TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA SOCIAL, SEU SURGIMENTO E ORIGEM

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

1.A PSICOLOGIA SOCIAL, SEU SURGIMENTO E ORIGEM

A psicologia social surgiu no século XX como área da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sócias (sociologia e antropologia). Seu objetivo de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação. (MARCÁRIO, Vânia Santos: Psicologia Social, São Paulo, 2010. Disponível em: http://vaniamacario. blogspot.com. br/2010/12/psicologia-social 15.html )

A Psicologia Social surgiu no período entre as duas guerras mundiais. Após a segunda guerra mundial a psicologia social obteve um grande impulso nos Estados Unidos e segundo um dos mais importantes historiadores da psicologia social naquele país, ou seja, Allport: a psicologia social seria um fenômeno tipicamente norte-americano. A migração dos psicólogos da Gestalt, da Áustria e da Alemanha para os Estados Unidos em função dos nazistas, foi uma das fontes de inspiração para a psicologia social norte-americana e uma das causas responsáveis pela sua individualização. As raízes deste campo conceitual devem ser buscadas na fenomenologia; filosofia claramente distinta do positivismo que vai inspirar nos Estados Unidos uma psicologia, no período entre as duas guerras mundiais. ( LIMA, Renato Sampaio: A história de uma crise: confrontos no campo da psicologia social, Rio de Janeiro, Disponível em: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/anexos/AnaisXIVENA/conteudo/html/sessoes/2888sessoesresumo.htm ).

Esta disciplina também é decorrente da influência Francesa e anglo-saxônica, Francesa, pois em 1798-1857 Comte inventou o termo “Sociologia”, foi o primeiro autor a ter uma ideia e aplicar a psicologia social. Anglo-saxônica, pois como dito anteriormente nos EUA foram editadas várias obras a respeito da psicologia social que auxiliaram no progresso da área. Nos anos 60 os psicólogos sociais penderam para a investigação em relação ao comportamento, a resolução de

conflitos e assim realizando estudos para validar o crescimento desta área. Já nos anos 70 essa linha de estudo perdurou e ainda foi aprimorado, implementando assuntos como discriminação e a psicologia ambiental. Nas últimas décadas o psicólogo social tem uma visão mais ampla, emergem novos interesses e aplicação de novas técnicas também contribuindo para evolução desta área. ( Site disponível em : http://caminhandopsicologia.no.comunidade.net/index.php?pagina=1183300227).

2.CONCEITO

A Psicologia social tem como objeto de estudo o comportamento dos indivíduos quando estão em interação, o que ainda hoje, é controverso e aparentemente redundante pois como se diz desde muito: o homem é um animal social.(Disponível em: (http://psicoosocial.blogspot.com.br/2011/10/psicologia-social-origem-1.html 20/04/2014).

De acordo com o ponto de vista da psicologia Social, os principais conceitos estão fundamentados na percepção social, ou seja, a maneira que percebemos o outro, a impressão que temos do indivíduo, podendo ser uma visão positiva ou negativa. Outro conceito é o de comunicação, esta é responsável pela forma de se expressar e estabelecer uma interação, podendo ser representada de diversas formas, verbais, escritas, desenhos ou sinais. Na psicologia social as atitudes estão relacionadas com crenças, valores e opiniões, uma mudança nessa atitude é modificar a forma de agir. Um ponto importante para a psicologia social é o processo de socialização, onde o individuo pode desenvolver sua personalidade e ser inserido na sociedade, este processo é continuo. Os grupos sociais são definidos por vários indivíduos com diversas opiniões, movidos por objetivos comuns.

Todas essas relações sociais são importantes porque é através delas que podemos analisar e desempenhar o papel do psicólogo mais fundamentado.

3. ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO SOCIAL

O Psicólogo social pode mostrar a sociedade menos favorecidas que elas podem lutar pelos seus direitos. Lutas contra as ideologias que naturalizam relações de violência, discriminação e preconceitos, e do ponto de vista psicológico, baixa autoestima, baixo auto conceito, sentimentos de inferioridade com relações a identificações sexuais, sociais, culturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com