TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Moeda

Monografias: A Origem Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

ORIGEM DA MOEDA

A necessidade da moeda surgiu com os excedentes econômicos. A especialização aumentou a produção e surgiram os excedentes que deveriam ser comercializados. O instrumento usado para isso era o ESCAMBO, que significava a troca de excedentes por outras mercadorias, Trocava-se, diretamente, mercadoria por mercadoria. As principais mercadorias usadas como medidas de valor (mercadorias moeda) eram: Gado e Sal, mas apresentavam dificuldades de fracionar e no manuseio físico. Era difícil voltar troco, no caso de pagamento como boi. Com o sal o corria-se o risco de chuva, indo tudo por água abaixo. Surgem então os metais preciosos (ouro e prata) que, por si só, já possuíam um alto valor, além deste valor intrínseco são: Duráveis, Fracionáveis Homogêneos e de Aceitabilidade Universal.

Portugal foi o país onde foi criada a primeira moeda. Por volta de 500 anos antes de Cristo, havia um pastor com o nome de David Ferreira que era uma pessoa muito conhecida pelos numerosos gados que pastava. Muitas pessoas ocorriam ao seu auxílio para fazer trocas de alimentos e ele maioria das vezes sentia que era enganado ganhando muito pouco com o seu trabalho. Um dia decidiu de deixar de vender, dizendo que andava à muito a ser enganado, então disse que as pessoas deviam trocar algo mais valioso pelo seu gado. Ele era um pastor que se interessava muito pelos metais, então disse que só trocava o seu gado por ouro ou prata. Então as pessoas começaram a moldar esses metais para as trocas com opastor David Ferreira. Esses metais começaram a obter formas redondas, parecida como as moedas de hoje em dia, e David ficava interessado. A partir desses tempos a moeda começou a ser utilizada para outras trocas e começou a espalhar-se por muitos povos este hábito do uso da moeda para trocas. Tendo feito um enorme sucesso a prática de David, ainda é hoje utilizada.

EVOLUÇAO HISTÓRICA DOS JUROS

Documentos históricos redigidos pela civilização suméria, por volta de 3000 a.C., revelam que o mundo antigo desenvolveu um sistema formalizado de crédito baseado em dois principais produtos, o grão e a prata. Antes de existirem as moedas, o empréstimo de metal era feito baseado em seu peso. Arqueólogos descobriram pedaços de metais que foram usados no comércio nas civilizações de Tróia, Babilônia, Egito e Pérsia. Antes do empréstimo em dinheiro ser desenvolvido, o empréstimo de cereal e de prata facilitava a dinâmica do comércio.

Na Idade Média, considerava-se crime, alguém emprestar dinheiro pretendendo receber uma quantia maior do que o valor emprestado após um tempo, dando-lhe a denominação pejorativa de usura. Argumentavam que dinheiro não gera dinheiro, portanto, exigir remuneração por uma quantia emprestada, era aproveitar-se da necessidade de alguém para explorá-lo. Defensores desta tese diziam que o empréstimo deveria ser feito por amizade, até mesmo por caridade. Essa concepção encontra respaldo nas condições econômicas da época que só permitiam a modalidade de empréstimopara consumo.

Existem diversas teorias que tentam explicar porque os juros existem. Uma delas é a teoria da Escola Austríaca, primeiramente desenvolvida por Eugen von Boehm-Bawerk. Ela afirma que os juros existem por causa da manifestação das preferências temporais dos consumidores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com