TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Social No Brasil

Trabalho Universitário: A Organização Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Uma organização social ou instituição social é qualquer estrutura ou mecanismo de ordem social que governa o comportamento de um conjunto de indivíduosdentro de uma dada comunidade, podendo ser humana ou de um animal específico. Instituições são identificadas com um propósito social, transcendendo indivíduos e intenções através da mediação de regras que governam o comportamento vivo. É o conjunto de relações entre membros de um grupo, entre grupos ou entre pessoas e grupos. 1

Uma sociedade não tem condições de sobreviver se não apresentar uma certa organização e relacionamento entre seus membros. Para que exista sociedade são necessárias interações conscientes entre os indivíduos que a formam. Sem organização, o homem não conseguirá, de maneira ideal, alimentação, vestimenta,moradia, enfim, realizar com plenitude todas as suas potencialidades.

Até os grupos sociais se organizam e mantêm relações recíprocas, como entre famílias, entre escolas, entre fábricas, etc.

Um aspecto cultural marcante dos povos é a organização social, que compreende os papéis exercidos pelos indivíduos na sociedade e as açôes decorrentes do desempenho desses papéis. Numa escola, por exemplo, o diretor orienta o trabalho de todos os funcionários, solicita melhorias para o prédio e suas instalações, participa de reuniões na delegacia de ensino para acompanhar as determinações da Secretaria de Educação; os inspetores cuidam da disciplina; os professores lecionam; os faxineiros cuidam da limpeza; os alunos participam das aulas etc.

A organização social engloba os diversos campos de atuação humana: econômico(atividades produtivas,comercio,serviços; político (governo); religioso (líderes espirituais e fiéis).

Na organização social, são importantes as RELAÇÕES DE PODER que se estabelecem entre os individuos que a compõem. Mas o que é poder? PODER, no sentido social da palavra, significa capacidade de agir, de produzir resultados que foram predeterminados. Assim,por exemplo, temos poder para elaborar uma redação ou para resolver uma equação de matemática, desde que disponhamos dos meios para isso: conhecimento do assunto, caneta, lápis, papel ou microcomputador.

As Relações De Poder Na Sociedade O poder manifesta-se em diversos grupos socias ou em diversas esferas da vida em sociedade. Há relações de poder na família, num clube, numa empresa, nas religiões, nos sindicatos de trabalhadores etc.

Novamente no exemplo da escola, o diretor tem poder para determinar uma alteração nos procedimentos de limpeza executados pelos funcionários da faxina, ou para convocar reuniões com os professores.

Mas esse poder do diretor em relação aos funcionários é exercido apenas na escola, enquanto estão desempenhando suas atividades no horário de trabalho.

Em uma empresa, o chefe de um setor tem poder para distribuir serviços entre os seus funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com