TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LOGICO DA MATEMÁTICA

Por:   •  27/8/2020  •  Artigo  •  4.529 Palavras (19 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 19

  A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LOGICO DA MATEMÁTICA.

CHAGAS, Janílson Tavares¹.

RU: 1361007

SANTOS, Luiz Rogério Alves dos². 

 

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo diagnosticar dificuldades do ensino da matemática 6° ano do ensino fundamental ll, da Escola Bosque do Amapá Módulo Regional do Bailique. Localizada no Distrito de Bailique a 185 km de Macapá Capital do Estado do Amapá AP. A resolução de situações problemas é uma forma de encaminhamento metodológico que levam ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdo específico de matemática e suas relações de interdependências que enriqueçam o processo pedagógico de forma a abandonar abordagens fragmentadas, levando a articulação dos conteúdos. O objetivo do trabalho é o de desenvolver um estudo acerca do uso de situações problema como encaminhamento metodológico na disciplina de Matemática, para o desenvolvimento de raciocínio lógico a partir da apresentação de desafios dando oportunidade de aplicar conhecimentos matemáticos adquiridos em novas situações, de modo a resolver a questão proposta. Foi realizado um estudo exploratório e de cunho bibliográfico cujo objetivo geral foi compreender quais as percepções dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no desenvolvimento do raciocínio logico da matemática. Porém, far-se-á necessário um esforço conjunto de toda equipe escolar, para que ao final de cada ano o aluno tenha adquirido as habilidades e competência mínimas e necessárias para interpretar problemas pertinentes à matemática.

Palavras chaves: Raciocínio Logico. Pratica Docente. Matemática.

  1. INTRODUÇÃO

É consenso que a matemática é difícil e complexa tanto para se aprender quanto para se ensinar. Os motivos são muitos dentre os quais destacam-se a formação deficitária do docente. Quando o currículo escolar torna-se fragilizado com a falta de estrutura, os alunos ficam desmotivados a estudar matemática.

Diante do pressuposto o estudo em pesquisa vem de observações em que foram detectadas as dificuldades dos alunos do 6º ano sobre o estudo do Raciocínio Logico da Matemática no Ensino Fundamenta ll, na Escola Bosque do Amapá Modulo Regional Bailique. O Raciocínio Logico Matemático é como um processo de ações que interagem as múltiplas inteligência do cérebro humano.

Ao utilizar recursos e técnicas metodológicas no ensino/aprendizagem o Raciocínio Logico Matemático passa a ser instrumento indispensável ao longo de todo o Ensino fundamental ll.

Diante da importância do Ensino Matemático no desenvolvimento seja na vida

_________________________

1 Aluno do Curso de Matemática do Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso. 10 - 2019.

  1. Professor Orientador no Centro Universitário Internacional UNINTER.

pessoal ou profissional dos discentes, precisa-se buscar metodologias diferenciadas para que eles saibam interpretar, resolver problemas, raciocinar e se comunicar.

Segundo Piaget (1985, p.126) afirma, que “educar é adaptar o indivíduo ao meio social ambiente”.

Através de atividades significativas que, gradualmente, os conceitos vão sendo compreendidos pelos os alunos do 6ª ano do ensino fundamental ll, adotou-se uma postura intencionalmente voltada para que as aquisições conceituais sejam feitas com compreensão e significado.  Mostrou que didática é importante no aprendizado da Matemática habilitando o aluno a resolver a problemas do cotidiano. Ou seja, a Matemática, muito mais que uma disciplina, é uma forma de pensar.

Assim, propõe-se através deste trabalho propostas para desenvolver o estimulo dos alunos pelo Raciocino Logico Matemático, logico numérico, logico analítico, logico quantitativo e critico. Estimulando os alunos questionar e interpretar as questões, e buscarem conhecimentos para solucionar problemas ao seu cotidiano.

É importante destacar que todas as atividades propostas neste material foram desenvolvidas para que sejam trabalhadas com conteúdos ao 6º Ano do Ensino Fundamental ll, mas podem ser modificadas para apresentar vários níveis de complexidade e, assim, possa ser utilizadas em outras séries.

6. METODOLOGIA

          No que se refere aos seus procedimentos práticos, este artigo é um estudo de natureza bibliográfica acerca da temática a “percepção dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no desenvolvimento do raciocínio logico da matemática”.

          No desenvolvimento do raciocínio logico matemático cria-se perspectiva de uma experiência prática pedagógica o qual visa os objetivos propostos.  A pesquisa foi realizada por meio da leitura sistemática e produção de fichamentos, a partir de livros, artigos, e fontes eletrônicas que abordam o tema proposto.  

           No desenvolvimento do raciocínio logico matemático cria-se perspectiva de uma experiência prática pedagógica o qual visa os objetivos propostos

Desta maneira foi possível obter informações das situações do ensino da matemática, onde se realizou a interpretação de diferentes problemas matemáticos e raciocínio logico matemático, para que os alunos analisassem as diferentes formas de resolução dos problemas.

Percebe-se que alguns alunos, uma vez chegados à solução do problema passam para outro problema sem discutir ou verificar as soluções encontradas do problema. Assim, eles perdem uma fase importante e instrutiva do trabalho da resolução. Se fizerem um retrospecto da resolução completa, reconsiderando e reexaminando o resultado final e o caminho que levou até este, eles poderão consolidar o seu conhecimento e aperfeiçoar a sua capacidade de resolver problemas.

Dentre as possíveis soluções, especialmente para a falta de interesse do aluno, para auxiliar aqueles com dificuldade de aprendizagem, pertinente aos problemas matemáticos cabe ao professor criar metodologias que venham estimular o aluno o interesse pelo estudo da matemática.  

         Espera-se que no final deste trabalho, o professor tenha propiciado aos alunos oportunidades para desenvolver o espírito crítico, criatividade, a capacidade de análise, a interpretação, a formulação de hipótese e a elaboração de estratégia, inclusive quando possível, utilizando analogias estabelecidas com outros problemas já resolvidos, habilidade para cálculo e elaboração de procedimentos diversos de resolução, a partir das estratégias usadas pela classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com