TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PLATAFORMA LOGÍSTICA NO BRASIL

Por:   •  16/12/2017  •  Monografia  •  5.580 Palavras (23 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 23

Nome da Revista


Vol. xx, Nº. xx, Ano 2013

Autor

Oseias Pereira Pastana

oseiaspastana@gmail.com

Curso

MBA Gestão de Projetos

RA: 2266859538


 PLATAFORMA LOGÍSTICA NO BRASIL

Utilização da parceria público-privada

RESUMO

Essa pesquisa foi verificar a aplicação de Parceria com o poder Público e Privado no projeto inovador no âmbito brasileiro definido “Plataformas Logísticas no Brasil”. Como esse levantamento constatou-se que são dez os estados que possuem projetos pré-definido e estudos de viabilidade para implementação de plataformas logísticas. Até então não se tem plataformas logísticas em funcionamento, apenas projetos, dos quais apenas uma pequena parte desses, ou seja, 20% dos projetos de PL’s apresentam a admissão da modalidade de parceria público-privada como forma de financiamento destes empreendimentos. No Brasil constata-se carência de infraestruturas e as plataformas logística consistem dessas necessidades, logísticas. As vantagens econômicas potenciais de aglomeração nestes locais.

Palavras-Chave: Plataforma Logística; PPP; Parceria Público-Privada; Empreendimento Logístico.

ABSTRACT

This research was to verify the application of partnership with public and private power in the innovative project within defined scope "Logistics Platforms in Brazil." As this survey it was found that there are ten states that have pre-defined projects and feasibility studies for implementation of logistics platforms. Until then there is no logistics platforms in operation, only projects, of which only a small portion of these, ie 20% of PL's projects have the admission of the public-private partnership mode as a way of financing these projects. In Brazil, cons-tata-lack of infrastructure and logistics platforms consist of those needs, logistics. The potential economic advantages of agglomeration in these places.

Keywords: Logistics Platform; PPP; Public-private partnership; Logistics enterprise.


  1. INTRODUÇÃO

No ambiente de desenvolvimento econômico, as economias desenvolvidas, e as emergentes a uma tendência de aumento de demandas e capacidades em razão do cenário que estar favorável, tornando necessário uma dialogo extenso relacionado ao sistemas logísticos atual, visando algumas modalidades, entre eles armazenagem, movimentação, transporte, distribuição, as possibilidades de adequação, melhorias e projetos logísticos que possam dar suporte de forma adequada ao desenvolvimento. Isso condiciona as empresas a utilizar novas formas, capazes de responder com mais rapidez e flexibilidade o que o mercado exige, e com isso podendo manter, a qualidade dos produtos e serviços e principalmente os custos neles empregados.

A tendência para alcançar e relativamente manter a vantagem do cenário competitivo que apresenta no momento, reduzir custos e ter possibilidade de prestar um nível de serviço adequado é a de agrupar as empresas dentro de uma cadeia logística, no entanto evitando os custos adicionais com transporte interno, manutenção de estoques, armazenagem entre outros, elaborando uma estrutura integrada e competitiva (BOLUMOLE, 2003; ALBERS, 2005; DORNIER et al., 2000, NASSIMBENI, 1998; BESANKO et al., 2006).

O Desenvolvimento e a evolução da logística, vem demandando áreas de serviços que possam analisar os processos de suprimentos, produção e distribuição. De frente com esse cenário surgem as plataformas ou centros logísticos. O planejamento de áreas de serviços, centros de distribuições ou plataformas logísticas consistem em uma necessidade cada vez maior no Brasil, no entanto constata-se uma carências relacionadas à infraestrutura logística e as vantagens econômicas potenciais de aglomeração nestes locais.

O projeto, plataforma logística (PL) é uma instalação que atende determinada área ou região, onde se concentram atividades relacionadas ao transporte de carga, logística e distribuição de produtos, seja em nível nacional ou internacional, e operada em base comercial, por vários operadores. Uma plataforma logística deve ser administrada por uma organização neutra em relação aos interesses particulares dos participantes, ou seja, de preferência uma parceria público-privada (KAPROS, 2011).

Os investimentos para iniciação de uma plataforma logística são considerados elevados, de certo modo podem ser realizados na modalidade de parceira-público-privada (PPP). No Brasil os investimentos realizados sob a prática da parceria-público-privada

devem atender a uma legislação especifica prevista na Lei n 11.079, de 30 de dezembro de 2004.

O proposito dessa pesquisa e verificar a utilização da modalidade de parceria público privada (PPP) no projeto proposto. Como contribuição apresenta-se também uma discussão sobre as oportunidades da utilização das plataformas logísticas na infraestrutura logística do país. Para chegar no objetivo deste pesquisa, as pesquisas feitas foram através de publicações e meio eletrônico de referência ao tema. Na primeira parte da investigação do tema uma breve contextualização do problema. Na segunda parte, apresenta-se o referencial teórico que serviu de base para nortear a realização da pesquisa. As etapas e metodologia utilizadas para a criação do trabalho, onde são definidos os principais pontos desta pesquisa são apresentadas na terceira parte. Na quarta parte, todo o projeto é apresentado com partes detalhadas do cenário levantado de plataformas logísticas no Brasil, as características dos projetos da Plataforma Logística do São Francisco (PLSF) e da Plataforma Logística Multimodal de Goiás (PLMG) e a utilização da modalidade de PPP nestes empreendimentos inovador que visa viabilizar e otimizar, gerando desempenho e lucratividade excelentes as partes interessadas. A análise e discussões desses resultados obtidos serão exibidos na quinta parte. Finalizando, as conclusões e contribuições do trabalho, as mesmas à critério podem ser atribuídas no entanto como hipóteses para novas pesquisas.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta seção apresenta-se os conceitos relevantes para a compreensão sobre as plataformas logísticas e também a fundamentação teórica relativa a parceria público privada (PPP), visando dar sustentação teórica ao objetivo proposto nesta pesquisa.

  1. PLATAFORMAS LOGÍSTICAS

São Projetada para ser um centro integrado de distribuição e transportes, a plataforma logística irá centralizar toda suas atividades em só lugar, será um conjunto de instalações e equipamentos onde se desenvolverão diversas atividades ligadas ao transporte de modo geral. A plataforma será utilizada conjuntamente por indústrias e distribuidores. (figura-1) Entretanto as plataformas desenvolverão atividades relativas ao transporte, à logística e à distribuição de mercadorias e produtos, e demais atividades. Boudouin (1996), seu conceito foi desenvolvido na França pelo Groupement Européam D’intérêt Economique (GEIE) com o propósitos de substituir os serviços prestados pelos terminais de cargas no entanto ineficientes. Na pesquisa detectamos que a outro conceito sobre plataforma logística é abordado pelo Telecotrans 1999- Plataformas Logísticas e Centros de Transportes de Mercadorias na Espanha, no qual apresenta as PL’s como pontos ou áreas de rupturas das cadeias de transporte e logística. Elas (PLs) surgiram como alternativa de resposta à economia moderna, com maior flexibilidade e velocidades de reação junto às demandas do mercado com um sistema integrado de transportes, que permitira a circulação de informações correspondentes aos movimentos físicos, de proporção maior e complexa que requer respeito dos usuários. Para Duarte (2004) as plataformas tem como finalidade o aumento da eficiência e da organização, tanto para distribuição, serviços e empresas, criando empregos, melhorando o valor, o tempo e a qualidade dos serviços e com isso a competitividade. Com a grandeza do projeto que visa maximizar de forma geral, os investimentos realizados nas plataformas podem ser contemplado entre o público que compreende a urbanização do espaço, com admissão de infraestruturas de transportes e, eventualmente de construções “alugadas a empresas de serviços e operadoras” e, o privado que atua na construção dos locais no interior dos quais são tratadas as mercadorias e ofertados os serviços. Quanto o sistema é fundamental que seja gerenciado entidade única, jurídica e neutra ao empreendimento e que de preferência seja uma parceria público-privada. (RIMIENĖ e GRUNDEY, 2007; MEIDUTĖ, 2007; BOUDOUIN, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (818.7 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com