TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da Psicologia

Por:   •  4/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 2

A Origem da Psicologia

A preocupação com a Alma já existia entre os gregos antes da Era Cristã. Foi entre os filósofos gregos que surgiu a primeira tentativa de sistematizar um pensamento sobre o espírito humano.

Os filósofos pré-socráticos preocupavam-se em definir a relação do homem com o mundo por meio da percepção, mas foi com Sócrates que as idéias psicológicas ganharam consistência.

O próximo passo foi dado por Platão. Ele definiu que a cabeça é o lugar onde ficava a razão e a medula seria a ligação entre a alma e o corpo.

Aristóteles foi um dos mais importantes filósofos e sua contribuição foi inovadora. Ele estudou as diferenças entre razão, percepção e sensações.

Na Idade Média surge Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. O primeiro dizia que a Alma era imortal, o segundo dizia que o ser humano busca a perfeição por meio de sua existência.

Com o surgimento do Renascimento, as ciências alcançam um grande avanço.

René Descartes postula a separação entre mente e corpo. Esse pensamento torna possível o estudo do corpo humano morto, coisa que era inadmissível séculos antes, visto que o corpo era considerado sagrado pela Igreja Católica.

Até aqui, falamos da história da Psicologia, mas não como estudo científico.

A crença na ciência aparece no Séc.XIX e avança tanto que se torna referência.

Antes, os problemas psicológicos eram estudados pelos filósofos. Com os avanços, passam a ser estudados também pela Fisiologia e pela Neurofisiologia.

Algumas descobertas são de extrema importância para a Psicologia, como as da Neurologia e as da Neuroanatomia.

Uma contribuição muito importante para a Psicologia  Científica é a de Wundt. Ele que criou na Alemanha o primeiro laboratório para realizar experimentos, por isso ele é considerado o pai da Psicologia.

Estudando todos esses acontecimentos, podemos perceber que a Filosofia e a Fisiologia se juntaram e fundaram no final do Séc. XIX a Psicologia.

Podemos ver também, que o berço da Psicologia foi a Alemanha com Wundt.

Apesar de ter nascido na Alemanha, foi nos E.U.A que ela cresceu rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com