TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/7/2022  •  Dissertação  •  7.757 Palavras (32 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 32

        

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÔ NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.  

 

Autores: João Gabriel Leitão Craveiro Ramos 

Luiz Felipe Cardoso de Amorim 

Orientadora: Prof. Me. Nayanne Dias Araújo 

 

 

RESUMO 

O Judô é uma arte marcial que surgiu no Japão no ano de 1882. Teve como fundador o Professor Mestre Jigoro Kano e como base filosófica e técnica para sua criação o ju-jutsu, porém, mais focado em um modelo educacional. Por possuir uma filosofia ímpar, que busca desenvolver o indivíduo em aspectos motores e sociais, acredita-se que o Judô pode ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento social dos alunos praticantes. Tendo em vista um número crescente de casos de violência nas escolas, a pesquisa teve como objetivo investigar como o judô, baseado em sua filosofia, vem influenciando no desenvolvimento social dos alunos de ensino fundamental. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual, localizada no município de Cuiabá, Mato Grosso. Foram participantes da pesquisa onze alunos matriculados no ensino fundamental desta instituição de educação básica, sendo quatro do sexo feminino e seis do sexo masculino, e a professora de judô que ministra as aulas para esses alunos. A pesquisa contou com a aplicação de uma entrevista estruturada, na qual as respostas foram gravadas via aparelho celular e transcrita posteriormente. A análise de dados foi feita de forma comparativa, utilizando embasamento teórico na revisão de literatura, buscou-se associar as respostas dos alunos e as da professora com os princípios filosóficos do judô. Ao final da pesquisa pôde-se concluir que o judô vem ajudando no desenvolvimento social desses alunos, uma vez que foi observado evidências de melhoria na convivência com seu grupo social após o início da prática desta modalidade, foram destacados pelos alunos e pela professora aspectos como melhoria no respeito com o próximo e maior disciplina no cotidiano dos alunos. 

 

Palavras chave: Disciplina, Respeito, Filosofia, Artes marciais. 

 

 

INTRODUÇÃO 

O judô, segundo Andrade (2017) é uma arte marcial e um esporte olímpico que teve origem em 1882, criado por um jovem professor com o nome de Jigoro Kano. Consiste numa sistematização técnica e filosófica do ju-jutsu que era o sistema de luta dos antigos samurais, no qual seu criador modificou a base para dar ênfase a um modelo mais educacional para esta arte marcial, a fim de desenvolver o ser humano de maneira integral, corpo, mente e moral. Ainda segundo Andrade (2017) a palavra judô em sua tradução significa “Caminho Suave” que faz menção a sua fundamentação e princípios filosóficos. São eles: prosperidade e benefícios mútuos; ceder para vencer; máxima eficácia. Com esses princípios como norteadores o judô funda sua base filosófica e moral e ganha grande destaque no mundo devido a sua prática diferenciada como arte marcial.  

Tendo o judô como base da pesquisa, investigamos como tal modalidade pode influenciar no desenvolvimento dos indivíduos praticantes desta modalidade, tendo em vista os aspectos sociais, já que, “a agressividade e a violência vêm influenciando no amadurecimento do aluno  na sociedade em que vivemos, podendo vir a resultar em outros problemas na vida dos mesmos, como ansiedade, vergonha e dificuldade na socialização” (MARCÍLIO, 2018 p.5).         Desta maneira, pode-se ver no judô uma ferramenta de mudança social, pois o mesmo foi criado em bases teóricas e filosóficas, com uma crença baseada no respeito mútuo, no qual segundo Jigoro Kano o aluno deve aprender “que sem o adversário, que também é seu colega, não tem como se aperfeiçoar” (KANO, 2008). Sendo assim, acreditamos que há de se desenvolver, através da pratica do Judô e da vivência de sua filosofia, maior respeito ao próximo, logo, naturalmente diminui a violência na convivência social dos alunos, pois, ainda segundo Kano “como o judô deriva das artes marciais do passado, ele deve perpetuar o espírito das artes marciais: lealdade, fé, honra e várias outras virtudes enfatizadas nas antigas artes marciais, [...] a deterioração moral da sociedade resulta principalmente da falta de ênfase nessas virtudes.” (KANO, 2008). 

Tomando como conhecimento os princípios filosóficos e históricos do judô, passamos assim a acreditar que esta modalidade pode contribuir na melhora de comportamentos sociais e morais, Ferreira afirma que essa melhora comportamental se dá devido ao judô possuir uma filosofia ímpar que busca fazer de seu praticante um ser humano moldado em princípios morais e éticos firmes e retos. (FERREIRA, 2007). Segundo o mesmo autor, o fundador do judô, Jigoro Kano, dava duas significâncias para o judô, sendo a primeira mais voltada para a parte de defesa pessoal, tendo como norte o desenvolvimento de movimentos refinados para desenvolvimento harmonioso dos grupos musculares e habilidades de combate e a segunda como um meio de harmonizar corpo e mente, com objetivo de formar o indivíduo em uma conduta moral e ética singular. (FERREIRA, 2007). O judô, por ser uma arte marcial construída através do aperfeiçoamento moral, ético e técnico do ju-jutsu, traz em sua filosofia a busca pela formação integral do ser humano, visando respeito, cortesia, coragem, honestidade, honra, modéstia, autocontrole e amizade.  

Sendo assim, a prática do judô pode ser utilizada como uma ferramenta na busca pelo desenvolvimento do indivíduo, pois além de estimular a formação de um amplo repertório motor, também busca contribuir na formação social. Muito se vê no meio escolar que alunos não respeitam seus professores e colegas, demostrando comportamentos agressivos, desrespeitosos e desafiadores.  Segundo Bandura, et. al. (2008), muitos desses comportamentos vêm do que o indivíduo carrega de sua cultura familiar, às vezes esse comportamento agressivo se dá através do que é denominado de modelação. As principais formas de surgimento desse comportamento agressivo na sociedade moderna, são as agressões modeladas e reforçadas pela família, onde o indivíduo aprende um estilo agressivo e passa a ter esse comportamento como algo normal, tornando-se insensível e habituado com a violência (BANDURA, et. al., 2008). Baseando-se nos princípios de Bandura, et. al. (2008) sobre a forma de aprendizagem comportamental dos indivíduos, acredita-se que ao expor, continuamente, o indivíduo à prática do judô, estando ele envolto de todo um aparato social, pode-se tentar mudar o comportamento desse indivíduo, uma vez que a aprendizagem comportamental se dá através de espelhamento naquilo que ele vê e vive. Kano (2008) utiliza alguns exemplos de situações que os professores de judô conseguiram trabalhar e melhorar as atitudes dos alunos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)   pdf (225.4 Kb)   docx (169.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com