha  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 8

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA

As atividades humanas podem ocorrer de modo espontâneo ou por meio de um comportamento motivador. Motivação são todas as forças capazes de influenciar as ações comportamentais de um ser. Tendo ciência que o comportamento do ser pode ser positivo ou negativo para a empresa, é de extrema importância reconhecer os fatores inerentes a empresa que possam influenciar a motivação de cada funcionário.

Existem duas formas de analisar as teorias que tratam da motivação:

• Teorias de conteúdo: que verifica o que motiva os trabalhadores;

• Teorias de processo: que verifica como a motivação influencia o comportamento.

Teorias de conteúdo

Algumas das teorias de conteúdo são:

• Modelo das três formas motrizes para a motivação:

Essa proposta foi produzida pelo David McClelland e verificou três forças motrizes que permeiam a motivação. A motivação para realização, motivação para afiliação e motivação para o poder.

o A motivação para realização: está baseada na busca por metas, sucesso ou fama. Normalmente estão dispostos a assumir responsabilidades.

o A motivação para a afiliação: está baseado no desejo de interagir e pertencer a um grupo específico. A cooperação é o aspecto central dessa força.

o A motivação para o poder: Está sedimentado na capacidade de influenciar, controlar ou modificar situações. Estão dispostas a enfrentar riscos, e tem grande valor quando estão com foco na organização.

• Modelo da hierarquia das necessidades de Maslow

Neste modelo considera-se que as necessidades humanas são segregadas e com ordem de prioridade, logo a medida que se consegue suprir um mínimo de satisfação das necessidades compreendidas como mais relevantes para o ser existe uma mudança de ênfase dando aporte a necessidades secundárias.

Maslow tem como contribuição a teoria chamada de a hierarquia das necessidades inicialmente dividida em cinco hierarquias e depois incluída a sexta: as necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança e seguridade, as necessidades sociais e de lazer, as necessidades de estima e status, as necessidades de realização pessoal e incluída depois a necessidade de transcendência.

De modo geral Maslow prevê duas tendências centrais: a busca por segurança e a procura por crescimento. Essas são capazes de nortear o comportamento humano e tem efeitos bem distintos. Quando se trata de satisfação por necessidade de segurança essa traz um conforto enquanto a de crescimento pode produzir uma sensação de êxtase. Quando aplicada a uma organização é possível inferir que os trabalhadores são atraídos por aquilo que ainda é um desafio e não faz parte do que possui.

Modelo dos dois fatores de Herzberg

Frederick Herzberg realizou um experimento no qual recebia dos funcionários quando eles se sentiam bem no seu emprego e quando se sentia mal.

Por meio das respostas foi possível concluir que fatores ligados a autorrealização era tratado, sempre, de forma a deixar o funcionário bem, já o ambiente de trabalho nunca aparecia como fator positivo. Ante tais conclusões dividiu os influenciadores da motivação em dois:

• Fatores higiênicos: Desagregam aos funcionários quando estão ausentes. Estão relacionadas com necessidades básicas do contexto do trabalho.

• Fatores motivacionais: Podem estimular o interesse pelo trabalho. São associados ao interesse pelas tarefas, ao conteúdo do trabalho e a possibilidade de progressão.

Por isso é importante propiciar iniciativas dos empregados, pois as necessidades podem ser satisfeitas pela melhor adequação das tarefas.

Modelo E-R-G de Alderfer

Alderfer pegou por modelo a teoria de Maslow e propôs uma simplificação o modelo E-R-G. Além da redução da quantidade de níveis hierárquicos, existe uma flexibilização e coexistência entre tais, possibilitando que todos os níveis estejam ativos de forma simultânea.

• Existence(necessidade de existência): Condições para que seja desenvolvida a atividade proposta ao indivíduo.

• Relatedness(necessidade de relacionamento): Está ligada a inserção e aceitação no meio.

• Growth(necessidade de crescimento): Engloba autoestima, autorrealização e autoatualização.

Nesse modelo considera-se que o indivíduo mesmo estando descontente com os níveis de existência e relacionamento e pode concentrar no crescimento, possibilitando assim uma nova progressão.

Motivação: teorias do Processo

Teoria das expectativas de Vroom

A teoria das expectativas de Vroom trata as escolhas e comportamentos como ações racionais do ser humano, com isso o trajeto que parecer ser mais eficaz para chegar a sua meta, será o caminho escolhido pelo trabalhador. Com isso são reforçados três conceitos:

• Expectativa: está ligada as chances que o indivíduo tem de alcançar o sucesso caso se esforce suficientemente.

• Instrumentalidade: está ligada as chances de conseguir algo particular dependendo do nível de empenho.

• Valia: tem ligação com o valor dado ao objetivo a ser alcançado.

Teoria de estabelecimento de metas

A teoria da fixação de metas foi desenvolvida por Locke e Latham, considerando que o comportamento e a vontade de agir do indivíduo tem ligação direta com o objetivo a ser perseguido. Partindo do princípio que o esforço exercido terá como guia os objetivos e a revitalização de forças está ligada as metas. Por isso a meta tem que atender os padrões aceitáveis, do ponto de vista moral, e devem ser desafiadoras dentro da possibilidade de realização.

De forma resumida: a fixação de objetivos claros, precisos e difíceis levam a existir um esforço, perseverança e estratégia culminando a performance aplicada.

Teoria da autodeterminação

Essa teoria é subdividida em três famílias de motivação:

• Desmotivação: tem ligação com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com