TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DIFICULDADES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso na UEB Vovô João

Por:   •  10/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.990 Palavras (12 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR FRANCISCANO-IESF[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA MENDES VIANA

ELAINE CRISTINA DINIZ PEREIRA

USO DE METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UEB VOVÔ JOÃO QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Paço do Lumiar

2014

ADRIANA MENDES VIANA[pic 2]

ELAINE CRISTINA DINIZ PEREIRA

USO DE METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UEB VOVÔ JOÃO QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Franciscano, como requisito para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Orientadora: Profa. MSc.: Gilsene Daura da Silva Barros

Paço do Lumiar

2014

SUMÁRIO[pic 3]

1      CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA        3

1.1   Tema        3

1.2    Problema        3

1.3    Hipótese(s)        3

1.4    Objetivos        3

1.4.1 Objetivo geral        3

1.4.2 Objetivos específicos        3

1.5    Justificativa        4

2       REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1    Caminhos para a aquisição da aprendizagem e sua definição        6

2.2    O que são dificuldades de aprendizagem?        8

2.3    Diagnóstico e metodologia em sala de aula        9

3       METODOLOGIA        11

3.1    Tipo de pesquisa        11

3.2    Universo e amostra        11

3.3    Instrumentos de coleta de dados        

4       RECURSOS        

5       CRONOGRAMA        

         REFERÊNCIAS        14

        

        

  1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
  1. Tema

USO DE METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA UEB VOVÔ JOÃO QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

1.2 Problema de pesquisa

Como fazer com que os alunos com dificuldades de aprendizagem cognitiva do 3º ano do ensino fundamental da UEB Vovô João aprendam de forma significativa?

  1. Hipótese(s)

  1. A utilização de recursos pedagógicos poderia ajudar no desenvolvimento das crianças com dificuldades de aprendizagem;
  2. O uso de metodologias diferenciadas para crianças com dificuldades de aprendizagem podem auxiliar na compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo geral

Analisar como o uso de metodologias diferenciadas para crianças com dificuldades de compreensão cognitiva podem promover o desenvolvimento da aprendizagem de forma eficaz.

1.4.2 Objetivos específicos

  1. Identificar as metodologias que possam favorecer a aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem;
  2. Conhecer a importância da aplicabilidade dos recursos pedagógicos pelo professor para auxiliar no processo de ensinoaprendizagem dos alunos com dificuldades cognitivas;
  3. Investigar qual a postura do professor diante das dificuldades de aprendizagem evidenciadas em sala de aula.

1.5 Justificativa

É de grande relevância para a sociedade atual falar sobre dificuldades de aprendizagem devido ao alto índice de crianças que apresentam esta realidade. Quanto a este fato nota-se que há uma grande incidência na rede pública visto que o maior problema, às vezes, é a postura do professor diante das dificuldades evidenciadas.

A sala de aula e a forte cobrança imposta ao professor com o término dos conteúdos fazem com que o mesmo se torne indiferente aos alunos com dificuldades de aprendizagem, classificando-os como desinteressados, crianças-problema, indisciplinados, peraltas e uma infinidade de adjetivos. Entretanto rotular, porém, não ajuda em nada e pode até atrapalhar o desenvolvimento dessas crianças que precisam do suporte pedagógico do professor.

Ressalta-se que o tema foi escolhido a partir de experiências vividas em sala de aula com alunos do 3º ano do ensino fundamental onde se observou um número significativo de alunos que apresentam vários tipos de dificuldades de aprendizagem, em especifico as de déficit cognitivo.

Ao observá-las percebeu-se que as dificuldades de aprendizagem podem interferir sobremaneira na interação das mesmas com seu meio social e muitas perdem o interesse pela escola desenvolvendo insegurança e baixa autoestima.

Acredita-se que este projeto, pode contribuir de forma bastante significativa para ajudar na superação das dificuldades de aprendizagem vivenciadas em sala de aula pelos alunos do 3º ano do ensino fundamental da UEB Vovô João.

Sendo assim, destaca-se o interesse das pesquisadoras em aprofundar os conhecimentos práticos e teóricos sobre o referido tema, em virtude de ser uma temática bastante presente no cotidiano escolar, constituindo assim um tema para se obter grandes reflexões sobre a atuação do professor diante dessa realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (962.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com