TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Por:   •  11/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM MATEMÁTICA

Vanice Lucia Borges

ÁGUA BOA – MT

2021

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I EM MATEMÁTICA

Colocar o nome completo

Relatório final apresentado no Curso de Licenciatura em Matemática– IFMT/UAB, como requisito parcial para obtenção de créditos do Estágio Supervisionado I, sob a orientação da Profa. Vera Lucia Fernandes da Cunha On-line Tutor(a) Presencial de Estágio Vanice Lucia Borges.

ÁGUA BOA – MT

2021

[pic 2]

               

Vanisse Lucia Borges

[pic 3]

Profa. Orientadora Vera Lucia Fernandes da Cunha

                                   

                              ____________________________________________________________

Tutor Presencial de Estágio

ÁGUA BOA – MT

2021

Sumário

1. Introdução        5

2. Fundamentação Teórica        6

3. Metodologia        10

4.  Cronograma das atividades        13

5.  Desenvolvimento das atividades realizadas no Estágio        14

5.  Considerações finais        15

6. Referências Bibliográfica        16

7 . Anexos        17

     

1. Introdução

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). Faz-se necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação as expectativas.

O Estágio Supervisionado I visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Constantemente ouve-se falar, de um ou de outro aluno, que “a Matemática é uma matéria que causa medo”; “é uma disciplina difícil de ser entendida”; “é muito complicada”; “esta matéria não serve para nada”, “está aula não é nada atrativa”, além de outras afirmações.

Para mudar a didática do ensino da Matemática na escola tornando-a dinâmica, rica, viva, é preciso mudar antes o conceito que se tem dessa disciplina. É preciso reconhecer que ela é fruto do trabalho humano e, como tal, está sujeita a erros e acertos. É preciso também reconhecer que ela evolui e se modifica no tempo, em função do uso que se faz dela. Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemáticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro. 

Por isso, faz-se necessário pensar em tornar o ensino de Matemática uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade. O desafio para nós estudantes de licenciatura em matemática é mudar a forma de pensar e de ensinar matemática. E o estágio possibilitou certo repensar da educação matemática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática – IFMT, da disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pela professora Vera Lucia Fernandes da Cunha, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na Escola Estadual 9 De Julho, no período de início em 17/11/2020 e com término previsto para 09/03/2021, no Ensino Fundamental Série do 08 ano, Turma: B – sala 05, Segundo Segmento (EJA) – Noturno, dentre suas principais atividades desenvolvidas:

  • Manter contato com o ambiente escolar para a formalização do estágio, visando a vivência da prática da docência
  • Elaboração de plano de aula e de ensino de acordo com os Pâmentros Curriculares Nacionais e o Banco Nacional- PCN’s Comum Curricular- BNCC adaptando a realidade escolar ( ensino presencial ou ensino remoto) .
  • Obter o conhecimento do projeto político pedagógico da escola de acordo com realidade encontrada.
  • Elaboramos o projeto de intervenção de modo interdisciplinar utilizando-se das tecnologias educacionais.
  • Elaboramos o relatório de estágio de acordo com as ativdades desenvolvidas e dados obtidos dos estudos realizados.
  • Foi realizado o estágio de observação em ambiente escolar.

2. Fundamentação Teórica

A prática do estágio é oportunidade inquestionável para os estudantes vivenciarem no dia a dia de uma organização os desafios do mercado de trabalho e aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O que contribui para a formação profissional do jovem. O componente curricular Estágio Supervisionado tem como objetivo articular e integrar a teoria e a prática entre os conteúdos das disciplinas acadêmicas do Núcleo de Formação Específica dos Cursos de Licenciatura, e o conhecimento da realidade na organização do espaço escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com