TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR

Artigo: O PEDAGOGO NO CONTEXTO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.897 Palavras (8 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 4-

3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 7-

4REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O pedagogo é o elo para o trabalho em conjunto para que a escola realize de fato o seu papel de proporcionar uma educação de boa qualidade aos docentes. O pedagogo que atua na educação favorece a formação de grupos de estudo, fortalece a interação humana na escola, melhora o clima organizacional de maneira significativa, estimulando o respeito mútuo e a boa convivência. A valorização do professor como profissional, reconhecendo-lhe todo e qualquer bom desempenho evidenciado; e como pessoa, ouvindo-o com respeito e empatia, criando espaço para que participe efetivamente do processo educativo.

A reflexão é um atributo necessário ao professor, especialmente, quando aceita uma maneira de busca, de pesquisa, de avaliação, de aprimoramento permanente. Quando o professor busca a pedagogia da problematização, isso não quer dizer nem transmissão de conhecimentos ou verdades prontas no domínio das materias que ele irá passar ao docente.

O pedagogo enquanto articulador da prática pedagógica é “peça fundamental” numa escola pública que prima pela qualidade do ensino. “Saviani” nos alerta sobre a responsabilidade de, na escola pública, garantir às camadas populares a apropriação e o domínio da cultura letrada de modo que este domínio funcione como ferramenta de luta das classes menos favorecidas, elevando as ao mesmo patamar daqueles que por muito tempo usufruíram do poder cultural, excluindo e marginalizando os demais.

O pedagogo é um profissional preparado para atuar a favor de um pleno desenvolvimento do ser humano, considerando diferentes culturas e formas de aprender do ser humano, preocupado com a sua formação de forma integral, tanto intelectual quanto emocional, e por isso seu campo de atuação só se amplia, uma vez que estamos numa sociedade que se transforma muito rapidamente, cada vez mais globalizada e tomada por um número enorme de informações.

A partir das considerações acima apontadas, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas, referentes ao papel do pedagogo na escola, de forma que possa subsidiar a organização sistemática e prática das atividades pedagógicas e administrativas, situando a função específica deste profissional no contexto educacional.

.

2 DESENVOLVIMENTO

O pedagogo é um profissional que pode atuar em várias funções dentro da escola ou até mesmo fora dela, exercendo papéis relevantes das práticas educativas e também para a inclusão dos alunos que estão fora dos padrões daqueles tidos, como normais no contexto escolar.

O papel do pedagogo merece uma atenção especial, esse profissional bem capacitado poderá desempenhar um excelente trabalho, com o auxilio dos professores poderá implantar diversas atividades no projeto pedagógico da escola, sendo um pesquisador constante deverá desenvolver atividades que contribuam sempre com o crescimento do aluno, tornando-o culto e preparado para o convívio em sociedade.

Dentre as variadas práticas pedagógicas, elaborar a avaliação é uma delas, caracterizada como um objetivo de classificação e estudo de um potencial, no atual contexto educacional está a serviço de uma pedagogia e um modelo social dominantes. Trabalhar o aluno para que possa desenvolver suas capacidades e estar apto ao mundo globalizado, é um papel muito importante para o pedagogo enquanto um educador social.

É responsabilidade de o pedagogo contextualizar as alternativas atuais para organizar e efetivar o trabalho pedagógico, esse profissional se torna responsável pela construção coletiva e efetivação do projeto político – pedagógico, da proposta pedagógica curricular, da implantação da Diretrizes Curriculares, uma vez que a política educacional e demais orientações são advindas da Secretaria de Estado da Educação, sendo o currículo que expressa em sua capacidade, a centralidade das políticas educacionais. Quando na coordenação, cabe ao pedagogo assumir uma posição social de liderança, tendo uma nova característica, o olhar problematizador, para assim estabelecer relações com professores, alunos, conteúdos, métodos e contexto de ensino.

Ao refletir sobre a prática do pedagogo considera-se inevitável recordar os desafios que o profissional vem enfrentando desde o princípio da profissão até os momentos atuais. Como principiante, atuava como fiscal, já que direcionava/ controlava o trabalho do professor e as situações que ocorriam em sala de aula, assim como definia o que deveria ser ou não realizado. Com conhecimento limitado sobre o ensino, desconhecendo a realidade educacional e tendo certo despreparo para intervir frente às situações emanadas da escola e, sobretudo, da sala de aula, agia autoritariamente. Por conseguinte, enfrentava dificuldades pelo fato de não ser aceito pelos professores como profissional competente, companheiro e confiável para socializar experiências e coordenar o trabalho pedagógico.

Nessa trilha histórica, o pedagogo assume a função de atendente ou tarefeiro, tomando para si as situações problemas ocorrido entre alunos professores e tornando-se responsável por resolver todos os fatos e conflitos na escola. Passa então a exercer uma prática difusa, o que lhe causa angústia em virtude dos desafetos e estereótipos gerados no ambiente escolar e com seus pares.

Ao longo da história educacional brasileira, o pedagogo apresenta- se como um profissional com características indefinidas. Com formação no curso de Pedagogia, que não apresenta uma identidade clara a respeito da atuação dos futuros profissionais, atravessa diversas mudanças, desde formação geral a habilitações específicas.

Buscando suprir as necessidades educacionais vivenciadas em cada momento histórico, o pedagogo, tornou-se um profissional mencionado nas leis de diretrizes e bases da educação nacional, ora como especialista, ora como generalista.

Considerando que a pedagogia é a ciências da educação e que o trabalho do pedagogo nos espaços educativos gira em torno da analise das diferentes situações. A equipe escolar deve encontrar-se sempre em sintonia, todas as funções são importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com