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A POLITICA PUBLICA

Por:   •  8/10/2020  •  Resenha  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  119 Visualizações

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8 – QUETÕES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFESSOR ROBERTO GILONNA JÚNIOR

  1. Inegavelmente a história refere-se ao passado, mas é muito mais do que isto! Nós somos feitos de história, somos seres históricos. Sabemos como somos porque conhecemos nossa trajetória ao longo do tempo. A História, portanto, refere-se   basicamente: pg. 1.  
  1. À vida dos homens em sociedade, à forma como se organizam, se adaptam e transformam o ambiente em que vivem ao longo do tempo;
  2. À vida das mulheres em sociedade, à forma como se organizam, se adaptam e transformam o ambiente em que vivem ao longo do tempo;
  3. À vida dos jovens e adolescentes em sociedade, à forma como se organizam, se adaptam e transformam o ambiente em que vivem ao longo do tempo;
  4. À vida dos idosos e deficientes em sociedade, à forma como se organizam, se adaptam e transformam o ambiente em que vivem ao longo do tempo;    

 

  1. Não temos, a intenção de elaborar nem de oferecer um conceito que seja acabado e que contenha esta diversidade. Porém, é fundamental entendermos que, apesar desta diversidade, a história pode ser considerada uma ciência que estuda tudo que tem relação com a vida do homem. Pg. 2.
  1. Portanto, a disciplina História da Educação tem como preocupação mental a reflexão crítica em torno do processo educativo ao longo do tempo e do espaço;
  2. Portanto, a disciplina História da Educação tem como preocupação central a reflexão crítica em torno do processo educativo ao longo do tempo e do espaço;
  3. Portanto, a disciplina História da Educação tem como preocupação central a reflexão chata em torno do processo educativo ao longo do tempo e do espaço;
  4. Portanto, a disciplina História da Educação tem como preocupação mental a

reflexão chata ao redor do processo educativo ao longo do tempo e do espaço.

 

  1. Por educação entendemos a _________________________________ sobre o ser juvenil, com o propósito de formá-lo e desenvolvê-lo. Mas significa também a ação genérica e ampla de uma sociedade sobre as gerações jovens com o objetivo de conservar e transmitir a existência coletiva (Luzuriaga, 2001). Pg. 4
  1. Influência intencional e sistêmica;  
  2. Influência internacional e sistemática;    
  3. Influência intencional e sistemática;  
  4. Influência intensiva e sistemática.

 

  1. Mas, se a educação pode servir para a manutenção do status quo, para a conservação da ordem econômica, social e política, pode, também, ser um instrumento de transformação. Conforme o que foi exposto acima, podemos entender que Educação pode ser pensada a partir dos seguintes aspectos: pg. 5.

 

  1. O significado de educação está intimamente ligado às visões de mundo, sociedade e homem.
  2. A prática educativa não é uma prática neutra, desinteressada, desligada das relações de poder.
  3. Uma educação comprometida com as relações de poder pode colaborar para a preservação de uma sociedade injusta.
  4. A educação pode, também, ser um instrumento de transformação e libertação de uma sociedade.
  1. Correta apenas a I;
  2. Corretas I, II e III;
  3. Errada apenas a IV;
  4. Todas estão corretas.  

 

  1. Estudar a história da educação é a maneira ideal para contribuir com a melhora da educação atual, pois, por meio desse estudo podemos conhecer os percalços enfrentados com as reformas já realizadas, as armadilhas das ideias ilusórias e irrealizáveis         e         da         resistência         antidemocrática         que         as         ideias         inovadoras possam ter enfrentado. Pg. 6.
  1. Podemos conhecer os percalços;
  2. Podemos conhecer os descalços;
  3. Podemos conhecer as desgraças;
  4. Podemos conhecer os amassos.

 

  1. Uma das melhores fontes para se entender de que forma se processava a educação nas comunidades primitivas da Pré-História é por meio do estudo destas comunidades existentes ainda hoje. Devemos esclarecer que a designação “povos primitivos” se refere muito mais às características socioculturais destes povos do que à sua localização no tempo. Qual é a diferença? Pg.7
  1. Na Pré-História, toda humanidade era reformada por “povos primitivos”, enquanto que hoje estão quase extintos.  
  2. Na Pré-História, toda humanidade era formada por “povos primitivos”, enquanto que hoje estão quase extintos.
  3. Na Pré-História, toda humanidade era deformada por “povos primitivos”, enquanto que hoje estão quase extintos.
  4. Na Pré-História, toda humanidade era tomada por “povos primitivos”, enquanto que hoje estão quase extintos.

 

  1. Podemos afirmar que _____________é algo pertencente a toda humanidade, está presente entre todos os grupos humanos, sejam eles considerados primitivos ou civilizados.
  1. Estirpe  
  2. Povo  
  3. Cultura  
  4. Linhagem  

 

  1. De uma maneira geral devemos entender _______________ como sendo um determinado estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra determinado povo ou sociedade.
  1. Sociedade  
  2. Erudição  
  3. Povo    
  4. Civilização  

 

  1. Por meio da educação informal acontece o aprendizado dos sistemas de valores, dos modos de vida, das representações, dos papéis sociais e dos modelos de comportamento, enfim, da cultura de uma determinada sociedade. A educação informal nunca se completa no sentido de ter um final, pois estamos sempre aprendendo. Pg. 9
  1. A educação informal é o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro de determinada sociedade, internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral, etc.;
  2. A educação formal é o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro de determinada cultura, internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral, etc.;
  3. A educação econômica é o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro de determinada sociedade, internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral, etc.;
  4. A educação informal é o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro de determinada sociedade, internalizando suas regras, costumes, hábitos, crenças, moral, etc.;

 

  1. Sobre pintura rupestre, é um tipo de pintura feita pelos homens da época pré-histórica. Os homens usavam as paredes das cavernas como telas e ali imprimiam sentimentos variados. Os desenhos podiam ser utilizados como forma de comunicação, já que não dominavam a escrita. Pg.10
  1. Arte gravada na pedra;  
  2. Arte gravada na rocha;  
  3. Arte gravada na polida;
  4. Arte gravada na madeira.

 

  1. É um sistema de governo em que o poder político está fundamentado no poder religioso. Para os egípcios, a ordem social representava um aspecto da ordem cósmica. Assim, a realeza existiria desde o começo do mundo, pois o “Criador foi o primeiro Rei, transmitindo esta função ao filho e sucessor, o primeiro Faraó. Essa delegação consagrou a realeza como instituição divina”. Pg. 18
  1. Governo democrático ou democracia;
  2. Governo socialista ou comunista;
  3. Governo teocrático ou teocracia;
  4. Governo eucêntrico ou eucentrismo.  

 

  1. É um tipo de literatura proverbial de sabedoria que tem uma finalidade basicamente didática. A Bíblia, por exemplo, é um livro de literatura sapiencial. Segundo os historiadores este tipo de literatura foi introduzida em Israel pelo rei Salomão, mas antes disso, se tem registros dessa literatura em todo o Oriente e, especialmente, no Antigo Egito. Pg. 19
  1. Literatura infantil;
  2. Literatura paramental;
  3. Literatura jupiencial;
  4. Literatura sapiencial.

 

  1. Segundo o dicionário Houaiss, é uma técnica para desenvolver a memória por meio de processos de combinação e associação de ideias. Relativo à memória; que ajuda a reter na memória. Memorizar.pg.19
  1. Mnemônica;  
  2. Mnemática;
  3. Mnemotecnia;  
  4. Mnemotécnica.  

 

  1. O conceito que originalmente exprime o ideal educativo grego formulado e explicitado nos poemas homéricos, é entendida como um atributo próprio da nobreza, um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais, tais como a bravura, a coragem, a força, a destreza, a eloquência, a capacidade de persuasão, ou, em uma palavra, a heroicidade.

Pg. 24

  1. Aretha;
  2. Arete;  
  3. Ariely;
  4. Arebaba.  

 

  1. O ideal educativo, denominado __________________, buscou atingir mais do que a honra e a glória contidos no arete, pois pretendia-se, além disto, alcançar a excelência física e moral. Os atributos que o homem devia procurar realizar eram: a beleza (kalos) e a bondade (kagatos). Pg. 25
  1. Kaloskagantia;  
  2. Kaloskagagotia;  
  3. Kaloskagathia;
  4. Kaloskagagados.

 

  1. Apenas ______ dos habitantes da cidade eram considerados cidadãos, portanto, só estes possuíam os direitos políticos conquistados. Desta forma, Atenas, que possuía ________ mil habitantes, permitiu a participação de apenas _____ mil cidadãos, excluindo a maior parte da população de participar da vida política e  pública. Eram excluídos os estrangeiros residentes em Atenas, os escravos e as mulheres. Pg. 27
  1. 10% - 100 – 10;
  2. 10% - 200 – 20;
  3. 10% - 300 – 30;
  4. 10% - 400 – 40.

 

  1. ______________ foi uma escola de Ciência Política fundada por ___________ em ______________. A escola localizava-se no bosque consagrado à Apolo Lício e, provavelmente, esta é a origem do nome “Liceu”. Atualmente várias escolas secundárias e estabelecimentos educacionais e culturais recebem esta designação. Pg.

34

  1. Liceu – Aristóteles – 335 a.C.;
  2. Liceu – Aristóteles – 355 a.C.;
  3. Eliseu – Aristóteles – 335 a.C.;
  4. Eliseu – Aristóbulos – 333 a. C.

 

  1. A Idade Média europeia divide-se em duas etapas bem distintas: a alta Idade Média (que vai da formação dos reinos germânicos, a partir do século V, até a consolidação do feudalismo, entre os séculos IX e XII); e a baixa Idade Média (que vai até o século XV, caracterizada pelo crescimento das cidades, a expansão territorial e o florescimento do comércio). A sociedade medieval era dividida em estamentos.

Os três principais grupos eram: pg. 38

  1. Claro, Destreza, Surdos;
  2. Clero, Nobreza, Servos;
  3. Clero, Nobresa, Escravos;
  4. Cloro, Pobreza, Servos.

 

  1. A produção do conhecimento tinha seu centro e elite no seio das hierarquias estabelecidas pela Igreja. Sendo assim, era mantido um severo controle sobre os produtores do saber, havendo, para eles, a obrigação de darem um determinado sentido a seus trabalhos: o conhecimento humano deveria estar voltado para fundamentar, legitimar e difundir as verdades contidas nas Sagradas Escrituras e, portanto, para glorificar o reino de Deus. O conhecimento que não tivesse exatamente essa finalidade era considerado herege. Os dogmas religiosos não poderiam ser contestados pelos estudos científicos. Alguns destes dogmas eram: pg. 41
  1. Geografia – a Terra é redonda e plana no universo

Teocentrismo – Deus é o autoritário de todas as explicações

Teocracia – todo poder do rei emana da constituição divinal

  1. Geocentrífugo – a Terra é o centro do universo

Teocentrado – Deus é o centro de todas as explicações

Teoescrachado – todo poder do rei emana de Deus

  1. Geocentrismo – a Terra é o centro do universo

Teocentrismo – Deus é o centro de todas as explicações

Teocracia – todo poder do rei emana de Deus

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