TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Moeda

Artigo: A Origem Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

A moeda se deu origem quando o homem passou a permutar o que era produzido, fazendo com que surgisse a primeira manifestação do comércio: o escambo, cujo qual é basicamente a troca direta de mercadorias, sem equivalência de valor. A partir disso, essa troca fez com que algumas mercadorias fossem mais procuradas que as outras, por exemplo: o sal, gado, cacau, açúcar, pau-brasil e tabaco. Porém na maioria dos casos, a permuta nem sempre era vantajosa por vários motivos, seja pela equivalência ou até pelas condições precárias, distância entre outros.

Com o descobrimento do metal, este se tornou o principal padrão de valor monetário, os primeiros modelos tinham formatos como chave ou faca e posteriormente elas passaram a ressaltar atributos de beleza e expressão cultural da época em que surgiram.

Pela necessidade de guardar as moedas com segurança, os negociantes, que já possuíam cofres e guardas, aceitaram cuidar do dinheiro de seus clientes, fornecendo recibos escritos pelas quantias guardadas. Esses recibos deram origem à moeda-papel. Esses recibos deram origem à moeda-papel, e a guarda de valores fez surgirem às instituições bancárias. Os primeiros bancos oficiais foram criados na Inglaterra, sendo a palavra "banco" originária da peça de madeira que os comerciantes de valores italianos e londrinos usavam para operar seus negócios no mercado público.

No Brasil, as primeiras cédulas surgiram em 1810 e com o tempo, o governo passou a gerenciar a emissão dessas cédulas e também das moedas, para evitar falsificações. Atualmente, em quase todos os países, essa atividade gerenciamento é realizada pelos bancos centrais. As diferentes moedas surgiram da necessidade do homem em adequar o instrumento monetário à realidade econômica. O uso de cheques, pelo qual se determina o pagamento de certa quantia ao seu portador ou à pessoa nele citada, é uma necessidade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com