TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação e Liderança

Por:   •  12/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

        Uma boa liderança deve ter muitas características relacionadas à gestão e a empatia e, além de trazer os resultados, o líder deve colaborar com o desenvolvimento e evolução dos seus liderados individualmente e coletivamente.

        Para conseguir esse feito, uma das mais funções de destaque desse profissional é motivar diariamente sua equipe. Um colaborador sem motivação pessoal ou profissional não tem comprometimento ou interesse com os objetivos traçados, gerencia seu tempo de forma inadequada e, tudo isso resulta em uma baixa produtividade.  O líder precisa se desenvolver continuamente, buscando o melhor para sua equipe, fortalecendo os pontos fortes, envolvendo os seus liderados nos processos e reconhecendo suas fraquezas, e buscando melhorá-las. Os planos de desenvolvimento individuais dos líderes devem visar o engajamento da equipe. Deve-se zelar por cada um dos colaboradores, de forma que eles fiquem satisfeitos e motivados constantemente.

        Gerir pessoas constitui, sobretudo, em saber identificar corretamente como cada um reage nas diferentes situações e mudanças impostas por fatores internos e externos que fazem parte do expediente de qualquer corporação. As lideranças precisam entender bem as capacidades e exigências de seus liderados para relacioná-las ao contexto atual e tomar as decisões mais assertivas, de forma que todos saiam beneficiados. Somente dessa forma, serão capazes de direcionar um bom trabalho em equipe, viabilizando o sucesso da organização de forma sustentável.

        Uma gestão de pessoas eficaz requer acompanhamento constante do trabalho desempenhado pela equipe, bem como a realização de feedbacks que permitam visualizar possíveis problemas e frustrações que envolvam outros colegas de equipe. Delegar tarefas com sabedoria e equilíbrio, valorizando o talento e ajudando cada um dos colaboradores a aprimorar suas habilidades, também é uma estratégia muito eficiente para construir um ambiente de trabalho em que todos visualizem com clareza a importância de sua função.         Ninguém melhor para elaborar essas e outras ações do tipo que não o próprio líder. A liderança tem que ter o desejo constante de aprender e a capacidade de influenciar, além da consciência de que deve ser digno de confiança e que faz parte da equipe, mas com o papel fundamental de direcionar os esforços para o bom andamento dos trabalhos de uma organização.

REFERÊNCIAS:        

O papel do líder no engajamento do funcionários, disponível em: <https://impulse.net.br/papel-do-lider-engajamento-dos-colaboradores/>

OLIVEIRA, Everton Ferreira de; LEITE, Nildes Raimunda Pitombo. Motivação dos colaboradores e gestão de pessoas em pequenas empresas. Disponível em: < http://www.egepe.org.br/anais/tema04/260.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016.

 Roteiro de estudos: Aulas 1, 2 e 3 da Unidade 1;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com