TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA DO SERVIÇO SOCILA

Trabalho Universitário: A PRATICA DO SERVIÇO SOCILA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Tema 8: O Serviço Social no Brasil Desenvolvimentista

Professora: Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Objetivos:

• Entender a trajetória do Serviço Social no Brasil.

• Constatar a influência do Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo.

• Perceber a influência da burguesia nas práticas do Serviço Social.

Inicia-se nos anos 30 o Serviço Social no Brasil, com o declínio da economia cafeeira devido à crise do capitalismo, o qual muda de roupagem.

Iniciando o processo de industrialização, e junto do capitalismo surge a exploração da classe trabalhadora

• Motivo pelo qual os trabalhadores começaram a se organizar, entretanto a burguesia não tinha interesse em deixar prosperar o movimento operário.

“A própria Igreja Católica havia sido criado, na esteira do movimento constitucionalista de 1932, o Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo-CEAS que desempenhou um importante papel no sentido de qualificar os agentes para a realização da prática social”. Martinelli (2011, p. 123)

O CEAS contou com a influência de Santo Agostinho, no Brasil realizou-se o primeiro curso de preparo para o exercício da ação social, sob a denominação de curso Intensivo de Formação Social para Moças.

O curso foi ministrado pela assistente social belga Adèle de Loneux, da Escola Católica de SS de Bruxelas. O CEAS foi considerado a porta principal para sua profissionalizbação. Em 1936 cria-se a Escola de SS de São Paulo.

A prática do SS continuava sob a influência da Igreja e do Estado norteado por um projeto social conservador. O intuito de agir a favor da burguesia, controlando e dificultando as lutas sociais da classe trabalhadora

A prática do SS era de favorecer o crescimento do capitalismo e as conquistas como a Constituição de 1934 e o Ministério do Trabalho eram formas de estratégia de atender a reivindicação da classe operária.

Através de empréstimos assistência médica, social e auxílios materiais, encobriam as reais intenções subjacentes. O Estado e a classe dominante

procuravam naturalizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com