TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA E ORIGEM DA CIÊNCIA DA PSICOLOGIA

Por:   •  8/9/2018  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

DIREITO

CRISLLAYNE PEIXOTO OLIVEIRA

RESENHA

HISTÓRIA E ORIGEM DA CIÊNCIA DA PSICOLOGIA

ITABAIANA

2018

CRISLLAYNE PEIXOTO OLIVEIRA

RESENHA

HISTÓRIA E ORIGEM DA CIÊNCIA DA PSICOLOGIA

Resenha apresentada ao Curso de Direito, sob orientação do Prof. Dr. Alvaci Freitas Resende, como um dos pré-requisitos para medida de eficiência da disciplina de Psicologia Geral e Jurídica.

ITABAIANA

2018

O texto relata a Evolução da Ciência Psicológica na qual a história foi construída e desenvolvida desde o seu início. A história da Psicologia teve início na Grécia em 2000 a. C e está ligada a necessidade do homem se alto compreender. Através do estudo e busca da compreensão chegam-se a uma definição, usando métodos Científicos e formulando dois princípios: A Platônica e a Aristotélica.

Nesse texto sobre a história da psicologia observamos a evolução, as conquistas e a compreensão, onde esses avanços outorgaram a ocupação do cidadão das coisas do espírito como por exemplo: a filosofia, a arte, etc. A alma seria interpretada como uma parte abstrata do ser humano e compreenderia o pensamento, a sensação, percepção, etc.

Havia uma dificuldade entre os idealistas e os materialistas. Sócrates defendia que a razão concedia ao homem aplicar aos instintos que seria a base da realidade; Platão procurou estabelecer um lugar para a razão no nosso próprio corpo e Aristóteles clamava que tudo aquilo que cresce, reproduz e se alimenta possui a sua alma e estudou as divergências entre a percepção, razão e sensação.

A Psicologia moderna nasceu na Alemanha no final do século XIX e surgiu como uma disciplina científica por Wundt, que adotou o método de Introspecção e substituiu o conceito de espírito por consciência. A partir daí surgiu as primeiras abordagens: O Estruturalismo estuda as experiências conscientes, estrutura do cérebro e sistema nervoso; o Funcionalismo foi iniciado por James e defendia o funcionamento da mente como um aspecto importante e busca a compreensão de seu funcionamento; Behaviorismo iniciada por Watson que tinha como objetivo o estímulo que leva uma resposta através da observação; Gestalt tinha como principal objetivo o conhecimento e a Psicanálise que fala da personalidade normal e anormal.

Analisando o texto a autora dedica-se em apresentar de forma ampla e detalhada as situações históricas da evolução científica, levando a compreensão das ideias e a descobrir uma nova maneira de ser estudada, sendo assim deve-se estudar e tentar entender a Psicologia como uma ciência autônoma através da análise histórica da mesma.

Referência

Disponível em http://psicoativo.com/2016/06/historia-e-origem-da-ciencia-da-psicologia.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com