TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopedagogia No Contexto Escolar

Monografias: Psicopedagogia No Contexto Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  4.077 Palavras (17 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Este PORTFÓLIO foi feito como resultado do trabalho para conclusão do estágio de Psicopedagogia Institucional. Este estágio foi feito pelas professoras Leila Kaled e Silvana Salvagnini no Colégio Estadual Olavo Bilac, cidade de Sarandi.

As crianças que apresentam insucesso escolar são classificadas como portadoras de dificuldades de aprendizagem, sendo de suma importância a AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, fazendo-se necessário levantar todas as informações que estiverem ao nosso alcance no que se refere à criança em relação a ela mesma, à sua família, à escola e ao seu ambiente sócio- cultural. É de fundamental importância, compreender a criança que nos é trazida, valorizando cada informação colhida e transformando-a em componente significativo, dinâmico e inter - relacionado com os demais dados obtidos. O importante é que essa criança será avaliada no contexto escolar, e tem como finalidade a intervenção pedagógica; esta avaliação deve investigar a criança com suas facilidades e dificuldades, verificando assim que tipo de apoio ela necessita.

DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO AVALIATIVO

O desenvolvimento do processo avaliativo se deu por meio de testes formais e informais, cujos seus teores e objetivos serão descritos a seguir.

DESCRIÇÃO SOBRE A FUNÇÃO DE CADA ANEXO

ANEXO 1- AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Neste anexo consta a identificação do aluno, estabelecimento de ensino, data de nascimento, idade e filiação e os profissionais da escola como pedagogos, professores da língua portuguesa, matemática e educação física relatam por escrito os seguintes pontos:

1) Queixa principal da escola e relatos dos professores dos fatores que têm contribuído para as dificuldades do aluno;

2) Identificação das necessidades Educacionais Especial do aluno, descrevendo-as e os encaminhamentos realizados na área da saúde;

3) Descrição cronológica (ano a ano) da vida escolar do aluno, observando possíveis retenções e/ou desistências e escola que frequentou.

ÁREAS A SEREM AVALIADAS

• COMPORTAMENTO: observando o relacionamento com os professores e colegas. Faz uso de hábitos de polidez. Comporta-se devidamente na hora da entrada e saída. Sabe esperar sua vez de falar. Realiza as tarefas de casa entregando-as nos prazos determinados. É disciplinado e interessado na aprendizagem. Participativo. Demonstra segurança. Agressividade. Respeita regras e ordens. Solidário com os colegas e se é aceito pelos colegas.

• HABILIDADES: Observando a consciência corporal (esquema corporal e conceito). Memória, sequência lógica e retenção de conteúdo. Organização de ideias e pensamentos. Coordenação motora global. Orientação espaço temporal. Demonstra perseverança nas atividades propostas. Criativo. Realiza as atividades com ritmo adequado (inicia e termina no tempo previsto). Comunica-se com clareza e sequência lógica. Seu vocabulário e linguagem estão apropriados para sua idade. Necessita de ajuda na execução das atividades. Concentra-se nas atividades por tempo razoável e se é organizado no material escolar.

• ÁREA ACADÊMICA - LINGUAGEM: É capaz de expor suas ideias verbalmente, de forma clara argumentando em defesa das mesmas. Procura adequar sua fala a diferentes interlocutores em diferentes situações sociais. Interpreta histórias lidas e ouvidas, buscando as ideias principais dos textos. Emprega estruturas gramaticais variadas para expressar-se com razoável fluência.

• ÁREA ACADÊMICA - ESCRITA: Se o aluno sabe para que serve a escrita (orientar, informar, divertir, instruir, registrar, etc.). Percebe a relação entre escrita e a fala. Reconhece as letras do alfabeto utilizando-as na escrita. Escreve de forma que possa ler, ainda que não escreva ortograficamente. Escreve textos com pontuação ou ortografia convencional utilizando os recursos do sistema de pontuação. Escreve corretamente seu nome completo, utizando-o como identificador em seus trabalhos e pertences. Utiliza o dicionário adequadamente quando solicitado, para melhor compreensão de textos lidos. Utiliza letra maiúscula no início de períodos e em nomes próprios. Produz texto coerente com o tema, sequência lógica, paragrafação.

• ÁREA ACADÊMICA - LEITURA: FLUIDEZ - Lê palavra por palavra. Lê de forma monótona, sem inflexões. Ignora pontuação. Articula mal as frases. Lê devagar ou de forma rápida. “Se perde” no texto ao ler. RECONHECIMENTO DE PALAVRAS - tem dificuldades para reconhecer palavras comuns à primeira vista. Comete erros em palavras comuns. Decodifica com dificuldade palavra desconhecida. Acrescenta ou omite palavras. Salta linhas. Substitui palavras por outras palavras conhecidas ou inventadas. Inverte sílabas ou palavras. PALAVRAS DESCONHECIDAS - Soletra-as. Tenta sonorizá-las fonema por fonema ou sílabas por sílabas. Não reconhece palavras por sua forma. UTILIZAÇÃO DO CONTEXTO - Advinha a partir do contexto. Não utiliza o contexto como chave de reconhecimento. Comete equívoco que altera o significado ou que produzem coisas sem sentido. USO DA VOZ - lê de modo atropelado. Pronuncia com dificuldade. Omite os finais das palavras. Substitui os sons. Gagueja ao ler. A voz parece tensa. O volume da voz é muito alto ou muito baixo. Emprega ‘muletas’ ao ler. HÁBITOS POSTURAIS - segura o livro muito perto dos olhos. Move a cabeça ao longo da linha. Segue a linha com o dedo. Revela excessiva tensão muscular.

• MATEMÁTICA - NÚMEROS E OPERAÇÕES: Lê, escreve números naturais, ordena e relaciona à quantidade. Faz seriação numérica, contagem de 1 em 1, de 2 em 2, etc.. Tem noção de antecessor/ sucessor, par/ímpar, igualdade/desigualdade, ordem crescente/decrescente. Realiza operações de adição e subtração, com reservas e recursos. Realiza operações de divisão e multiplicação simples e complexas. Faz cálculo mental. Elabora e resolve problemas, utilizando diferentes processos. Interpreta dados apresentados por meio de tabelas e gráficos. Constrói gráfico e tabela a partir de informações coletadas. Produz textos escritos, para comunicar a interpretação de gráficos e tabelas. Interpreta e constrói média aritmética. Compreende e utiliza as regras do S.N.D. para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com