TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POSSIBILIDADE DO GRUPO NACIONAL

Relatório de pesquisa: A POSSIBILIDADE DO GRUPO NACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

2- POVO

3- RAÇA

4- HOMOGENEIDADE DE GRUPO NACIONAL

5- CONCEITO DE ESTADO

Nação e Estado são realidades distintas.

Nação- realidade sociológica

Estado- realidade jurídica.

Por quê?

1.>NAÇÃO envolve conjunto de grupos distintos envolvendo fatores geográficos, políticos, históricos, étnicos cujos agrupamentos determinam a continuidade. Tal permanência determina características físicas, psicofísicas um sentimento de patriotismo e muito apego à sua terra de nascimento. Portanto podemos conceituar nação como um conjunto homogêneo de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de sangue, idioma, religião cultura e ideais. CIÊNCIA POLÍTICA

1- CONCEITO DE NAÇÃO

NAÇÃO PODE EXISTIR SEM ESTADO?

>SIM. Várias nações podem viver num só Estado, e uma nação pode espalhar-se por vários estados. Logo nação é uma entidade de direito natural e histórico.

2.>POPULAÇÃO – É um conceito quantitativo, demográfico. Designa a massa total de indivíduos que vivem delimitados por fronteiras e são obrigados a obedecer as leis do país.

População envolve município, Estado, País, quando se quer identificar a qual população se refere. Logo, não há distinção de raça, cor, religião etc. Logo os Estrangeiros fazem parte da população de qualquer espaço geográfico politicamente determinado.

3.>POVO – Genericamente equivale a POPULAÇÃO, e quando se quer identificá-lo pode se recorrer a uma qualificação especifica. Ex. povo japonês, povo brasileiro etc.

4.>RAÇA – Unidade bio-antropológica. Por quê?

(ETNIA) – envolve fatores genéticos, vinculo de sangue embora o mesmo indivíduo pode ter vínculos sanguíneos com diversas raças..ex. o brasileiro: (negro,índio,português ).

5.> HÁ HOMOGENEIDADE DO GRUPO NACIONAL?

Elementos constitutivos do Estado: População, Território e Governo.

Portanto Entende-se por Estado, uma unidade política jurídica, durável, tem uma aglomeração humana com um território comum. Mas a homogeneidade se dá, legitimando o Estado na medida em que há pelo menos alguns fatores históricos e psicológicos.

6.> CONCEITO DE ESTADO.

Embora haja pontos de vista em cada doutrina, em cada autor sobre Estado, não se pode DEFINIR.

Vejamos alguns conceitos. Rudolf Smend “demonstra que o Estado é resultante natural de um longo processo de integração:...forças independentes que congrega e comanda. É para onde converge todas as forças sociais propulsoras, sob sua disciplina, da felicidade e da ordem no seio da comunhão....”

Autores norte-americanos

JOHN BURGESS: “O Estado é uma parte especial da humanidade considerada como unidade organizada”

O Estado é uma sociedade de homens unidos para promover o seu interesse e segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com