TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROTECÃO RADIOLÓGICA - PROTETOR DE GÔNADAS

Por:   •  20/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  2.870 Visualizações

Página 1 de 4

PROTECÃO RADIOLÓGICA

PROTETOR DE GÔNADAS

JUSTIFICATIVA

Assim como os olhos e a tireoide os órgãos do aparelho reprodutor masculino e feminino também são mais sensíveis a radiação .O protetor de gônadas é indispensável na relização de exames, vários exames de Raio X são feitos com o uso desse equipamento.Nos exames de pelve adjacência ele é usado desde que não interfira nos resultados dos exames realizados.

DESENVOLVIMENTO

Os equipamentos de proteção radiológicase destinam a proteção individual ou coletiva,é indispensável todas as vezes que o paciente for exposto a radiação ionizante desde que não atrapalhe no resultado do exame radiográfico.Existem vários tipos de equipamentos,um deles é o protetor de gônadas que é usado tanto no sexo masculino como no feminino.

A Proteção Radiológica ou Radioproteção é formado por um conjunto de medidas que visam proteger os trabalhadores,pacientes e indíviduos do público, em todas as ocasiões em que estes estiverem expostos às radiações ionizantes, desde que seu uso não influencie nos resultados do procedimento.Nos anos em que se seguiram ás descobertas da radiação X e da desintregação nuclear,vários foram os relatos  de danos de danos biológicos nas pessoas, devido a esses danos foram estabelecidas normas da Vigilãncia Sanitária,todos os protetores radiológicos assim como o de gonôdas devem ser usados para evitar esses danos.

Com o objetivo de fornecer proteção para os pacientes sem limitar as praticas benéficas que serão expostos a radiação, foi estabelecida,em 1928 , a comissão internacional de Proteção Radiológica:ICRP(International Commission on Radiological Protection).Assim,  os equipamentos de proteção individual (EPI) são obrigatórios  nos serviços de  radiologia  conforme a idade reprodutiva, se a linha das gônadas não estiverem próxima do campo primário de irradiação ele ppode variar de tamanho e espessura do material que é feito por chumbo (Pb) que é elemento mais empregado como barreira de proteção em função da sua densidade.Existe um código de ética que todo profissional tem que se submeter;renponssabilidade pelo controle de limitação da exposição á radiação dos pacientes,tem que se ter muito cuidado com essa área pois é muito sensível,pois o protetor é usado para proteger os ógãos reprodutores que estão dentro ou próximo do feixe primário, de acordo com o exame específico sem deixar sobreposição da estrutura que eseja ser visualusada na radiografia.

O não uso do protetor de gônadas pode trazer vários danos ao corpo fazendo com que ele sofra alterações até mesmo no DNA .As doenças crônicas causadas por alterações no DNA das células se manifestam ao longo de gerações de descendentes de indivíduos expostos à radiação. A radiação tem a capacidade de alterar a característica físico-química das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são  mais radiossensíveis.os efeitos da radiação são classificados em dois;agudos e crônicos.Os agudos são imediatos ocorrem com aqueles indivíduos que tiveram contado direto com o materialradioativo ou foram expostos a quantidade maior de radiação, já os crônicos se manifestam ao ongo dos anos após uma exposição não direta mas com significancia de radiação.

Citação indireta

Maria e Fernando (2014) descreveram que elevação de doses de radiação ionizante utilizados nos seres humanos, comprometem as estruturas das pessoas ocorrendo patologias associadas, através de pesquisas com os anos foram descobertos que a não proteção radiológica na população que tenha contato com a radiação, seria afetada. Atualmente, a exposição a radiação são fiscalizados e regulamentados e devem ser utilizados apenas com proteções radiológicas.

Citaçao direta

(...)é de conhecimento geral que altas doses de radiação ionizante danificam o tecido humano, sendo que diversos efeitos maléficos foram reportados logo após a descoberta dos raios-X. Naquela época (1895 – 1896), era prática comum verificar a intensidade dos raios-X expondo indivíduos à radiação emitida e medindo o tempo transcorrido até que a região exposta apresentasse irritação da pele. Durante as décadas seguintes, foi acumulado um grande número de informações sobre os efeitos maléficos da radiação ionizante e, conseqüentemente, sobre a necessidade de regulamentar a exposição de indivíduos a essa radiação, bem como de aprimorar as técnicas empregadas pelo uso de colimadores, filtros, blindagens para atenuação.(FERNANDO.MARIA, 2014, pag.39)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com