TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Matemática

Por:   •  13/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Origem da Matemática

Os seres humanos no início da história eram formados por grupos de características nômades. Eles faziam seus próprios instrumentos para coletar seus alimentos com pedra madeiras e ossos.

Para ter um controle de quantos membros haviam no grupo, em seus rebanhos e até de quantos alimentos possuíam, eles começaram a utilizar a correspondência biunívoca, fazendo ranhuras em pedaços de madeira e em outros locais. Eles também utilizavam os dedos das mãos para fazer pequenas contagens.

Até meados de 2000. A.C eles não conseguiam realizar contagens mais extensas, mas com o início do comércio surgiu a necessidade de criar um sistema que os ajudassem nesta questão. Foi então que eles desenvolveram o sistema posicional, no qual símbolos representavam uma quantidade infinita de números. Outras técnicas foram desenvolvidas ao longo dos anos.

Ao longo dos anos, houve um crescimento significativo das cidades e a agricultura evoluiu muito e com isso a Idade da Pedra chegou ao fim e iniciou-se a entrada da humanidade na era da civilização. Neste processo a engenharia, o financiamento e a administração se desenvolveram bastante, e a prática do ensino da matemática se tornou mais comum.

Nos dias atuais estudamos os mesmos princípios que surgiram nos primórdios da humanidade.

Na China e na Índia aconteceram importantes acontecimentos da Matemática e até hoje essas regiões são conhecidas por seus renomados matemáticos.

Portanto é possível dizer que a matemática tem papel fundamental na vida das pessoas, desde o início da humanidade, pois em tudo que fazemos a matemática está presente, quando vamos ao mercado, colocamos gasolina, viajamos, entre outros.

Este livro possui muitas informações importantes sobre a Origem da Matemática, que muitas pessoas desconhecem, como eu. As explicações são claras e ele prendeu minha atenção de tal maneira que não consegui parar de ler.

Acredito que ele é fundamental apresentado pelos professores aos alunos, assim eles saberão como a Matemática ajudou desde o início da humanidade e ajuda até hoje.

 

BIBLIOGRAFIA

UM BREVE OLHAR SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA – RICARDO ALEXANDRE DECKMANN ZANARDINI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com