TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia De Ensino

Artigos Científicos: A Pedagogia De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A produção textual interdisciplinar individual do 8º semestre tem como objetivo propor aos alunos a discutir sobre os “Temas Atuais em Educação”, com base no texto sobre o diagnóstico da “Escola de Paulo Freire”.

Ninguém nega a importância da escola para a formação da cidadania e como forma de se preparar para o trabalho. Entretanto, muitos se perguntam para que servem esses anos de estudo. Por isso, saber distinguir o essencial do secundário é muito importante; saber distinguir o estrutural do conjuntural é decisivo.

Quando falamos em diversidade humana estamos nos referindo aos portadores de deficiência, aos pobres, aos velhos, às mulheres, às crianças, aos negros, aos índios, aos presidiários, aos homossexuais, aos seguidores de determinadas religiões e a tantos outros grupos de pessoas que vivenciam a exclusão na nossa sociedade e, conseqüentemente, na nossa escola.

A diversidade proporciona não só ao professor, mas também aos alunos esse aprendizado participativo, cooperativo. Todas as pessoas devem ser respeitadas, não importando as diferenças que possuem.

A escola precisa constituir-se nesse espaço de troca, de interação dos seres humanos, num local onde a comunhão de que Paulo Freire fala seja uma experiência viva e não apenas uma posição teórica de alguns.

DESENVOLVIMENTO

1. A escola Paulo Freire trabalha com alunos de inclusão, sendo que os professores colocaram que existe uma grande dificuldade em trabalhar com esse público. Sabemos que a dificuldade existe e que todos os que trabalham com crianças em processo de inclusão são cotidianamente confrontados com questões relacionadas ao seu desenvolvimento. O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente os reconhece como sujeitos de pleno direito postula sua “condição peculiar” de “pessoas em desenvolvimento” (CIRINO, 2001, p. 15). Assumir a diversidade no currículo escolar implica compreender que o processo de formação humana se realiza em um contexto histórico, social, cultural e político, e os alunos que apresentam necessidades educacionais requerem atenção individualizada, para que a inclusão se efetive no espaço escolar. Nesse sentido, trabalhe as medidas necessárias para que o processo de inclusão se efetive na escola Paulo Freire.

Os educadores precisam compreender que só existirá inclusão de pessoas com necessidades especiais em suas dependências se todos estiverem empenhados em contribuir para a edificação de um trabalho mais humano e acolhedor.

No mundo em que se vive, onde existem ainda muitos preconceitos com relação às pessoas que apresentam deficiências, encontramos estudiosos que se propõem a discutir e estudar diferentes formas para minimizar a questão da discriminação à qual as pessoas são submetidas e que as impedem de terem oportunidades iguais na sociedade.

2. Foi solicitado à equipe gestora da escola “Paulo Freire”, que a partir desse semestre também seja ofertado à população a Educação de Jovens e Adultos. Em termos pedagógicos a escola apresenta muitos problemas. Dentre eles destacamos que muitos alunos da Educação Básica, estão chegando ao final do ano nos níveis pré-silábico e silábico de escrita. Os alunos do quarto e do quinto ano desconhecem mapas, muitos não conseguem formular um texto com o mínimo de coerência e coesão textual. Os professores em geral trabalham de forma tradicional, com aulas expositivas, sem muitas atividades que possibilitem aos alunos um processo de reflexão e construção de seu próprio conhecimento. Seguindo esse contexto, qual deve ser a postura do professor que irá assumir a turma de Educação de Jovens e Adultos, no que se refere à legislação que trata sobre EJA, identidade do aluno da EJA, Experiência do aluno da EJA, Metodologia em sala de aula?

Os alunos que chegam à escola são sujeitos sócio-culturais, com um saber, uma cultura, e também com um projeto, mais amplo ou mais restrito, mais ou menos consciente, mas sempre existente fruto das experiências vivenciadas dentro do campo de possibilidades de cada um. A escola é parte do projeto dos alunos.

Na escola que trabalha com a Educação de Jovens e Adultos, precisa conhecer que os alunos já tem uma rotina pesada com trabalho em seu dia-a-dia, cuidados com a família, cuidados com a casa, entre outros afazeres, é difícil chegar à escola, no final do dia, e ainda por cima encontrar aulas desinteressantes, colegas desmotivados. E o professor por sua vez, perde ricas oportunidades de construir relações que promovam a aprendizagem, porque foca suas ações de forma linear entre ele e seus alunos.

Nesse sentido o educador precisa buscar metodologia diversificada, tornando a sala de aula um ambiente mais acolhedor, visando diversificar de maneira descontraída os conteúdos a serem ministrados no decorrer das aulas.

3. No diagnóstico da escola “Paulo Freire” foram apresentados vários problemas no âmbito do ensino aprendizagem, inclusão, infra-estrutura, dentre outros. Sabemos da necessidade do envolvimento dos agentes do processo educativo: família, comunidade, escola, professores, funcionários e alunos, além da equipe diretiva e pedagógica. Nesse sentido, torna-se necessário repensar o Projeto Político Pedagógico, como um instrumento essencial para a superação desses problemas. Assim, explique como o Projeto Político Pedagógico – PPP pode auxiliar na superação das dificuldades relatadas no texto.

É importante que o PPP esteja voltado para solução dos problemas da Educação; para a sua elaboração, normatização e execução, é imprescindível garantir a participação de todo o corpo escolar, porque ele só é um instrumento de ação por meio da coletividade e por ser um dos instrumentos que identificam a escola como uma instituição social voltada para a educação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com