TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem do 5S

Por:   •  25/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  583 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

A Origem do Programa 5S

O programa foi criado no Japão na década de 50. O país estava sob as ruínas da Segunda Guerra e o programa rapidamente tornou-se um dos principais catalisadores das mudanças que seriam necessárias para a reconstrução das empresas e consequentemente, da economia.

Seu nome é uma referencia a 5 palavras japonesas que começam com a letra “S”.

SEIRI – Senso de Utilização ou Descarte

SEITON – Senso de Organização

SEISO – Senso de Limpeza

SEIKETSU – Senso de Higiene

SHITSUKE – Senso de Disciplina ou de Ordem Mantida

O 5S também é conhecido como HOUSEKEEPING (limpando a casa), termo adaptado pelos americanos na década de 80.

1° Senso – UTILIZAÇÃO OU DESCARTE

O senso de utilização ou descarte consiste em identificar, no ambiente de trabalho, tudo aquilo que não tem utilidade, ou que poderia ser melhor aproveitado em outro lugar.

Como principais benefícios, teremos a liberação de espaços para diversos fins, além de reaproveitamento de recursos.

Analise o ambiente: existem materiais, ferramentas, máquinas ou móveis que nunca ou quase nunca são utilizados? Definir o destino desses materiais, retirando-os do ambiente, para liberar espaço.

2° Senso – Organização

Não há nada mais prejudicial a uma empresa que a desorganização. Os efeitos da falta de ordem se refletem em tudo: cliente insatisfeito, prejuízos, altos custos, funcionários desmotivados, baixa-estima e um sentimento terrível de incapacidade diante dos problemas.

É extremamente necessário que todos os colaboradores estejam engajados na luta contra a desorganização! Não basta, no entanto, ficar reclamando de tudo: é preciso ação!

DEFINIR UM LUGAR PARA CADA COISA E COLOCAR CADA COISA EM SEU DEVIDO LUGAR!

Se abriu, feche, se emprestou, devolva, se sujou, limpe;

3° Senso – Limpeza

Ter senso de limpeza é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente.

Na prática do senso de limpeza, devemos estar conscientes que o mais importante não é limpar, mas sim, não sujar. Limpar significa remover os sintomas, enquanto que não sujar significa identificar as fontes de sujeira e elimina-las.

A aplicação do senso de limpeza, na grande maioria dos casos, depende mais da boa vontade do que de recursos financeiros ou técnicos. Basta que cada um adquira a consciência de que um ambiente limpo é sinônimo de qualidade de vida e que os benefícios são para si.

As fontes de sujeira, via de regra, estão no comportamento das pessoas. Manusear documentos com mãos sujas, não limpar os pés ao adentrar no recinto, jogar papéis no chão, consumir alimentos no local de trabalho, são exemplos de hábitos que devem ser modificados.

4° Senso – Saúde e Higiene

Ter senso de saúde significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatório, banheiros, cozinha, restaurante, etc.) e zelar pela higiene pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com