TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Psicologia Científica

Artigos Científicos: A Origem Da Psicologia Científica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  2.338 Visualizações

Página 1 de 3

A ORIGEM DA PSICOLOGIA CIENTÍFICA

O berço da Psicologia Científica foi na Alemanha no final do séc. XIX. Fundamentados pela crença na ciência como forma de conhecer o mundo, dando soluções para problemas da vida humana e a experiência da subjetividade pessoal vislumbra-se a possibilidade de tratar da psicologia científica, definida como conhecimento sistematizado e solidificado por referências no mundo empírico. Com o advento da nova ordem social – o capitalismo – que pôs o mundo em movimento, com a necessidade de abastecer os mercados e produzir cada vez mais, resultante também em parte dos grandes destaques científicos do séc. XIX e que gerou a necessidade pelo avançar e desenvolver, tendo como um sustentáculo da nova ordem econômica e social, a Ciência.

O conhecimento tornou-se independente da fé. Problemas e temas psicológicos até então estudados exclusivamente pelos filósofos, são abarcados agora pela Fisiologia e Neurofisiologia. Para conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e funcionamentos do cérebro. A experiência da subjetividade demonstra que o capitalismo impôs sua forma de pensar cada humano como consumidor o produtor individual, livre para vender sua força de trabalho. O resultado de toda essa individualidade e subjetividade do homem gera uma crise, uma produção de conflitos. E como solução, que estudasse e produzisse visibilidade para a experiência subjetiva, surge a Psicologia.

A Psicologia é produto das dúvidas do homem moderno, esse humano que se valorizou enquanto indivíduo e que se constituiu como sujeito capaz de se responsabilizar e escolher seu destino. Embora se tenha afirmado que a Alemanha foi o berço da Psicologia, é nos Estados Unidos que surgem as primeiras escolas (abordagens) de Psicologia que, em busca de dados passives de comprovação, deram origem às inúmeras teorias que existem atualmente.

O Funcionalismo, de Willian James (1842 - 1910), o que importa responder: “o que fazem os homens” e “porque o fazem”. E para responder isto, W. James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a “usa” para adaptar-se ao meio.

O Estruturalismo, de Eduard Titchener (1867 - 1927), que a preocupação do estruturalismo também é a consciência, mas de forma diferente Titchner, irá estudá-la em seus aspectos estruturais, isto é, os estados elementares da consciência como estrutura do sistema nervoso central; e prevalece o método de observação, sendo os conhecimentos psicológicos produzidos eminentemente experimentais, isto é, produzidos a partir do laboratório. Esta escola foi inaugurada por Wundt, mas foi Titchner, seu seguidor, que usou o termo estruturalismo para diferenciá-la do Funcionalismo.

Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874 – 1949), que revelou sua importância através da formulação da primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. O termo associacionismo tem origem da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação de idéias – das mais simples às mais complexas. Thorndike formulou a Lei do Efeito, que viria a ser de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista. De acordo com essa lei, todo comportamento de um organismo vivo (um homem, um pombo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com