TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRICS e a Nova Ordem Mundial

Por:   •  1/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 2

Os BRICS e a Nova Ordem Mundial

Os BRICS, grupo de países formados por: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são um grupo de países emergentes, que nos últimos anos mais tem se destacado no crescimento da economia, hoje esses cinco países juntos já representam cerca de 25%  da economia mundial e vem trazendo para o mundo finalmente a possibilidade de que apenas 2 ou 3 potências respondam pelos direitos e deveres da população mundial.

Esses países formadores do BRICS têm unido forças e juntos estão acabando com a velha ordem mundial onde só dois países chamados de potências tinham vez, uma prova concreta do trabalho dos BRICS hoje é a substituição do G8 pelo G20. Antes apenas cerca de oito países desenvolvidos se reuniam para tratar da economia mundial, hoje com os BRICS surgiu o G20, onde os países emergentes se reúnem junto com os desenvolvidos para tratar da economia mundial.

Essa nova ordem mundial pode ser daqui a mais algumas décadas o bloco de países mais poderosos no cenário global. Estes cinco países, que há anos atrás não eram vistos como hoje, estão apresentando uma escalada acelerada e fenomenal em todos os sentidos. Uma das mais espetaculares conseqüências da escalada dos BRICS está sendo a rápida afluência de uma massa de novos consumidores em proporção inédita na história dos negócios. Nos cálculos do Goldman Sachs, já no período de 2005 a 2015, os rendimentos de cerca de 800 milhões de pessoas nos cinco países poderão cruzar a marca de 3 000 dólares anuais, a linha divisória para o patamar de consumo de classe média. Considerando-se que há hoje no mundo cerca de 2 bilhões de pessoas nessa faixa de renda, resulta que o fenômeno BRICS pode fazer o mercado consumidor global crescer quase 50% em apenas dez anos.

"A estrutura de direção das instituições financeiras internacionais deve refletir as mudanças na economia mundial, ampliando a voz e a representação dos países emergentes e em desenvolvimento", diz o comunicado conjunto que se reuniu no dia 14 de abril desse ano. A reunião teve como foco a possível reforma no sistema monetário internacional, que segundo os BRICS, possibilitaria o estabelecimento de um sistema monetário estável e confiável e com ampla base internacional de reserva.

A declaração conjunta dos BRICS também abordou os conflitos no Oriente Médio e na África. Os países desejam que a turbulência no Oriente Médio alcance a paz, estabilidade, prosperidade e progresso, e que o uso da força seja evitado para a resoluçãodesses conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com