TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Moeda

Casos: A Origem Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, quando falamos em moeda, logo nos vem à mente a moeda em forma de papéis, emitidos pelo Banco Central dos países. Historicamente, porém, diversos bens assumiram o papel de meio troca amplamente aceito: sal, gado, conchas, metais preciosos. Esse fenômeno, o surgimento da moeda, constituiu-se um mistério por muito tempo, tentando ser explicado por diversos pensadores, desde filósofos, como Platão e Aristóteles até matématicos, juristas, entre tantos outros. Infelizmente, a maioria das explicações tinha como argumento central uma suposta ?convenção? entre os indivíduos, que houveram por bem adotar um meio de troca padrão para facilitar as transações. Esse argumento dá margem a diversos questionamentos: a ausência de evidência histórica para corrobora-lo e a impossibilidade de se acordar uma proporção de troca entre os mais diversos bens de uma economia e o bem adotado como moeda, para citar os mais relevantes.

Carl Menger, entretanto, produziu uma teoria sobre o assunto de forma inovadora e satisfatória, sintetizada em um ensaio, ?The Origins of Money?, publicado em 1872. Menger, em sua teoria, não tenta explicar a origem da moeda como um produto da intenção dos homens, que teriam percebido as vantanges de um meio de troca amplamente aceito e estabelecido uma convenção, de modo a proporcionar o bem comum. Pelo contrário, a moeda seria resultado involuntário das ações individuais dos homens, que buscam o interesse próprio.

Uma economia não monetarizada, isto é, uma economia de escambo, tem como característica as trocas diretas entre os agentes. Por exemplo, o agente A, possuidor de trigo, tenta encontrar um agente B, possuidor de arroz, sendo que que B deve estar disposto a trocar seu arroz pelo trigo de A. Evidentemente, esse mercado baseado em trocas diretas é muito limitado: muitas transações, que satisfazeriam os agentes, acabam não ocorrendo, dado que a probabilidade que dois agentes que estejam querendo exatamente o que o outro possui e acabem se encontrando é pequena.Agora, vamos supor três agentes: A, que possui trigo e está procurando arroz, B, que possui arroz e está procurando peixe, e C, que possui peixe e está procurando trigo. Nessa situação, uma troca indireta pode ocorrer: A troca com C e depois com B. Para isso ocorrer, basta que A perceba essa possibilidade e a concretize.

Diante disso, Menger expôs uma caractéristica do mercado que até não tinha recebido a devida atenção por parte dos pensadores: os diferentes graus de liquidez dos bens. Menger define a liquidez de um bem como a facilidade com que esse bem é vendido em um determinado espaço e tempo, ao chamado ?economic price?¹.

Imagine dois bens: arroz e telescópio. É intuitivo que mesmo uma grande quantidade de arroz é trocada muito mais facilmente do que um telescópio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com