TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA DO PROGAMA DE CCQ NA ALFA

Exames: A PRATICA DO PROGAMA DE CCQ NA ALFA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  4.943 Palavras (20 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

Esta dissertação analisa a funcionalidade do programa de CCQ’s - Círculos de Controle de Qualidade na ALFA, a utilização das ferramentas da qualidade e os resultados alcançados do programa. Será realizada uma pesquisa documental na base de dados dos departamentos da ALFA e uma entrevista com a analista de qualidade da empresa. A pesquisa conclui positivamente pela aceitação dos CCQ’s como fonte de referência para a motivação de trabalhadores, de forma que possam agir como gerentes em ação, independente do seu nível educacional formal, portanto se o programa e as ferramentas de qualidade forem adotados dentro de uma perspectiva de Gestão Integrada na empresa, podem representar um fator de avanço para a transformação social brasileira nos dias atuais.

Palavras-chave: Círculos de Controle de Qualidade. Qualidade total. Ferramentas da qualidade. Motivação.

1. INTRODUÇÃO

Diante da atual competitividade, as empresas não podem sequer pensar em qualidade como estratégia competitiva, ela deve estar inserida no dia a dia de suas atividades, para isso elas trabalham com programas de CQT (Controle de Qualidade Total). Na busca por melhorias e pelo aperfeiçoamento de tudo que está relacionado à empresa, processo produtivo e aos produtos, a gestão procura inserir as novas práticas administrativas dando mais autonomia aos colaboradores e envolvendo-os cada vez mais nas decisões de suas tarefas, fazendo despertar o sentimento de dono, tornando-os intra-empreendedores.

O Controle de Qualidade Total faz com que as empresas trabalhem com programas corporativos como o 5S, 6 Sigmas e o CCQ. Por volta de 1985 foi inserido na empresa ALFA o CCQ (Círculo de controle de Qualidade), que são grupos formados por voluntários geralmente de uma mesma área, com objetivo de resolver problemas, identificando suas causas e sugerindo soluções viáveis. Este programa já era praticado por outras empresas instaladas no Brasil como Johnson & Johnson, Volkswagen e Embraer em meados da década de 70. (ALFA 2008)

O programa de CCQ na empresa ALFA funciona como ferramenta motivacional, proporcionando o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados, além de reduzir custos e aumentar produtividade. O CCQ é formado por colaboradores voluntários que buscam soluções para problemas em suas atividades.

A pesquisa procura evidenciar a importância para o desenvolvimento da criatividade humana, além de aprimorar a aprendizagem, no que se refere à essência do programa, que é analisar e solucionar problemas em equipe.

Segundo Campos (1999) a prática de CCQ está ligada diretamente aos programas de TQC (Total Quality Control), afirma ainda que não pode existir o CCQ separado do TQC, sendo assim o CCQ passa a ser uma ferramenta importantíssima para o sucesso de qualidade total, por envolver os empregados em resolução de problemas de suas atividades, tornando-os participativos e comprometidos com propósito de empresa.

Na empresa ALFA o objetivo dos grupos de CCQ é buscar a solução de problemas referente às áreas dos empregados envolvidos, em contra partida as pessoas que compõe os grupos recebem uma injeção de motivação por participarem de decisões que envolvem suas atividades diárias de trabalho.

Este programa que foi tão eficiente no passado em outro continente a ponto de levantar um país destruído pela segunda guerra mundial agora é investigado para verificar se a prática do programa na empresa ALFA está conforme o esperado e se o CCQ pode ainda ser útil nas atuais práticas da administração.

Considerando os critérios de pesquisa conforme Vergara (2004), este assunto necessita de um estudo aprofundado e que seja realizado no âmbito metodológico como uma pesquisa descritiva, onde procurará descrever as características do CCQ relacionadas com a qualidade dentro da empresa. Os meios de investigação a serem utilizados para desenvolvê-la serão uma pesquisa bibliográfica, uma investigação documental e uma entrevista, que será com a facilitadora do programa de CCQ que exerce a função de analista da qualidade na empresa ALFA.

A pesquisa bibliográfica se baseará em livros e artigos que abordam a gestão da qualidade total e os círculos de controle de qualidade. No caso da investigação documental que será realizada na base de dados dos departamentos existentes na empresa, faz necessário o levantamento de dados com relação à funcionalidade dos trabalhos realizados pelos grupos de CCQ, retratando também a realidade dos grupos de CCQ como uma das estratégias adotadas pela empresa ALFA, empresa do segmento de mineração e cujo nome foi substituído como forma de preservar o verdadeiro nome da empresa em questão.

Portanto este estudo irá analisar os problemas existentes na empresa ALFA relacionados ao programa de CCQ, como a motivação dos empregados, recursos disponíveis para desenvolvimento dos trabalhos, seus benefícios com relação à empresa e aos funcionários, a funcionalidade do programa de CCQ bem como as dificuldades enfrentadas pela empresa com a prática do programa.

2. REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 A QUALIDADE TOTAL

Diante de várias práticas novas como produção sustentável, responsabilidade ambiental e responsabilidade social, ainda há espaço para discutir qualidade nos dias de hoje. Este não é mais um termo novo no dia-a-dia das empresas, as organizações não podem deixá-la em segundo plano, pois a qualidade deixou de ser algo a ser buscado, mas sim uma exigência básica do mercado atual.

Segundo Maranhão (1999) no mundo coorporativo, pode-se definir qualidade como algo que atende e supera as expectativas dos consumidores com confiabilidade e durabilidade mínima percebida pelos clientes e órgãos controladores. O autor ainda exemplifica qualidade como um ser vivo ou corpo humano onde é preciso que todos os órgãos trabalhem na mais perfeita harmonia para obter seu objetivo final que é a preservação da vida daquele ser vivo. Esta analogia, segundo Maranhão (1999), nos mostra que as organizações devem trabalhar sempre com qualidade total e também como a cooperação de suas partes são importantes.

Na visão de Damazio (1998) os princípios de qualidade desenvolvidos nos Estados Unidos, passaram a ser praticados na reconstrução do Japão após a segunda guerra mundial, o país lutava para sobreviver e reconstruir o que estava destruído pela guerra, a população sem muitos recursos trabalhava em indústrias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com