TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia

Casos: A Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho procuramos mostrar um conjunto de registros argumentativos/críticos/reflexivos sobre a temática das Ciências Sociais e sua representação na sociedade.

Ao entender que as Ciências Sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade — sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e cultura —, compreende-se que, além de investigar as relações entre os sujeitos e seu coletivo, seu estudo permite interpretar problemas e refletir sobre os processos de transformação destas relações/estruturas sociais.

Buscamos entender não somente as situações problematizadas, mas adquirir uma consciência sobre o conceito da sociedade, ao cotejar as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao propor e produzir situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.

CONCEITOS:

• Cultura - Tudo que é adquirido pelo homem na família e na sociedade em que é membro, como: conhecimento, arte, crenças, lei, moral, costumes, hábitos, aptidões. Em ciências sociais a cultura é definida como um grupo de ideias, comportamentos, práticas sociais, aprendidos nas gerações, em meio a vida na sociedade. Na filosofia, a cultura é definida como um grupo de manifestações humana que tem uma diferença com a natureza ou o comportamento natural. Já na antropologia explicada por tudo que foi desenvolvido e aprendido pelo ser humano.

Todos os grupos possuem sua cultura, e esta não pode ser graduada ou classificada como melhor ou pior, mais avançada ou retrógrada.

Cada cultura e cada sociedade têm sua integridade própria e seu próprio sistema de valores e seus costumes.

As culturas distintas têm seus modos distintos uma não é melhor, nem pior em relação a outra e nem superior ou inferior, são apenas diferentes.

A cultura é transmissível pela herança social e não pela herança biológica.

A cultura compreende a totalidade das criações humanas, suas idéias, valores, manifestações artísticas, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, alimentação, construções e outros.

Cultura é a característica exclusiva das sociedades humanas.

Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material, ou seja, à cultura material atribuímos aspectos como físicos, tecnológicos, comida, casa, fábricas, vestuário, transportes e matéria-prima, por outro lado, à cultura não material atribuímos aspectos tais como modos de usar objetos materiais, costumes, crenças, filosofias, governos e padrões de comunicação.

ELEMENTOS BÁSICOS DA CULTURA

Todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza da vida.

Valores são concepções coletivas do que é considerado bom, desejável, certo, bonito, gostoso em uma determinada cultura.

Normas traduzem crenças e valores em regras específicas para o comportamento de uma sociedade.

Sanções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com